segunda-feira, novembro 10, 2008

Atividade com turma da educação especial da EEEF Marcílio Dias


Hoje (10/11), pela manhã (até às 10:30 horas), trabalhei no laboratório de informática do NTE Rio Grande/18ªCRE, em parceria com a profª. Sonia Peres, da educação especial da E.E.E.F. Marcílio Dias, de Rio Grande - RS - Brasil.
Foram sete alunos, e apenas dois já tinham utilizado computador. Primeiramente, entramos no Portal da Turma da Mônica, na secção Jogos. Usamos o jogo da memória, o de colorir os personagens criados por Maurício de Souza (Cebolinha, Magali, Cascão, Mônica, etc.), de ligar os pontos, descobrir os sete erros, etc. Dessa forma, mostrei como usar teclado e mouse, como interagir com a tela do computador, com a seta do mouse, com a lateralidade, com a questão espacial, sonora e visual.
No slide show acima, algumas das fotografias que tirei dessa atividade e dos trabalhos dos alunos. Em um segundo momento, ainda nesse primeiro encontro para entronizá-los no mundo virtual, apelei para a questão lúdica, acessando o portal O Jogos (www.ojogos.com.br), onde existem diversos jogos de corrida, tabuleiro, esportes, etc. A reação de encantamento dos alunos é incrível. E, para iniciantes e portadores de necessidades educativas especiais, interagiram como qualquer aluno regular, com o olho brilhando, já assimilando os comandos dos jogos de forma quase imediata, ainda que uns mais que outros precisem da mediação minha e da professora da turma. No próximo encontro, usaremos outros jogos educacionais e portais.
Meu trabalho de conclusão de curso (TCC) da especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem (UFRGS-2007), foi um projeto de aprendizagem (PA) com alunos PNEEs, da área da deficiência mental, e contei como professora parceria da atividade a colega Jane Degani. O resultado desse PA pode ser visto através da página em wiki, criada por mim e Janaina Martins, minha colega de NTE e de pós, no seguinte endereço
http://janainaejose.pbwiki.com/

Links sugeridos:

Portal Turma da Mônica

Portal O Jogos

Portal Jogos Educativos

2 Comments:

Blogger Elis Zampieri said...

Ah Zé! Já estou sentindo saudades!
Sei muito bem o que são esses olhinhos brilhando em frente ao computador, amigo pra mim matar a saudade quero te indicar um softwares bem legais principalmente para aqueles que ainda não tem domínio do mouse, talvez possa trazer alguma novidade. Vou ficar mais tempo online agora aí te passo, se tiver interesse.
Bjos.

23:40  
Blogger José Antonio Klaes Roig said...

Oi, Elis, Faço idéia, vc sempre lidando com turma, ficar distante dá mesmo saudades!!! Claro amiga, que adoraria toda a ajuda possível, ainda mais vinda de alguém como vc, que lida com a educação especial. Ma-ra-vi-lha! Esse ano não pude tocar o projeto de Informática na Educação especial, com alunos da Escola Barão, onde NTE funciona. Muita viagem, cursos, atividades, mas em 2009, pretendo retomá-lo, reestruturado. Trabalhar com a Educ Especial foi uma das mais ricas experiências que já tive na vida, e olha que teu amigo e colega já é bem "rodado". Rssssss. Buenas, Elis, estarei em Floripa essa semana, curso Seminário proinfo/TV Escola. Se der, apareço pela internet e blog. Um abração e boa semana!! Zé.

09:01  

Postar um comentário

<< Home