terça-feira, março 10, 2009

Blog e educação: Um Faz de Conta Que Acontece?


Como educador, blogueiro e escritor, o blog para mim surgiu como uma verdadeira ferramenta de união do útil ao agradável, proporcionando-me aliar a tecnologia à educação, a teoria à prática. visibilidade de um blogueiro educacional ou literário está vinculado ao conteúdo postado, as imagens ilstrativas, mas principalmente a rede social que ele movimenta ou que está vinculado. Adoro uma polêmica e crítica construtiva, não a polêmica por ela própria, como forma de atingir um público. Esse tipo de blogueiro até consegue um sucesso momentâneo, mas como tudo na vida, sem conteúdo não se estabelece. A matéria-prima de meus blogs, e principalmente do Letra Viva é a minha experiência de vida como educador e escritor.
Aqui neste ambiente virtual de interação a distância, como educador, reflito sobre minha prática escolar e social, sobre o que vejo dentro e fora de casa e da escola...
Como escritor, tenho criado diversos blogs, individuais e coletivos, de produção textual e literária, são 12 ao todo (até o momento).
Como educador, comento com meus cursistas, colegas e amigos: o blog pode ser trabalhado como um pequeno ambiente de educação a distância (EaD), de forma aberta ou fechada, a partir do uso das permissões, na configuração do mesmo. Se restringir a leitura e colaboração a apenas professores de uma escola ou de escola de locais diversos, se restringir o acesso mediante convite a alunos, somente esses acessarão o ambiente virtual para trabalhar em projetos de ensino-aprendizagem. Este ano letivo, pretendo colocar em prática esse projetos.
Como escritor, criei 3 projetos literários que estão começando a colher os primeiros frutos. São eles: RPG, REM e GPS.


RPG - Role Poetic Games ou Jogos Poéticos Virtuais, blog colaborativo de produção literária, em parceria com outros 5 amigos que conheci na internet e todos morando na cidade do Rio Grande - RS - Brasil, onde resido. O RPG Literário foi pensado como um paralelo a sistemática do jogo RPG, em que cada autor assume a narrativa, do ponto de vista de um ou mais personagens, num cenário idealizado, de um mundo entre o real e o imaginário...
o RPG Literário já possui dois projetos pedagógicos sendo gestados: um na Escola Municipal Cidade do Rio Grande (CAIC/FURG), com as professoras da instituição, a partir de meados de 2008, a conceber o uso de blogs e criação literária com alunos. Estive lá, em dois encontros, discutindo com as professoras essa proposta, e nesse ano espero poder voltar para continuar o projeto. O outro "filho" do RPG Literário, está surgindo no Colégio Estadual 10 de Maio, da cidade de Itaperuna - RJ, por indicação do colega e amigo Robson Freire, do Caldeirão de Ideias.


Outro blog de criação literária colaborativa é o R.E.M. Rapid Eye Movement ou Rápido Movimento do Olhar, em parceria com a também educadora e escritora Elisângela Zampieri Panisson, de Curitibanos - SC - Brasil, que tem a proposta de escrita de pequenos poemas e minicontos, simulando um estado de sono profundo, em que os olhos começam a piscar constantemente, indicando que sonhamos. E o mais criativo foi que eu e Elis, sem termos um ilustrador, resolvemos um ilustrar a postagem e texto do outro, num exercício de alteridade, criatividade e originalidade que já está começando a render também seus frutos. A própria Elis, editora do blog Sobre Educação, já pensou em transpor essa técnica e filosofia de composição literária para a educação.
Vejam sua opinião a respeito desse futuro projeto, no link abaixo:

R.E.M. - Projeto Literário e Educacional


Por fim, o terceiro projeto de escrita colaborativa em curso, que elaborei com a colega e amiga Ana Cristina Matias, do blog A Solidão Nunca está Sozinha, e já com adesão do poeta português Jaime A., chama-se GPS - Global Poets Society ou Sociedade dos Poetais Globais (ou virtuais). O objetivo é reunir poetas e escritores mundo afora, que produzam suas obras em língua portuguesa, num intercâmbio artístico, literário e cultural. Esse blog é aberto a todos os interessados que preencham esse requisito, de escrever em língua portuguesa, independente do local que estejam, triangulando pelo mundo virtual seus sinais artísticos, literários e culturais, simulando a tecnologia GPS...
Creio que essa proposta pode também ser adaptada para o meio educacional, não apenas por professores de geografia, história e língua portuguesa, mas para qualquer disciplina, pois envolve a proposta de intercambiar experiências locais e universais, não apenas literárias, mas também educacionais e sociais. Aprender com o outro, estimular a alteridade, a critividade e a colaboração.

