sábado, março 10, 2007

Uma Verdade Inconveniente

O documentário Uma Verdade Inconveniente foi premiado com o Oscar 2007 , de melhor documentário, tendo como tema a delicada situação climática mundial e os efeitos do aquecimento global (buraco camada de ozônio, efeito estufa, desgelo das calotas polares, tempestades mais violentas, etc). O vídeo foi produzido por Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA, na administração de Bill Clinton, e que apesar de ter recebido nas eleições presidenciais, em que fora candidato à presidência o maior número de votos, perdeu a disputa, graças a calamitosa apuração no estado da Flórida (se não me falha a memória), governado por Jeb Bush, irmão de W. Bush... E resto da história sabemos: os atos terroristas de 11/9, e a escala de destruição em massa do Senhor da Guerra, à procura de armas de destruição em massa, apoiado por dossiês de setores da inteligência, onde os Bush sempre tiveram cadeira cativa (Bush pai foi direor da CIA, inclusive). Setores, ou pouco inteligentes, ou no mínimo mal informados, ou manipulados por interesses geopolíticos, ou simplesmente falsificados como eleições supostamente fraudadas (ou todas as alternativas estão corretas) e assim vai esse ciclo vicioso, com ares de golpe de Estado. Tais incidentes lembram vagamente JFK - A pergunta que não quer calar e a "teoria da bala mágica", criada pela Comissão Warren, nos anos 1960, para afastar qualquer dúvida (persistente até hoje) sobre uma possível conspiração para afastar John F. Kennedy do poder.
Recentemente o canal A&E Mundo, pertencente a BBC de Londres, veiculou um documentário em que através da investigação dos registros da comunicação de áudio de um patrulheiro presente quando da morte de JFK foi possível indentificar, graças ao avanço da tecnologia digital, não três balas disparadas e sim 4, vindas de lados opostos, o que comprovaria a conspiração. Entretanto, uma verdade inconveniente, que acaba sendo tratada pela grande mídia como mera especulação...
Se Al Gore tivesse vencido às eleições americanas, poderíamos não estar num paraíso terrestre. Não sejamos maniqueístas a tal ponto de achar que W. Bush, e somente ele - e não todo o, poderio econômico-bélico-político que o colocou lá... - é quem detém o poder sobre a única superpotência mundial, pós-Guerra Fria. Bush, tanto pai como filho são os porta-vozes (para não ser pejorativo e dizer "testas-de-ferro"...) de pessoas jurídicas que precisam de pessoas físicas para mostrar a cara, enquanto a verdadeira face de quem detém o poder fica resguardada... Assim é o mundo, e a política internacional.
Entretanto, com Al Gore no poder, talvez fosse possível a mudança de rota da política intervencionista e predatória, que levou indiretamente ao 11/9, ora por ação (intervencionista), ora por omissão (aos abusos de seus "aliados")...
Verdades inconvenientes existem aos montes, mas a grande mídia prefere "tapar o sol com a peneira", entretando esse mesmo sol, responsável pela vida, poderá no futuro, dadas às previsões mais alarmantes, comprometer à própria existência da vida na Terra, se nada for feito nos próximos anos para diminuir a intervenção destrutiva do homem sobre a natureza.
Ainda não assisti ao documentário premiado com o Oscar 2007, infeliezmente, primeiro, pelo fato de que ter fechado, nesse mês, a única sala de cinema em Rio Grande (existindo agora apenas o Cine Dunas, no balneário Cassino), e por ainda não ter cópia disponível em DVD, nas locadoras da cidade. Mas, já está na minha lista de vídeos imperdíveis a serem vistos.
Penso que pode ser um bom material para ser mostrado a professores, alunos e à própria comunidade escolar, como forma de debater sobre a questão ambiental.
Na foto acima (detalhe de carro-alegórico da Escola de Sama Unidos de Vila Isabel, Carnaval 2007), uma imensa e poderosa mão verde, não do Senhor da Guerra, em sua visita pela América Latina, talvez com o intuito mais do nos desagragar, fazendo o Uruguai se afastar do quase moribundo Mercosul, do que para saber de nossas carências e estender a mão da colaboração entre os povos... Profunda ironia é o fato de que W. Bush, um protestante (religião predominante nos EUA) fervoroso, por onde passa causa protestos violentos por suas atitudes nada benevolentes. Uma verdade inconveniente que precisa ser dita mais vezes... Umberto Eco já comentou sobre o mundo atual e a "carnavalização da vida" a que estamos expostos pela grande mídia - mais uma verdade inconveniente, entre outras mil...