domingo, novembro 02, 2008

Escola - Espaço de Construção e Autonomia / I Congresso Tecnologias na Educação


Acima, texto em scribd , do relato da experiência da colega e amiga Bernardete Motter, de Caxias do Sul, no I Congresso Tecnologias na Educação, promovido pelo grupo de Blogs Educacionais (que reúne educadores através de lista de contatos para tratar das TICs no cotidiano escolar). O referido congresso ocorreu de 27 a 31/10/2008 on-line.
Berna, como os amigos a chamam, é uma professora e colega fantástica, que compartilha experiências no mundo virtual e real. A conheci durante a especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem (UFRGS-2006-2007), na qual fomos colegas. Um detalhe: a conheci apenas pelo mundo virtual e graças a sua ajuda, quando precisei, consegui superar alguns desafios dessa pós, já que acumulava outra simultaneamente (História do RS). Mesmo assim, distantes no espaço físico, temos uma fraterna amizade e coleguismo, assim como com outros colegas mundo afora, via internet. A tecnologia na educação, além de favorecer os alunos, proporciona essa troca de experiências e ajuda mútua entre educadores. É uma forma de educação a distância também, em que um ensina ao outro um recurso que descobriu, socializando o conhecimento. Essa própria ferramenta de inclusão de textos longos em blog, chamada Scribd, foi Berna que me indicou, quando um leitor meu perguntou a respeito disso. Como brinco com meus alunos: quando não tenho as respostas, peço com a maior naturalidade ajuda "às cartas, às placas e aos universitários", como no famoso Jogo do Milhão, e quase sempre obtenho ajuda direta ou indireta (através de um colega de um colega, amigo de um amigo).
Em relação às TICs o alunos foco muito o uso, enquanto o educador deve pensar no fruto que pode gerar esse troca de saberes no espaço educacional em eterna construção e mediação.
A experiência de Berna, editora do blog Caminhos merece ser destacada pelo Letra Viva, pois sua autora tem uma visão muito peculiar da educação e do espaço escolar. Leiam o relato acima e repassem aos colegas, pois é uma visão interessantíssima, que está disponível também no Yahoo! Educação, no link abaixo, onde consta também entrevista sua, via podcast de 1 minuto:



Escola - Espaço de Construção e Autonomia

Parabéns, Berna! É um orgulho para teus colegas contarem com tua amizade e teu apoio. Num mundo em que os valores estão em crise; em que a crise econômica corrói as relações; que a competição e o consumismo desenfreados colocam em risco a sustentabilidade do próprio mundo e da humanidade, poder contar amigos que são colegas e vice-versa, apoiando-se mutuamente é levar em conta também que a amizade sincera é a única "moeda" que jamais desvaloriza, independente do contexto circundante.

3 Comments:

Blogger Teresinha Bernardete Motter said...

Zé meu querido amigo, quando iniciamos nosso curso de Especialização criamos nossos blogs .Tu, um "escritor" que ganhou enorme notoriedade , também aqui no mundo virtual. Eu uma professora de matemática , que nunca havia escrito nada . Por isso foi muito difícil para mim, mas ao mesmo tempo encantei-me com a metodologia construtivista: Projetos de Aprendizagem. Iniciei a aplicação com minhas alunas e deste trabalho surgiu o relato. Muitas vezes era difícil para mim "publicar" mas sabia que pelos uma pessoa iria ler o que postava. Tu Zé!!!
Leio teu blog, vejo o sucesso que tu fazes com teus leitores e ,tb no trabalho que desenvolves no NTE e nas escolas. Por isso meu amigo os elogios são para ti.
Obrigaga por todo o apoio e incentivo que tens me dado.
Um grande abraço
Berna

14:12  
Blogger Teresinha Bernardete Motter said...

Uma correção: Projetos de Aprendizagem é uma metodologia, uma prática pedagógica ,baseada no Construtismo. Construtivismo não é uma metodologia é uma teoria. Epistemologia Genética de Jean Piaget.
Veja:http://proavirtualg31.pbwiki.com/C
bjs
Berna

14:49  
Blogger José Antonio Klaes Roig said...

Oi, Berna. Realmente, miga. Qdo iniciamos aquela especialização éramos outros profgissionais. Incorporei muita coisa do que vimos e usamos na pós ao meu fazer pedagógico, sem falar o artístico e cultural, que teve um grande incremento com o uso de blogs. Muitos projetos que desenvolvo com profs. e escolas sõa frutos dessa amplitude de horizontes. Sem falar nos amigos que conheci, e continuo conhecendo apenas pela inetrnet, mas são grandes colegas, como vc e outros. Teu trabalho merece sempre ser conhecido e reconhecido, e sempre terá minha divulgação, Berna. Um grande abraço. Zé.

08:42  

Postar um comentário

<< Home