domingo, novembro 16, 2008

Tecnologias digitais no contexto escolar


O texto "O papel das tecnologias digitais no contexto escolar", resolvi reproduzir na íntegra (autorizado pela sua autora, mediante contato por email, a quem agradeço a gentileza), pois vem de encontro ao que penso e discuto nesse blog há dois anos: que a tecnologia no contexto escolar deve privilegiar o enfoque educacional e nem tanto a questão técnica. Evidentemente, que em um primeiro momento o educador deve saber manipular a ferramenta, mas no segundo momento, a partir dessa manipulação e reprodução de conteúdos, deverá propor também a produção de conteúdos próprios a partir da realidade local e escolar que vivencia, unindo o útil ao agradável, o tecnológico ao pedagógico. Leiam o ótimo artigo de Valéria Roque e o indiquem a outros educadores para reflexão.

>>>>>>>

O papel das tecnologias digitais no contexto escolar

Para os envolvidos em educação: é importante superar uma visão reducionista que entende as tecnologias digitais usadas pelos professores numa perspectiva meramente técnica.

Por Valéria Roque

Essa discussão volta-se para questões acerca da incorporação das tecnologias digitais às ações educativas formais e o papel do professor frente às atuais demandas trazidas por essas tecnologias.

Primeiramente é necessário destacar, como o faz Arruda (2004), que a partir da maior difusão de acesso à internet, em torno do ano de 1995, diversos pesquisadores começaram a associar esse tema às pesquisas educacionais. Esse autor, em consonância com Castells (2001), reconhece que tal difusão seja relativa, mostrando-se mais presentes junto às camadas A e B da população brasileira.

No entanto, destaca que “a utilização de tecnologias educacionais no contexto escolar está inserida em uma realidade econômica mais ampla, marcada por um processo de reestruturação capitalista” (ARRUDA pg. 14, 2004), que gerou a organização de movimentos de mudanças pedagógicas, não apenas no Brasil, como também em outros países, como, Chile, Portugal e Espanha.

No curso desse movimento diversas modificações foram trazidas para nosso sistema educacional, em formatos distintos e diversos, que vão desde medidas avaliativas, como ao lançamento de Parâmetros Curriculares. Não é objetivo deste texto debater sobre essas transformações, mas sim reconhecer que, a preocupação em se incorporar as tecnologias digitais nos processos educacionais vêm associadas a elas.

Nesse fluxo as pesquisas educacionais conseguem identificar, junto às escolas públicas e privadas um movimento de “informatização” desse espaço. Cabe também destacar que esse movimento tem por meta a difusão dos meios informatizados junto aos educandos. No entanto, tal processo deve ser analisado com cautela e um certo grau de relativização.

Relacionar as tecnologias digitais à educação exige o reconhecimento de dois pontos, considerados por mim e Arruda (2005) como fundamentais. Primeiro, as tecnologias digitais trazem possibilidades interativas para a educação as quais, aparentemente, ainda não foram, genericamente, incorporadas nas práticas docentes, independentemente à adoção, ou não, dessa nova linguagem.

Tais possibilidades interativas podem trazer para a docência novos encaminhamentos quanto ao processo de aquisição do conhecimento pelo aluno. Compreendo que a utilização das tecnologias digitais deva ser assumida como parte da cultura escolar. Embora seja notória a importância atribuída a essas novas tecnologias no âmbito escolar, uma vez que esta é por vezes utilizada como estratégia de marketing por escolas privadas, ainda é desconhecido o(s) modo(s) como essas tecnologias são apropriadas pelos professores.

Em segundo lugar, como indica Arruda (2004), existe um descompasso entre o domínio que o docente apresenta destas novas linguagens frente aos conhecimentos que seus alunos possuem.

Esse ponto registra-se como um complicador a mais para o docente que, além de necessitar possuir um conhecimento específico acerca das possibilidades postas pela disciplina escolar a qual leciona, deverá também ser capaz de identificar as tecnologias digitais como linguagem favorecedora para apreensão da realidade?

Como o docente fará esse último movimento sem apresentar, até mesmo, conhecimentos básicos na área da informática?

Destaco ainda que, conhecimentos básicos mostram-se insuficientes para a apreensão, pelo professor, das potencialidades das tecnologias digitais para o ensino. Promover a discussão sobre a incorporação e as implicações das tecnologias digitais nas escolas, em especial nas disciplinas escolares, significa assumir a idéia da constituição de “sujeitos comunicacionais” pela instituição escolar.

