domingo, março 22, 2009

A dança mais estranha e a ideia mais interessante...



O vídeo acima, intitulada Where the Hell is Matt? (2008), descoberto por mim por acaso no YouTube, é uma criação de Matt Harding (o curioso dançarino) e de Melissa Nixon. Levou 14 meses de tomadas (filmagens) por 42 países, e um elenco de milhares de pessoas mundo afora, reunidas em torno dessa ideia que pode ser acompanhada pelo portal criado para divulgação do evento, endereço abaixo:

http://www.wherethehellismatt.com/?fbid=tIjsav93t3Q

A música que acompanha o vídeo "Praan", é de autoria de Garry Schyman, adaptação do poema Stream of Life (Fluxo de Vida), da obra Gitanjali, de Radindranath Tagore. O belíssimo vocal é de Palbasha Siddique, de Bangladesh. Esse conjunto de fatores deixa o vídeo como uma grande lição de vida globalizada.
Celebrar a vida do jeito que der, sem jeito, com jeito, de qualquer jeito... O que importa é viver... de uma forma que faça sentido, ainda que os movimentos dos braços e pernas não tenham nenhum sentido. Risos.
Curioso é que eu, imerso nas leituras pra dissertação do mestrado em Letras, cujo objeto é a autobiografia de Erico Veríssimo, Solo de Clarineta, sei que o poeta Rabindragath Tagore era um dos preferidos de Erico, sendo mais de um vez citada em suas memórias... Entre o fluxo de vida e o de consciência, percebo que a vida é mesmo intertextual, entre o que vivemos, lemos, ouvimos, vemos...
Ontem mesmo, eu e meu filho Allan, de 4 anos, dançamos na sala de nossa casa a dança esquisita de Matt, e nos divertimos demais, dando belas risadas. O estresse do mestrado, do trabalho e da vida foi embora, perna abaixo... (Se eu tiver "coragem", coloco um dia no YouTube nossa dança esquisita... Risos).
A beleza da vida está justamente em viver na simplicidade, como Tagore sempre escreveu... Toda vez que assisto a esse vídeo e ouço a bela canção Praan, dá uma vontade imensa de reunir toda a família, amigos, colegas, que estão pelo mundo dispersos, juntamente com os que já partiram antes da hora e os que sumiram por conta do destino, pra dançarmos a estranha dança criada por Matt.
Esse vídeo dá pra ser usado como dinâmica de grupo, pra relaxar e desestressar, antes de algum projeto ou atividade, seja educacional ou não...

Observação: O vídeo acima, pode ser encontrado no YouTube (www.youtube.com.br), pelo seguinte endereço
http://www.youtube.com/watch?v=zlfKdbWwruY&NR=1