quinta-feira, março 15, 2007

Questionário sobre consumo cultural de crianças


Ainda não tabulei os dados coletados, através de questionário sobre o Consumo Cultural de Crianças, atividade da disciplina PROA 12 - Integração de Mídias (TV, Internet, Rádio) no Cotidiano Escolar, sob coordenação das profªs. Jane Barros, Rosa Fischer e Suzana Schwertner. Especialização em Tecnologias da Comunicação e da Informação na Promoção da Aprendizagem (UFRGS - 2006/2007).
Mas, pela observação de algumas respostas, aplicadas a alunos da 8ª série do ensino fundamental de escola estadual, com média de idade de 14 anos, pude perceber a influência dos meios usuais e programas líderes de audiência, e o desconhecimento ou a não utilização de outros meios de adquisição de informaçao e conhecimento, dentre eles, o livro.
O questionário é composto de 11 perguntas: a primeira, sobre dados de identificação do(a) aluno(a) (está questão é opcional); algumas com escolha múltiplas, e algumas solicitando opinião do(a) aluno(a) sobre os meios de informação e comunicação mais usados em seu cotidiano.
Em linhas gerais, há o esperado: passatempo predileto dos meninos é jogar futebol, e das meninas, ouvir música e ver novela. Mas têm outros dados interessantes que, depois de tabulados, proporcionarão uma boa e saudável reflexão, em uma futura postagem.