domingo, fevereiro 01, 2009

GPS - Global Poets Society (novo blog)


Caros amigos e visitantes do Letra Viva do Roig, informo que depois dos projetos de literatura colaborativa RPG - Role Poetic Games (Jogos Poticos Virtuais) e R.E.M. - Rapid Eye Movement (Rápido Movimento do Olhar), tenho um novo blog coletivo, chamado GPS - Global Poets Society (Sociedade dos Poetas Globais), que tem por objetivo, como no sistema de localização por satélite, reunir poetas e escritores de língua portuguesa, espalhados pelo mundo afora, seja no real ou no virtual, para compartilhar ideias, projetos e impressões literárias, além de divulgação de suas próprias obras e conhecimento mútuo...
Assim como nos demais blogs, a ideia surgiu de conversas com amigos, via MSN...
O RPG, com a Suellen Rubira e o Leandro Kerr.
O R.E.M., com a Elis Zampieri.
O GPS, com a Ana Matias, também colega de RPG.

Enquanto os dois primeiros projetos são restritos aos seus integrantes, o GPS, pela sua própria formatação e objetivo, está aberto a TODOS que queiram mostrar sua visão particular, de forma colaborativa, em uma língua universal, ou que se propõe a se universalizar... A língua portuguesa, adotada como oficial em 8 países e por cerca de 240 milhões de pessoas, e que tem suas variações linguísticas, expressões idiomáticas, usos e costumes diferenciados, etc. No GPS, pretende-se que cada um mostre um pouco de seu local, onde vive ou mora, ilustrando com fotografias, desenhos, imagens, vídeos e o que mais interessar, num intercâmbio artístico, histórico, literário e cultural...
Depois que eu, José Roig, editor do ControlVerso e Ana Matias, editora do A Solidão Nunca está Sozinha, criamos o blog, recebemos algumas visitas, mas recentemente uma delas tornou-se a primeira adesão, do poeta Jaime A. (pseudônimo), que vive em Lisboa, Portugal, e é editor do blog Sopro divino.
Que outros escritores e poetas que se dedicam a escrever em língua portuguesa, mundo afora, se interessados, visitem e deixem lá seu recado (e suas "coordenadas geográficas" e literárias), para que possamos enviar convite para co-autoria no blog GPS (é preciso o envio de um endereço eletrônico para que isso ocorra).

Observação: Imagem acima, banner do GPS - Global Poets Society / Sociedade dos Poetas Globais (ou poetas do mundo que escrevam em português).