quinta-feira, novembro 06, 2008

Blog: espaço de inovação tecnológica, pedagógica, artística e cultural


O blog, ou weblog, pensado inicialmente como um diário virtual, quando os educadores começaram a apropriar-se dessa ferramenta para refletir sobre suas teorias e práticas escolares, tornou-se um dos maiores veículos de comunicação, reprodução, divulgação e produção de conteúdos pedagógicos.
A mobilidade e instantaneidade dos blogs tornou-os mania entre jovens, depois entre professores e seus alunos. Mobilidade de acesso que facilita seu gerenciamento a partir de qualquer local e máquina, e que é muito similar ao uso de uma conta de correio eletrônico (recurso particular), só que quando postada a mensagem (com título, texto e imagens) vai para o ciberespaço e o mundo inteiro, tornando-se pública e socializante. Instantaneidade, pois como uma mensagem de email ou torpedo de celular, a partir da publicação, está imediatamente no mundo virtual.
Com base nisso, muitos professores tornaram-se blogueiros, e de simples reprodutores de conteúdos, passaram a ser referência para outros, a partir da produção de conteúdo próprio, criativo e original.
É com satisfação que soube hoje, 06/11, que justamente neste dia, a professora Marli Fiorentin, da rede pública estadual do Rio Grande do Sul, recebeu em Hong Kong a premiação internacional de terceiro lugar em projeto com uso dos blogs.
Conforme notícia extraída do portal da Seduc-RS (www.educacao.rs.gov.br):
"O projeto EI1 - Vôo BPF Brasil, Portugal e França idealizado pela professora Marli Fiorentin, do Colégio Estadual Padre Colbachini, em Nova Bassano, em parceria com uma escola do Rio de Janeiro, Portugal e França, conquistou o terceiro lugar na categoria Colaboração no Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2008. A premiação aconteceu na noite desta quinta-feira (manhã no Brasil), 6, em Hong Kong, na China.
Participaram da etapa internacional, 58 projetos selecionados nas etapas anteriores. Entre os critérios para escolha dos vencedores estavam a criatividade e inovação nas salas de aula em todos os continentes. Do total de projetos selecionados, apenas 28 foram escolhidos para a grande final que aconteceu nesta quinta-feira. Entre eles o projeto realizado em parceria pelo Brasil (Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro), Portugal e França.
O projeto mobilizou 115 alunos de quatro escolas nos três países, e teve seu foco na criação de uma comunidade de aprendizagem em rede, registrando atividades por meio de um blog na internet, estabelecendo um intercâmbio entre os três países. Os professores idealizadores do projeto fizeram a leitura da obra Seis Tombos e Um Pulinho, do escritor brasileiro Cláudio Fragata, junto com os alunos que, em seguida, realizaram uma entrevista com o autor, promovendo a integração entre os três países, tudo via internet.
Na categoria Colaboração, o projeto da Nova Zelândia, Projeto de Colaboração e Aprendizagem Digital numa Escola Multi Cultural, conquistou o primeiro lugar. A segunda colocação foi para o projeto Educação para a Sustentabilidade, da Uganda, e em terceiro lugar ficou o projeto brasileiro, português e francês".


Sempre que posso, em cursos com professores e oficinas de blogs, palestras e outras atividades relativa a tecnologia educacional, indico os blogs de colegas como Marli Fiorentin e seu Blogosfera da Marli; Bernardette Motter e seu Caminhos; Robson Freire e seu Caldeirão de Idéias; Vilmabel Soares Gibon e seu Teatro e Vida e tantos outros colegas que fazem a diferença, sendo universais a partir do particular, unindo competência e talento, criatividade e originalidade.
Parabéns a Marli pelo reconhecimento nacional e internacional, motivo de orgulho para seus colegas e blogueiros educacionais.
Leiam a notícia na íntegra, no portal da Seduc-RS, no link abaixo:

Projeto brasileiro conquista terceiro lugar em competição mundial em Hong Kong

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Caro professor, estou entrando em contato para convidar para um encontro sobre sustentabilidade que vai acontecer em São Paulo nos dias 20 e 21 de novembro. É o Global Forum América Latina, um encontro de inovação criativa para estimular a cooperação entre universidades, empresas, poder público e sociedade, em prol da construção de um mundo sustentável. Serão dois dias de trabalho na Fecomércio, onde cerca de 500 pessoas discutirão propostas e soluções inovadoras que promovam transformações econômicas e socioambientais positivas.


O prof. Ronald E. Fry,PhD, coordenará a etapa em São Paulo a partir da Investigação Apreciativa, metodologia de conversação inovadora desenvolvida em conjunto com o prof. David Cooperrider,PhD pela Case Western Reserve University (Cleveland, Ohio).

Neste encontro, os sistemas de ensino superior, especialmente as escolas de administração de empresas e cursos correlatos, serão inspirados a levar essa reflexão para dentro de seus cursos, a fim de proporcionar capacitação em desenvolvimento sustentável.

O evento tem uma taxa de inscrição de R$ 120,00 para professores e R$ 60,00 para alunos, mas para professores que mantém blogs com temas ligados à sustentabilidade na internet temos uma cota de convites especiais, sem custo algum.

Entendemos que este é o seu caso e desse modo estamos oferecendo esta cortesia.

Achei que este assunto te interessa então tomo a liberdade de enviar este material.


Se quiser mais informações visite nosso site: www.globalforum.com.br

Se quiser aceitar nosso convite, responda esta mensagem em sp@globalforum.com.br com o assunto: CONVIDADOS DA INTERNET

Atenciosamente,

Ligia Giatti
ligiagiatti@gmail.com

22:59  
Blogger Robson Freire said...

Olá Amigo Zé

Que maravilha estar na mesma postagem que a Marli Fiorentin, a Bernardette Motter e a Vilmabel Soares Gibon e os seus maravilhosos blogs.

O amigo sabe bem da dificuldade de se manter atualizado um blog e mais do que isso levar conteúdo de qualidade aos visitantes.

Muito obrigado a você por estar sempre citando o Caldeirão de Idéias aos seus cursistas, coisa que faço sempre com o Letra Viva do Roig junto aos meus cursistas.

Neste sábado o filme do Projeto Cinema no Caldeirão é o maravilhoso A Língua das Mariposas. Imperdivél.

Neste sábado não houve postagem e elas tem sido com uma freqüência mais espaçada pois a minha conexão estava com um problema que até agora não entendi direito.

Mais uma vez obrigado e parabéns pelo seu maravilhoso trabalho.

21:40  
Blogger Marli Fiorentin said...

Obrigada Zé, mesmo chegando aqui com certo atraso. Queira Deus que possamos nós educadores ter a inspiração suficiente pra melhorar com a educação nesse país. Abraço!

18:20  
Blogger José Antonio Klaes Roig said...

Oi, Marli. è um grande desafio desmistificar para os colegas a questão das TICs no ambiente escolar, trazendo conosco os alunos, que dominam melhor a tecnologia, sxendo o conhecimento pedagógico.
É um privilégio tê-la como colega. E um incentivo para continuar trilhando esse caminho. Um abraço,

21:51  

Postar um comentário

<< Home