domingo, março 18, 2007

Motrix


Vim a saber da existência do software Motrix (não confundir com o filme Matrix), "que permite que pessoas com deficiências motoras graves, em especial tetraplegia e distrofia muscular, possam ter acesso a microcomputadores, permitindo assim, em especial com a intermediação da Internet, um acesso amplo à escrita, leitura e comunicação"; através de atividade da Pós-Graduação em Tecnologia Educacional, na disciplina Proa7, que trata de Tecnologias na Educação Especial. Conforme apresentação de slides disponibilizada aos cursistas, elaborada por Joice e Renata, do CENTRO CIENCIAS EXATAS TECNOLOGICA-CCET, da UCS - Universidade de Caxias do Sul, o Motrix é uma espécie de AMBIENTE INFORMATIZADO PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS.
O acionamento do sistema é feito através de comandos que são falados num microfone. Tal sistema vem sendo desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde março de 2002, tendo como coordenador do projeto, o professor José Antonio Borges.

O NCE/UFRJ é responsável também pela criação de outros softwares, como
*DOSVOX (Teclado Amigo) - utilizado para curso de informática educativa no NTE-Rio Grande/18ª CRE;
*Telefone público para surdos - que a EEEF. Barão de Cêrro Largo, em Rio Grande, tem um à disposição;
*Semáforo para cegos;
*Dicionário digital para deficientes auditivos;
*Luva traduz a linguagem dos surdos-mudos em texto.

Alguns detalhes interessantes do programa Motrix (conforme material de Joice e Renata):
O desenvolvimento do Motrix foi motivado por uma médica radiologista, tetraplégica há 26 anos, que ao assistir uma entrevista com o professor José Antonio Borges, verificou que a alternativa de acionamento por voz poderia ser uma excelente alternativa para o acesso de tetraplégicos a microcomputadores.
Funcionamento básico:
O Motrix é acionado na partida do computador, de forma que a única dificuldade para o tetraplégico seja ligar o computador. A partir daí o controle do mouse e do teclado passa a ser feito unicamente por voz (embora esses dispositivos não sejam desabilitados, permitindo assim que uma outra pessoa possa eventualmente usar o computador). Os comandos foram escolhidos cuidadosamente para que possuam uma grande diferença sonora entre as palavras, aumentando assim a confiabilidade do entendimento pela máquina. Sempre que um comando é acionado ele é escrito na barra de comandos do Windows, e desta forma a pessoa pode ter um feedback sobre o entendimento ou não do comando pelo reconhecedor. Os comandos visam essencialmente realizar:
O sistema permite também digitação soletrando. Para diferenciar os sons das letras, o Motrix utiliza o alfabeto fonético da aviação:
Alpha Bravo Charlie Delta Echo Foxtrot Golf Hotel India Juliet Kilo Lima Mike November Oscar Papa Quebec Romeo Sierra Tango Uniform Victor Whiskey Xray Yankee Zulu
Foi escolhido este alfabeto por parecer ter sido provado ao longo da historia como um dos mais efetivos para reconhecimento em ambientes ruidosos .
MOTRIX ganhou prêmio Master de Ciência e Tecnologia de 2002.

Embora não seja trocadilho, pelo que acima foi descrito, o Motrix lembra em muito o filme Matrix, a medida que cria um ambiente virtual, em que os portadores de necessidades especiais podem desenvolver atividades através da informática, situação que no mundo real estariam impossibilitados. As tecnologias assistivas, com certeza, são poderosas ferramentas de inclusão social. Nossa "matrix" social precisa valorizar mais às ciência e tecnologia nacionais, e os pesquisadores e cientistas brasileiros que desenvolvem maravilhas tecnológicas, mesmo sem possuir os mesmos recursos financeiros e de infra-estrutura dos países desenvolvidos.