segunda-feira, março 12, 2007

Escolas estaduais em competição internacional de robótica

Fonte: www.educacao.rs.gov.br (Página da Secretaria Estadual da Educação do RS).
Escolas estaduais participam de competição internacional de robótica
Duas escolas estaduais, Fundação Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo, e Heitor Villa Lobos, de Gravataí participam da etapa regional de seleção do “First Robotics Competition”, a principal competição de robótica estudantil do mundo. A seletiva acontece neste sábado, 10 de março, a partir das 15h, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. A entrada é gratuita. Participam desta etapa 15 equipes, das quais oito são gaúchas.
A missão é montar robôs para a execução de uma atividade específica, determinada por técnicos da Nasa, agência espacial americana. Os participantes tiveram 30 dias para construir os robôs de, aproximadamente, 1,70m de altura, os quais terão a meta de colocar 24 bóias dentro de uma estrutura central. Cada partida terá duas equipes de três times. As equipes se revezam a cada partida de dois minutos e quinze segundos. Os 12 times que mais pontuarem na primeira fase chegam à final da regional.
A final do mundial acontece entre os dias 12 e 14 de abril, em Atlanta, nos Estados Unidos. Antes disso, ainda serão realizadas 36 regionais, duas no Canadá, uma em Israel e outras 33 nos Estados Unidos.