domingo, março 04, 2007

Campanha: parem de enviar correntes e mandem mensagens...












Inspirado por um e-mail de uma amiga, que pedia para pararem de enviar aquelas famosas "correntes" ameaçadoras (caso sejam quebradas), resolvi postar esse pedido em meu blogue: "ao invés de eviar correntes (que também evito), incentivemos o ouso do correio eletrônico para divulgar idéias, ideais, notícias, projetos, ou apenas fazer contato profissional ou amizades".

Todos os dias recebemos dezenas de mensagens, apenas reenviando ou repassando (como quiserem), o material de um terceiro, que também recebeu de outro terceiro (ou quem sabe até um 4º zagueiro... risos), sem nada acrescentar. Nenhuma linha, pra saudar ao amigo, avisá-lo da bomba que o espera, ou apenas matar as saudades...

Eu, particularmente, nada tenho contra correntes, mas não as repasso. Peço desculpas antecipadas àqueles que fazem parte de minhas listas de e-mails, mas raramente envio algo que não seja minha produção pessoal, ou dicas de algo interessante, e quase sempre com uma pequena mensagem junto.

Lembro que certa fez paguei um "mico", como diz a gurizada, ao repassar uma mensagem que dizia que se encontra-se um ícone de ursinho no PC, estava infectado, e que deveria deletá-lo, repassando o aviso a toda lista de e-mails, pois caso um apenas não o removesse, ele voltaria e poderia comprometer o microcomputador... Fiz isso, e minha prima remeteu dizendo que o tal ícone em forma de "ursinho" era um aplicativo do windows. Imediatamente copiei-o doutra máquina e reinstalei-o em minha, pedindo a lista de contatos desculpas.
Na internet temos que confiar desconfiando. O mundo digital é ainda uma fronteira aberta... Há pessoas que disseminação arte, cultura, informações fidedignas, enquanto outras levam tudo na brincadeira, ou pior, dispersam pragas digitais, disfarçadas de prosaicas "correntes" e outros e-mails insuspeitos.

Então, mandemos mais mensagens, ainda que telegráficas aoas amigos, e menos correntes e outras mensagens de terceiros. Salvo se forem realmente interessantes de divulgação...