terça-feira, março 06, 2007

Informática educativa e inclusão social


Ontem proferi a palestra "Informática educativa e inclusão social" aos alunos do 1º ano, do ensino médio, do Colégio Estadual Lemos Júnior, em Rio Grande, a convite da profª Jacyra (ex-colega do curso de especialização Rio Grande do Sul: sociedade, política e cultura - FURG 2006), que desenvolve projeto na disciplina de Literatura, trazendo pessoas das mais variadas áreas da arte e cultura para tratar de temas de interesse do alunado e/ou de motivação desse alunado.

Fiz breve histórico da informática, dos avanços científicos e tecnológicos, através do conhecimento humano, desde os primórdios do que se convencionou chamar informática até os dias atuais, passando pelos projetos desenvolvidos no Núcleo de Tecnologia Educacional(NTE)/Rio Grande, da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e, em especial, o de informática na educação especial, concluindo com um trabalho de motivação escolar e social.

Embora a turma, com média de idade de 15 anos (exato tempo que exerço diversas atividades como servidor público estadual, na área da Educação), pude perceber o interesse dos jovens, pela atenção dispensada ao palestrante, e pelas reações às informações dadas pelo mesmo, durante esse encontro.

Jacyra pretente, com já fizera em 2006, trazer pessoas ligadas ao teatro, à fotografia, a cultura, literatura, história, etc. para fazer o mesmo trabalho voluntário com às suas turmas. Um belo, interessante e louvável projeto de incentivo à arte, cultura e a cidadania, e à própria prática pedagógica em sala de aula.

Ano passado abordei o tema "História, literatura e identidade cultural", e também foi uma experiência muito proveitosa. Até hoje reencontro pelas ruas da cidade alguns alunos daquela turma. Uma das alunas chegou a me apresentar à sua mãe, comentando sobre o evento que participei, o que demonstra o reconhecimento por um trabalho de ativismo cultural, sem fins lucrativos, mas de valorização social.
Obs.: Foto acima é uma colagem de minha autoria, a partir de recortes de revistas. Feita há mais de 08 anos, como terapia, nas horas vagas, essa como outras colagens, têm sido utilizada como ilustração de temas variados em meus dois blogues (ou outro é o http://controlverso.blogspot.com , que trata de arte, cultura e imagem). A imagem que consta na tela do monitor do pc (incluída por mim) é a da capa de um disco de Milton Nascimento.