sexta-feira, outubro 17, 2008

Projeto "Gosto pela Leitura" - CAIC/SJN


Destaco outra iniciativa louvável, envolvendo arte, cultura e educação, que é o Projeto "Gosto pela Leitura", desenvolvido pela profª. Linei Nogueira, da E.M.E.F. João de Deus Colares (Caic), do município de São José do Norte - RS - Brasil. Eis, abaixo, a informação publicada no Jornal Agora (www.jornalagora.com.br), na página dedicada ao município vinho de Rio Grande, e onde vivi até os 18 anos, terra natal de meu pai:

Caic desenvolve projeto "Gosto pela Leitura"

Está em desenvolvimento, na Escola Municipal de Ensino Fundamental João de Deus Colares (Caic), um projeto de leitura destinado a alunos de 4ª e 5ª séries, sob a coordenação da profª Linei Nogueira.
O projeto é realizado com divisão de turmas, em grupos, que desenvolvem atividades diferenciadas como: trabalho com filmes, poesias, histórias em quadrinhos, contos de fadas, jornais e outros.
O trabalho acontece em espaço da biblioteca, cedido pela bibliotecária para que os alunos sintam-se em um ambiente diferente da sala de aula, sem a existência de quadro-negro, giz ou mesas e cadeiras rigidamente distribuídas.
O projeto se apresenta prazeroso, onde todos os alunos participam com entusiasmo, existindo excelente inter-relacionamento entre todos, facilitando o trabalho e garantindo alto estímulo ao hábito da leitura.


Linei, organizadora do referido projeto, foi minha professora de português (não recordo-me se no ensino médio ou fundamental), e uma das responsáveis pelo meu gosto pelas letras em geral, e a literatura, em especial, juntamente com minha mãe (também professora) e outras educadoras como Edi Figueiredo, Marilucia Rezende, entre outras. Como sempre friso, iniciativas como essa devem ser destacadas e incentivadas, pois promovem não apenas o hábito da leitura, como despertam no aluno seu lado criativo. Trabalhar com filmes, poesias, HQs, contos de fadas, jornais, brinquedos, tendo um caráter educacional, é proporcionar ao jovem uma aprendizagem significativa, que estimula a percepção de mundo, além da sala de aula, longe do espaço rígido, ordenado, que é uma sala convencional. Levar o aluno para uma prática pedagógica numa biblioteca escolar é tornar aquele ambiente vivo, deixando de ser apenas um depósito de livros. Sair com os alunos pelo entorno da escola, mostrando aspectos históicos, geográficos, artísticos, culturais e sociais é proporcionar ao educando uma incorporação daquele espaço de formação em um espaço de socialização. Trabalhar, no caso, coma línbgua portuguesa, vendo as placas, anúncios, banners, cartazes, letreiros ao redor, e analisando a grafia de cada um, é mostrar na prática como a norma culta da língua e a escrita popular interagem, mostrando na prática as variações lingüísticas da região. Enfim, todo projeto criativo e pedagógico, que una o lúdico ao educativo leva ao sucesso, sem falar que estimula nos jovens a vontade de querer saber mais, po conta própria.
Parabéns a minha professora Linei Nogueira (pois uma vez "profe", sempre "profe" para um aluno) e a equipe diretiva e comunidade escolar da E.M.E.F. João de Deus Collares (Caic), de São José do Norte pela bela iniciativa.
Em 2007, quando foi esolhido patrono da 16ª Feira do Livro de São José do Norte, tive o privilégio de visitar algumas escolas da rede municipal, do interior à sede, graças ao convite a apoio da SMEC nortense. Foi uma experiência riquíssima, pois além de conhecer locais que desde menino ouvia falar, pude, na própria Escola Caic, reencontrar a professora Linei, e relembrar aquele período de quando fui seu aluno. A Escola Caic também possui em seu interior o pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), tendo um laboratório de informática para uso pelos universitários da região.

Abaixo link para a notícia:

Projeto "Gosto pela Leitura"

Observação: Imagem acima, extraída da internet, da página do Jornal Agora, do seguinte endereço
Caic desenvolve projeto "Gosto pela Leitura"
http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=20¬icia=56988