domingo, março 08, 2009

Semelhanças entre Lost e Mundo Perdido (The World Lost)


fonte: http://www.putsgrilo.com/humor/lost-download-todos-os-episodios-e-temporadas/

fonte: http://mundo-pc-tv.blogspot.com/2007/11/o-mundo-perdido-lost-world.html



Mundo Perdido, imagens capturadas diretamente da TV.


Kate (Evangeline Lily)
http://blogs.creativeloafing.com/freshloaf/2009/02/05/the-televangelist-lost-episode-4/


Sawyer (Josh Holloway)
http://laist.com/2008/05/15/tv_junkie_thurs_35.php

A série Lost (da rede ABC) teria algo a ver a série Mundo Perdido (World Lost), produzida pela BBC, adaptação da obra de de Sir Arthur Conan Doyle, autor de Sherlock Holmes? É uma incógnita, meu caro Watson!
Sou fã assumido e de carteirinha da série Lost, uma das mais badaladas e famosas da atualidade, com estreia prevista da 5ª temporada, dia 09/03/09, às 21 horas, no canal AXN. Estou aguardando ansioso pela veiculação da 5ª temporada, já em andamento nos EUA, e que estreia amanhã no Brasil (AXN).
Nessas férias, enquanto fazia o fichamento e leituras de livros pro mestrado em Letras, como sempre faço, não consigo me concentrar no silêncio (The sound of silence me atordoa literalmente), tenho que estar ouvindo música no rádio ou com a TV ligada, nem que seja só pra fazer barulho mesmo, e eu poder, contraditoriamente me concentrar. É fato.
Nessas tardes, casualmente, passando pelos canais vi uma cena da série Mundo Perdido, re-exibida pela Band, às 15 horas, e logo comecei a perceber o efeito déjà vu. Tive a impressão de reconhecer naqueles atores outros, e logo dei-me conta.
Os atores principais lembravam algo de Kate e Sawyer, vivendo num mundo (ilha) perdido no meio do nada... Vejam as fotos acima, e comparem por si só...
Vejam mais fotos de personagens do seirado Mundo Perdido, abaixo:




