sexta-feira, março 27, 2009

10 filmes para o professor assistir antes da aposentadoria


Este post é fruto de uma reflexão sobre notícia do portal Yahoo! Brasil, com o sugestivo título de "Os 100 filmes para assistir antes de morrer"; ou seja, indicações de críticos especializados em cinema do Yahoo! Movies, sugerindo filmes imperdíveis. Dessa seleção, o próprio Yahoo! Brasil, indica também seus 35 melhores.
Alguns deles já assisti, e pretendo, se der ainda nessa "encadernação", assistir aos demais, antes de ir embora desse planeta azul. Porém, retrocedendo em minha memória cinematográfica, resolvi fazer as minhas indicações, como educador, de 10 filmes que todo professor deveria assistir antes de se aposentar, para poder refletir sobre a sua prática pedagógica em sala de aula. Refletir consigo mesmo e com seus alunos... Os 10 filmes que indico abaixo, tem enfoque educacional, e trazem links para resenhas críticas e algumas proposições de como usar no cotidiano escolar. Um dos grandes propositores do cinema na educação é o Planeta Educação, "o portal educacional da empresa Vitae Futurekids que tem como objetivo disseminar o Uso Pedagógico e Administrativo das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação nas escolas públicas brasileiras de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio."
Meu colega e amigo Robson Freire, editor do blog Caldeirão de Ideias, que recentemente foi premiado na categoria corporativo como o melhor blog do país no Best Blogs Brasil, toda a semana indica alguns desses filmes fantásticos, no mais fantástico ainda Projeto Cinema no Caldeirão. Todo sábado tem lá no blog uma preciosa indicação.
Vejam abaixo minhas indicações, que tratam de temas diversos como ambiente, usos e costumes, deficiência visual, aprendizagem, etc:

10 filmes imperdíveis para o professor assistir antes de se aposentar, segundo o blog Letra Viva do Roig:

Sociedade dos Poetas Mortos, de Peter Weir, com Robin Williams;

O Sorriso de Mona Lisa, de Mike Newell, com Julia Roberts;

Encontrando Forrester, de Gus Van Sant, com Sean Connery;

Escritores da Liberdade, de Richard LaGravenese, com Hillary Swank;

Filhos do Paraíso, de Majid Majidi;

A Cor do Paraíso, de Majid Majidi;

Gênio Indomável, de Gus Van Sant, com Matt Damon e Robin Williams;

A Educação de Pequena Árvore, de Richard Friedenberg, com James Cromwell;

O Clube do Imperador, de Michael Hoffman, com Kevin Kline;

Ilha das Flores, de Jorge Furtado, com narração de Paulo José.

Observação: Imagem acima, meramente ilustrativa, extraída da internet, do endereço abaixo
http://www.gadgetvenue.com/ultra-short-focus-on-the-sanyo-
lp-xl50-projector-06141744/

5 Comments:

Blogger Robson Freire said...

Olá Amigo

Primeiro obrigado pela citação e agora a minha listinha:

O TO 10 do Caldeirão de Ideias

Cinema Paradiso - de Giuseppe Tornatore, com Philippe Noiret

O Sorriso de Mona Lisa, de Mike Newell, com Julia Roberts;

Encontrando Forrester, de Gus Van Sant, com Sean Connery;

Escritores da Liberdade, de Richard LaGravenese, com Hillary Swank;

Filhos do Paraíso, de Majid Majidi;

Wall-e, de Andrew Stanton; animação

Gênio Indomável, de Gus Van Sant, com Matt Damon e Robin Williams;

Mississipi em Chamas", do Alan Parker, com Gene Hackman e Willian Dafoe

O Clube do Imperador, de Michael Hoffman, com Kevin Kline;

Sociedade dos Poetas Mortos, de Peter Weir, com Robin Williams;

Agora você viu que minha lista tem quase os mesmos filmes que os seus me responde uma coisa como você conseguiu ficar nos 10 filmes. a minha primeira lista tinha 52 filmes imperdiveis, a segunda 33, na terceira 28 e assim por diante até chegar aos 10 filmes.

