terça-feira, novembro 04, 2008

Encontro com professores da Escola CIEP - Rio Grande: desmistificando o Linux


Hoje, pela manhã, estive na E.E.E.M. Dr. José Mariano de Freitas Beck - CIEP, de Rio Grande - RS - Brasil, a convite da direção, para encontro de motivação do corpo docente no uso do laboratório da informática, recentemente recebido pelo MEC, e a desmistificação do Linux. O referido LIE veio com sistema wire-less (internet sem fio) e com o sistema operacional Linux Educacional, versão 2.0.
A grata surpresa e um grande diferencial foi a participação nesse "aulão" sobre o uso do Linux 2.0, não apenas de professores da escola, mas também algumas alunas, que participaram da atividade que visou dar pequena amostra de como o Linux (software livre e gratuito) é muito similar ao Windows (software proprietário e pago), e como utilizá-lo de forma a não ter nenhuma incompatibilidade, na medida que basta salvar em Linux arquivos de texto, de cálculo ou slides em formatos equivalentes aos do Windows. Esses encontros itinerantes são para motivar educadores para as possibilidades do uso da tecnologia e da informática no ambiente escolar. Aqueles que já conhecem o Windows e têm receio de usar o Linux, com esses encontros passam a perceber como é muito similar a versão Linux Educacional, pensada justamente para a Educação e os educadores.
Além de mostrar o ambiente Linux, com os aplicativos do BrOffice.org (Calc, Writer e Impress), mostro o conteúdo do CD do curso de Introdução à Educação Digital (40h), fornecido pelo Proinfo/MEC, incentivando aos professores o uso e exploração do mesmo, sem deixar de divulgar os cursos que estão ocorrendo no NTE Rio Grande/18ªCRE e em algumas escolas pólo (Bibiano de Almeida e Juvenal Miller), além de convidando para os interessados se inscreverem para novas turmas que serão criadas em 2009. Enfim, como sempre comento, trazer o aluno para o lado do educador, como aluno-monitor (aqueles que já dominam o equipamento), para auxiliá-lo com os demais estudantes de sua turma é uma das formas de incluir a tecnologia e a informática no ambiente escolar. Há alunos que dominam a ferramenta no sentido recreativo, cabendo ao professor mostrar as possibilidades pedagógicas do computador. Fiquei de agendar para a semana que vem o retorno, para mostrar esse conteúdo aos professores do turno da tarde da escola CIEP. E, quem sabe, noutra oportunidade, fazer oficinas de produção de conteúdo pedagógico com o uso da tecnologia, como blogs, wikis, etc.
Observação: Imagem acima, de minha autoria, da parte externa da escola CIEP. esqueci-me de tirar foto da turma toda reunida no LIE. Ficará para a próxima vez.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

a escola ciep e comandada pelos professores nao sei para que ter diretora na escola,quando os professores fazem oq queren.ja estamos no final do ano e so teve ate agora so uma entrega de notas,e uma vergonha vou tirar meu filho dessa bagunça...

15:05  
Anonymous Anônimo said...

o governo abandonou o ciep uma escola tao grande esta sendo demulida pelos cavalos da sao joao.

20:30  
Anonymous Anônimo said...

moncler
hermes
retro jordans
bape hoodie
supreme clothing
stephen curry shoes
goyard bag
bapesta shoes
off white
curry shoes

05:26  

Postar um comentário

<< Home