domingo, março 25, 2007

TV Digital na Wikipédia


Quem se interessar a ter maiores dados sobre a TV Digital, sugiro acessar o link na wikipédia (uma das maiores enciclopédias na internet, feita de forma compartilhada, pelos internautas, e disponibilizada a todos os usuários), fornecido por Marcelo Turkiewicz, meu tutor no curso a distância (UnB) Mídias Integradas na Educação - Módulo II - disciplina TV e Vídeo:
que trata de interatividade, via TV Digital.
Um pequeno resumo:
Interatividade Local - O conteúdo é transmitido unilateralmente para o receptor de uma só vez. A partir daí, o usuário pode interagir livremente com os dados que ficam armazenados no seu receptor. Um novo fluxo de dados ocorre apenas quando é solicitada uma atualização ou uma nova área do serviço é acessada.
Interatividade com Canal de Retorno Não-Dedicado - A interatividade é estabelecida a partir da troca de informações por uma rede à parte do sistema de televisão, como uma linha telefônica. O recebimento das informações ocorre via ar, mas o retorno à central de transmissão se dá pelo telefone.
Interatividade com Canal de Retorno Dedicado - Com a expansão das redes de banda larga, pode ser desenvolvido um meio específico para operar como canal de retorno. Para isso, o usuário da TV digital necessitaria não apenas de antenas receptoras, mas também de antenas transmissoras, e o sistema, a capacidade de transportar os sinais até a central de transmissão.
Foto acima: Éden, de Jon McCormack.