Em ambas as séries, seus personagens têm uma relação com o tempo, muito curiosa. Em Lost há galeão espanhol, há pessoas que não envelhecem, etc. Em Mundo Perdido, mostra as aventuras de exploradores em suas andanças pelo misterioso local, encontrando animais e seres misteriosos, com diversas personagens da antigüidade terrestre aparecendo a cada capítulo (dinossauros, romanos, cowboys, etc). Algo semelhante?
Em Lost, passageiros do voo da Oceanic caem numa ilha supostamente deserta, em que os "Outros" têm primeiramente ares sobrenaturais, depois ao final da 1ª temporada, sabe-se pelo ingresso na escotilha descoberta enterrada ao chão, que aquilo faz parte de uma experiência ocorrida nos anos 1970. Mesmo assim, há coisas mal explicadas e propositalmente deixadas em aberto, para motivar inúmeras teorias, como a fumaça assassina, o urso polar numa ilha paradisíaca, o galeão espanhol, a questão da viagem no tempo (Desmond) e do movimento da própria ilha. Enfim, um filão imenso.
A cada temporada, novas descobertas fazem os fãs largarem as suas teorias de lado e recomeçar a arquitetar outras hipóteses. Lost, produzida por J.J. Adams, é com certeza um sucesso de público e crítica. Os flashbacks e agora os fowardbacks, idas e vindas no ponto de vista da narrativa, servem para esclarecer passagens e também confundir o fã mais fissurado. Mas esse é o grande trunfo da série. Fazer quem assiste a participar intensamente da trama, tentando descobrir afinal qual é o segredo da história. Uma série globalizada, fruto dos tempos que vivemos, com persoangens de várias nacionalidades (ingleses, americanos, latinos, coreanos, iraquiano, etc., até o brasileiro Rodrigo Santoro fez uma ponta lá...).
Tomara que Lost tenha um belo final, previsto para 2010, com o último ano (sexto) da série. Que ficará algo em aberto, deixando a critério do fã, isso é certo. Nem tudo será explicado, para que a série continue "cult", como assim fizeram Orson Welles com Cidadão Kane e o mistério sobre a palavra Rosebud no berço da criança; com o segredo de Capitu em Dom Casmurro, de Machado de Assis; com a questão do narrador em Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, entre outros clássicos do cinema e da literatura...
Certa vez, novela calcada em enigmas, conseguiu grande audiência, prometendo um prêmio àquele que decifrasse o segredo. Como ninguém descobriu, se não me falha a memória, o próprio autor confessou que nem ele tinha a resposta, acreditando que algum telepectador pudesse criar alguma sem querer, auxiliando-o em seu desfecho. Como isso não ocorreu, a telenovela precisou sem encerrada antes da hora, sem final. Sinceramente, não me recordo o nome da novela. Quem souber me informe...
Afinal, Einstein disse certa vez que "a imaginação é mais importante que o conhecimento", o que concordo plenamente. Imaginar é também estimular o conhecimento. O devaneio (o sonho acordado) faz parte da realização pessoal e profissional de qualquer ser humano, estando ele perdido ou não em seu mundo...
Tenham ou não as séries Lost e The World Lost algo em comum, o que importa é que ambas são uma fonte inesgotável de entretenimento e de teorias sobre a sua construção a cada exibição...
Se a ilha de Lost fica no Pacífico, não sei, mas bem que poderia ser movida para próximo da ilha de Marajó, na amazônia brasileira. Assim se aproximaria bastante do local onde, no Monte Roraima, as personagens criadas por Conan Doyle (o livro Mundo Perdido foi publicado em 1912) subiram num balão (naquela época não existia ainda a Oceanic). Conforme a Wikipedia: "O balão enfrenta um séria tempestade e caí em meio a floresta. Eles descobrem então que chegaram ao planalto que esconde o 'Mundo Perdido'".
Em vez de balão, os personagens de Lost caem em seu "Mundo Perdido", a ilha misteriosa (e que pode ser movimentada), quando da queda de seu avião, que partiu-se no ar. Outra curiosa coincidência...
Quem sabe Ben, Locke, Saiyd, Hurley, Kate, Sawyer, Jack e outros, se encontrem com os professores Summerlee e Charlenger, "o caçador Lord John Roxton, o jornalista Edward Mallone e a financiadora da expedição, Marguerite Krux", além de "Verônica, uma garota civilizada, filha de pais ciêntistas, que nasceu e vive na selva".
De tudo isso, o que mais me impressionou foi a incrível semelhança entre os atores (imagens acima), do caçador Roxton com Sawyer, e de Marguerite com Kate.
Parafraseando e parodiando aquele personagem da "Escolinha do Magal", apresentado logo após a exibição de Mundo Perdido, chamado Varejão: "Pe-ta-cu-lar!". Realmente espetacular a semelhança entre os dois casais. Mas tudo pode ser mera coincidência, e eu mais que perdido em minha dissertação - acometido do que uma colega me disse ser a "Sindrome do Papel em Branco" (fato cientificamente comprovado que ataca certas pessoas em fase de escrita de TCC, dissertação e tese) -, possa estar vendo e imaginando coisas onde não existem, ao invés de focar no meu tema de pesquisa (conhecimento). Risos.
Então, para quem quiser saber mais sobre a série The Lost World (Mundo Perdido), basta clicar no link abaixo:

The Lost World (Mundo Perdido)

É apenas uma teoria de quem acha que no fundo o que importa mesmo nem é saber o final, mas acompanhar o seriado, como um garoto que coleciona figuras em seu álbum sentimental... Todas as teorias que já aventei, cairam pelo chão... Sei apenas que essa questão do tempo, tem a ver também com algo de experiência militar e psicológica, mas isso 10 entre 10 fãs da série Lost já devem ter chegado a mesma conclusão. Como não assisti ainda nenhum capítulo da 5ª temporada, a curiosidade é imensa, aguardando o primeiro capítulo como quem espera achar um bilhete premiado.
Não esqueçam: Lost estreia sua 5ª temporada, amanhã, 09/03/09, no canal AXN, às 21 horas.