Enfim, saber desses desdobramentos de ideias literárias que tive com diversos colegas e amigos, via mundo virtual, me fizeram lembrar o filme
Um Faz de Conta Que Acontece, que ainda não vi, apenas assisti ao trailer do mesmo na TV.
Vejam abaixo o resenha do referido filme, extraída do endereço abaixo:
http://br.cinema.yahoo.com/filme/15688/umfazdecontaqueacontece

Skeeter Bronson (Adam Sandler) trabalha num hotel como servente. Ele tem o costume de contar histórias que ele mesmo inventa para seus sobrinhos dormirem. Tudo muda quando essas histórias começam a se tornar realidade misteriosamente. Ele tenta tirar vantagem do fenômeno, incorporando suas próprias aspirações em histórias cada vez mais bizarras, mas são as contribuições inesperadas das crianças que viram a vida de Skeeter de cabeça para baixo. Gênero: Comédia, Tempo: 104 min.,Lançamento: 23 de Jan, 2009, Classificação: Livre; Distribuidora: Buena Vista. País: EUA.

Esses três blogs, de certa forma, com sua proposta literária estão favorecendo que as histórias neles produzidas e sua técnica estimulem projetos educacionais, num verdadeiro "Um Faz de Conta Que Acontece". A literatura inspirando propostas reais no meio educacional. RPG, REM e GPS Literários podem mesmo ser adaptados por educadores com seus alunos, estimulando a criação literária como a execução de conteúdos e competências disciplinares em ambiente virtual, disponibilizado a outras escolas, educadores e alunos, que podem replicar noutros blogs esse conceito de unir literatura com educação, tecnologia com pedagogia, teoria com a prática escolar.
Sei, por exepriência própria, em projetos com alunos, o quanto a gente aprende e ensina mutuamente, e o quanto a contribuição deles para o nosso fazer pedagógico é importante, e o quanto a nossa experiência de vida para os jovens também é interessante.
Dessa forma, agradeço aos meus colegas desses três projetos colaborativos, pois sem a participação de todos, não teríamos esse reconhecimento nem essa possibilidade de contribuir com ideias que geram outras ideias, que fecundam outras ideias noutros idealistas e por ai vai...
Como digo aos meus cursistas, que em matéria de educação e de vida, entre o ideal e o possível, opte pela segunda opção que poderá um dia tornar real a primeira...
Erico Verissimo, em sua autobiografia Solo de Clarineta, escreveu que existem grandes escritores, que escrevem obras clássicas e são diferenciados e canonizados por isso; e outros, que ele chamava de "escritores fecundantes", que são justamente os escritores que inspiram a outros escritores a se espelharem em seu estilo e obras. Como escritor, Verissimo também foi um escritor fecundante, que inspirou toda uma geração de novos escritores, principalmente no Rio Grande do Sul, minha terra natal. Eu, apesar de meus 1,91cm de altura, não me considero um "grande escritor" (risos) e sim um escritor fecundante e um "educador fecundado" pelas experiências que descubro, através de colegas, de cursistas e dos alunos com quem convivo diante da tela azul tremeluzente do PC, do lado de cá e do lado de lá. Muito do que reflito neste blog e nos outros, sejam educacionais ou artísticos e literários, sejam individuais e/ou colaborativos são frutos do contexto (real e virtual) em que vivo, e que trago para os meus textos e palestras, nessa eterna troca de saberes... Aprendo e ensino na exata medida, compartilhando no blog e com quem convivo essas lições de vida real e virtual.
Trabalhar diariamente coma tecnologia educacional tem sido pra mim "Um Faz de Contas Que Acontece", por conta dos motivos que relatei acima.

Observação: Imagem acima, do filme Um Faz de Contas Que Acontece, extraída da internet, do endereço abaixo
http://www.tvclaret.com/upload/cartazFilmes/221p.jpg

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

uh... 10x for !

00:41  
Anonymous Anônimo said...

в конце концов: неподражаемо.. а82ч

04:39  

Postar um comentário

<< Home