Me doeu muito deixar filmes como Matrix, O Aprendiz, A vida dos outros, O Balão Branco, O caçador de Pipas, Blade Runner e como o Quem quer ser um milionário? igualmente maravilhoso.

Que crueldade, e como pedir a alguem fazer uma lista das 10 melhores musicas dele.

Quase Impossível.

Parabéns pela postagem

14:34  
Blogger José Antonio Klaes Roig said...

Oi, Robson. Pois é, tua lista dos 10 + demonstra que somos além de educadores da mesma geração, temos gostos muito similares. Por isso essa grande amizade que nos une, em que o trabalho é mais um elo.
Realmente, listar os 10 mais, seja do que for é um grande pecado, pois temos que deixar preciosidades de fora. No meu caso, foram os 10 primeiros que me lembrei e que mais me marcaram, sob o ponto de vista educacional.
Se tivesse que falar sobre filmes universais, com certeza, jamais ficariam de fora Cinema paradiso, com um valor sentimental muito grande pra mim, pois lembra e muito a vida de meu pai, através do menino que auxilia na projeção dos filmes. Também tem Em Algum Lugar do Passado; A Lista de Schindler; Amor Além da Vida; Mediterrâneo; O Carteiro e o Poeta; Á espera de um Milagre, e outros mais.
Quanto as músicas, uma boa pedida pra um novo post. Hehehehehe.
Sem flar nos 10 melhores livros, ixiii. Ai fica mais complexo. Uma vez li uma reportagem sobre as 100 melhores e mais importantes invenções para a Humanidade, que transformei numa reflexão e artigo de opinião, publicado em jornais da região. Nela eu dizia que para mim, mais do que a imprensa, e outras inveções fantásticas, que concordava com certo cientista que dizia que era o "saneamento básico", pelo simples fato de que podemos - embora cada vez mais dificil seja isso - de viver sem a tecnologia, mas sem a higiene e a saúde, a própria existência fica comprometida. Vou resgatar esse artigo pra republicá-lo no LV futuramente. Brigadão pelo comentário, amigão. Um abraço!

22:01  
Blogger Unknown said...

De todos e q sempre uso c/ meus alunos eu acho sociedade dos poetas mortos. Todos professores deviam ser como o professor do filme.

12:22  
Blogger José Antonio Klaes Roig said...

Oi, Joyce. também é o meu preferido, e me emociono toda vez que vejo a cena final,com seus alunos subindo na mesa. ó captain, my captain! Lindo demais mesmo!! Grato pela visita e comentário, amiga e colega! Um abraço!

13:18  
Anonymous Anônimo said...

2015-10-14 xiaozhengm
Michael Kors Outlet Online USA Stores
abercrombie and fitch
tory burch sale
Michael Kors Outlet Discount Purses Online
Canada Goose Jackets Outlet Online Sale
Polo Ralph Lauren Factory Outlet
Prescription Oakley Sunglasses Wholesale
hollister uk sale
Coach Outlet USA Stores
ugg boots
hermes bags
air max 95
michael kors handbags
Authentic Montblanc Pens Sale Online
Louis Vuitton Bags On Sale Cheap
Louis Vuitton Neverfull GM Monogram
canada goose outlet
Michael Kors Online Store Outlet
fitflops
coach factory outlet
michael kors outlet
louis vuitton
Air Jordan Shoes For Women And Men
ugg boots
Red Bottom Shoes Christian Louboutin
nike free run 2,nike free runs,nikes,nike air max 95,nike high tops,air force 1,nike pegasus
cheap jerseys
Nike Lebron James Shoes For Sale
ugg boots sale
louis vuitton handbags
Hollister Shirts For Women
Designer Handbags Louis Vuitton

08:05  

Postar um comentário

<< Home