sexta-feira, março 23, 2007

Projeto de Aprendizagem com 2ª série DM


Colegas, disponibilizo o primeiro relato da atividade feita ontem com os alunos da 2ª série da Educação Especial DM, da EEEF Barão de Cêrro Largo, Rio Grande, onde funciona o NTE-18ªCRE, para semana que vem abrir com os mesmos uma página no wiki. Tratamos ontem da água e da energia elétrica (no detalhe, foto de torre de eletricidade em Lund, Suécia). Abaixo o relato na íntegra:

RELATO ATIVIDADES PROA PA – DM 2007

22/03/2007: Das 10 às 12 horas ocorreu o primeiro encontro da turma de 2ª série DM, da EEEF Barão de Cerro Largo, onde está implantado e em funcionamento o NTE Rio Grande, pasra elaboração das atividades do Projeto de Aprendizagem, do curso de pós-graduação Lato Sensu especialização em tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem (PROA) – UFRGS, 2006/2007.
A turma é composta de 10 alunos, 04 meninas e 06 meninos, tendo como profª parceira Jane Degani.
Como comemora-se A Semana da Água, a turma, o cursista José Roig e a profª parceira escolheram sensibilizar a turma justamente para o tema da água, acessando pela internet, com o auxílio de datashow, a página do MMA (Ministério do Meio Ambiente):
http://www.mma.gov.br/ascom/ultimas/index.cfm?id=941.
Mostramos fotos e iniciamos a conversa com os alunos, de forma espontânea, e para grata surpresa nossa, os alunos interagiram de forma natural, com comentários simples e diretos, que foram registrados no quadro magnético do laboratório do NTE-Rio Grande.
O cursista José Roig perguntou aos alunos o que era a água para eles.
O aluno Éder disse que era bonita, Wendell falou que serve para tomar, banho, Maicon, pra beber... Depois, todos começaram a falar suas impressões sobre a água: onde vivem os peixes, baleia, golfinho. Iuri comentou que onde ele mora há muita água (na povoação da Barra, próximo à praia do Cassino).
José Roig falou da importância da água para a cidade do Rio Grande, convidando aos alunos a fazerem uma viagem na imaginação... Falou que ao sairmos da escola, ali bem próximo existe o Museu Oceanográfico e mais adiante a Lagoa dos Patos, indo mais além, perguntou a todos, em direção ao centro da cidade, olhando pro lado esquerdo o que se vê? Água responderam os alunos. Continuou: E se passarmos o local onde as lanchas atravessam pra São José do Norte é o Porto Velho. Se irmos adiante, até o final da rua Mal. Floriano, chegaremos no Porto Novo, que tem muita? Água, disseram os alunos... Seguindo o Porto Novo iremos chegar no Super Porto, que tem? Água e navio, disseram os alunos... Falou-se então sobre a questão dos navios, do transporte de cargas. A profª Jane salientou que a água salgada é imprópria pra beber, e que somente a água doce que é própria pra beber, tomar banho, fazer comida... Um dos alunos disse que a água do canal está suja. Perguntados se caso bebessem água suja o que ocorreria, disseram sem pestanejar que ficariam doentes. Falaram do lixo na água, de bichos mortos, peixes mortos, passarinho morto na água suja... Tudo saindo de forma natural. Lamentamos não ter tido a idéia de gravar os depoimentos... Na próxima aula iremos tentar... Depois dessa conversa, pedimos que escolhessem, dentro do tema água, o que eles gostariam de saber, de pesquisar...
Os alunos Loraine, Sírio, Eder, Wendell e Maicon gostariam de saber sobre os PEIXES. Perguntamos que tipo de peixe? Não definiram nenhum, mas um deles sugeriu os do Taim (reserva ecológico entre os municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar).
Os alunos Elizara, Rita, Iuri, Fabio Junior e Deise se interessaram pela energia elétrica produzida através da água. Queriam saber sobre a luz, como se produz. Da conversa que tivemos sobre o processo de produção de energia, e da pesquisa no Google, ecnotramos e visitamos o site da CELG – Companhia de Energia Elétrica do Estado de Goiás:
http://www.celg.com.br/Pesquisa_EnergiaEletricaGoias.jsp
Ali, passeamos pela página um pouco... E no menu achamos o tema PESQUISA ESCOLAR, muito interessante, e outro link interno da página, chamado Celg kids, com jogos educacionais, cujo tema é a energia elétrica. Combinamos de na próxima aula definir o roteiro de pesquisa (Mapa conceitual básico), pra iniciar a atividade. Mas antes, fizemos uma provocação aos alunos dos dois grupos, aproveitando o tema da energia elétrica, a tecnologia do laboratório do NTE, e a vida cotidiana dos alunos...
Perguntamos o que eles costumavam fazer quando faltava luz, levando em conta que sem energia elétrica, nem TV, rádio, computador, internet funcionava, e ai as surpresas e curiosidades:
Wendell disse que acendia uma vela; Sírio, que a TV dele é a pilha, grande (provavelmente uma bateria, não soube explicar...), Eder disse que o rádio dele podia usar pilha também... Continuamos com a sadia provocação quanto ao tema da falta de energia, perguntando como eles viviam e o que faziam sem a luz (energia) e sem os meios eletrônicos, tecnológicos, citando cada um... Mais surpresas, gratas, aconteceram:
Perguntados: o que vocês fazem quando falta luz?, disseram:
Eder, que conversava... Algo que muitos especialistas atribuem a TV e a tecnologia em geral o fim das conversas familiares, outro aluno disse que saía pra rua, pra brincar... Sírio disse que acendia vela e jogava carta, outro disse que brincava de bola, carro; outra, desenhava, Wendell e Eder comentaram que gostavam de jogar dominó, e Loraine - que além de DM é DV, pois possui baixa visão -, disse que costuma ficar olhando pras paredes.
Para o primeiro encontro, consideramos um sucesso a atividade, pois a interação ocorreu espontânea, natural, provocando reações até inesperados do cursista e da profª apoiadora, dando-nos a grata satisfação de perceber que o alunado, quando estimulado, responde até acima do esperado... Pretendemos, antes da próxima aula, cursista e profª apoiadora, elaborarmos o nosso próprio roteiro de atividades para: orientar o roteiro de pesquisa dos dois grupos (água e energia elétrica), ensinando aos que não conhecem a como acessar sites de busca, como Google e Cadê, como efetuar essa pesquisa através do uso de palavras-chaves, a como abrir uma pasta para cada grupo, no ambiente Windows, para que elaborem e armazenem textos, copiem e colem fotos, etc. Enfim, um início alentador.

José Antonio Klaes Roig (cursista PROA) Jane Veiga Alano Degani (profª apoiadora)