quinta-feira, março 19, 2009

Blog como objeto de pesquisa acadêmica


Sempre que posso, visito os blogs de colegas e amigos, muitos deles inspiradores, como o da profª. Teresinha Bernardete Motter (ou Berna, para os amigos, como eu), que em 2008 recebeu o Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo MEC, sendo destacada na categoria Ensino Médio.
Berna foi minha colega de especialização em TICs na Promoção da Aprendizagem (UFRGS-2007), nos conhecemos virtualmente durante o curso, e muitas vezes apelei para ela para esclarecer certas dúvidas, principalmente quanto a configuração do blog. Curiosamente, ainda não nos conhecemos pessoalmente. Mesmo assim, temos uma fraterna amizade e até cogitamos de pensar nalgum projeto colaborativo online neste ano.
Então, hoje, ao entrar no blog de Berna, intitulado Caminhos, fiquei feliz em saber que o Professor Rogerio Christofoletti, editor do blog Monitorando postou um vídeo sobre dissertação de mestrado da aluna Juliane Regina Guedes, orientanda do autor do blog. O trabalho tem como título “Entre o diário virtual e o diário de classe: traços de identidade profissional de professores na blogosfera”. A prática de Bernardete Motter na escola foi analisada na referida dissertação.
Mais um reconhecimento de um trabalho inspirador.

Vejam o link abaixo:

Caminhos

Esta notícia vem de encontro ao teor de um post de minha autoria, intitulado Sorria, você está sendo pesquisado, em que discuti essa questão de descobrirmos por acaso, através do Google, coisas sobre nós, por conta de nossa própria atuação como blogueiros, produzindo conteúdo disponibilizado no ciberespaço.
Aproveito a oportunidade para parabenizar Berna em meu blog, por esse reconhecimento e valorização dos blogs e dos educadores.