segunda-feira, março 19, 2007

DEDOS DOS PÉS, um site imperdível


Colegas de pós, do serviço público, da educação, ou de qualquer outra área do conhecimento, que costumem visitar meu blogue ou sejam apenas um turista do ciberespaço, e que entraram no Letra Viva por acaso, sugiro a vista no site http://www.truenet.com.br/ronaldo/. Acessando-o você conhecerá a vida de Ronaldo Correia Júnior e como as tecnologias assistivas facilitaram a sua vida. Nada que eu disser se equivale a emoção da visita, neste que foi o segundo site feito por uma pessoa com deficiência na Internet brasileira. Também conhecido como http://www.dedosdospes.com.br/. A vida imita a arte, e não há como não remeter o depoimento de Ronaldo ao filme "Meu Pé Esquerdo", em que o ator Daniel Day Lewis interpreta uma história de vida real e similar. É incrível como a realidade virtual, ou melhor, a ciência, através das tecnologias assistivas podem integrar (que é o sentido mais próximo do termo inclusão), pessoas com limitações físicas ao mundo real. Ronaldo nasceu no mesmo ano que eu (1964), e tem gostos muito parecidos com os meus: história, filosofia, ficção científica (sou escritor nas horas vagas). Vendo o histórico de vida de Ronaldo e sua superação, fica pergunta que não quer calar: E se fosse comigo? E se fosse contigo? ... Por procurar sempre me colocar no lugar do outro, percebo como não damos valor às pequenas coisas da vida, como andar, correr, pular... Na sociedade consumista em que vivemos, acabamos, subliminarmente ou não, dando mais valor a toda e qualquer parafernália tecnológica ou outras coisas da moda que, diante da lição de vida que Ronaldo nos dá, tornam-se banais, passageiras, casuais. Viver a vida, e ter a oportunidade, mesmo que com limitações, de exercer a plena cidadania, eis o grande desafio que temos pela frente, sejamos educadores ou alunos, portadores de necessidades especiais ou não.