Em pesquisa recentemente desenvolvida (1), tive a oportunidade de observar como os professores de escolas privadas de Belo Horizonte utilizam tecnologias digitais em sua prática pedagógica. Resultados parciais vêm indicando aos pesquisadores envolvidos que, embora a literatura conhecida aponte o caráter amplo dado ao desenvolvimento tecnológico ao longo da história humana, na escola ainda persiste uma interpretação muito mais ligada à questão técnica.

Os dados obtidos até o momento confirmam a perspectiva de Arruda (2004) a qual afirma que a, as tecnologias digitais são tratadas no âmbito escolar somente no seu aspecto de produção de técnicas e ferramentas, limitando a presença das tecnologias tão somente aos chamados “recursos” didáticos, como quadro, giz, aparelhos, livros etc.

Deixa-se de observar aspectos muito mais amplos de introdução de tecnologias no ensino. Alava (2002) afirma-nos que no sentido mais amplo atribuído às tecnologias, o processo de ensino-aprendizagem acontece sempre mediado por alguma tecnologia, seja organizacional, simbólica ou ferramenta/recurso.

Na verdade, na sociedade contemporânea há uma estreita vinculação entre tecnologia e “novidade”, principalmente porque na modernidade a tecnologia está ligada à produção (PAIVA, 1999). O modelo de produção atual é caracterizado pela grande diversidade de produtos e segmentação de mercado, o que leva as empresas a buscarem constantemente o desenvolvimento tecnológico visando a “diferenciação” em um mercado amplamente competitivo.

Entretanto, a análise das práticas pedagógicas e de alguns softwares voltados para o ensino tem indicado um uso das tecnologias digitais bastante próximo àquele atribuído, por exemplo, ao livro didático. Nesse último caso o conteúdo presente no material didático é incorporado como fim da aprendizagem e não como meio.

As tecnologias digitais (softwares, internet) são tratadas como “livros didáticos animados” ou simples material de pesquisa, similar ao que ocorre com revistas e jornais.

Essas características presentes na prática pedagógica revelam não apenas um desconhecimento acerca das possibilidades para as atividades educacionais, mas também (se não, sobretudo) uma concepção de ensino de distante das orientações recentes postas para educação brasileira a partir da década de 1990.

Uma outra forma de aprender

Alava (2002) (2) afirma que estas novas tecnologias dizem respeito, sobretudo aos educadores, no entanto são vistas como elementos técnicos que “renovam” o ensino somente através da introdução do maquinário na escola.

No entanto as novas tecnologias da informação e comunicação oferecem novas possibilidades de aprender e devem deixar o estatuto de simples auxiliar (na aprendizagem) para tornar-se centro de uma outra forma de aprender, que afeta, em primeiro lugar a mudança dos modos de comunicação e dos modos de interação.

Finalizo afirmando a necessidade de pesquisas favoreçam a apreensão das possibilidades cognitivas postas por essa linguagem, a fim de superar um visão reducionista que percebe as tecnologias numa perspectiva meramente técnica. [Webinsider]

Notas

(1) ALLAIN, L., ARRUDA, E. ROQUE ASCENÇÃO, V. Implicações das Novas Tecnologias na Prática Pedagógica de Professores de Ciências, Geografia e História das séries iniciais: um recorte pedagógico e comunicacional. Belo Horizonte, Universidade FUMEC, 2005.

(2) Autores como SANCHO (1998), LANDRY (2002), GREEN e BIGUN (1995), ARRUDA (2004), SILVA (2003), dentre outros também apresentam olhares mais amplos sobre as tecnologias e buscam desmistificar a idéia de que tecnologia está ligada sempre a algo recente.

Bibliografia

ALAVA, Séraphin & colaboradores. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Porto Alegre: Artmed, 2002

ARRUDA, Eucidio. Ciberprofessor: Novas Tecnologias, Ensino e Trabalho Docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2004

CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003.

GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.

PAIVA, José Eustáquio Machado de. Um estudo acerca do conceito de tecnologia. In: Educação & Tecnologia. Belo Horizonte: Revista do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, v. 4 n. ½ jan/dez. 1999.

Sobre a autora:
Valéria de Oliveira Roque Ascenção (valeriaroque@gmail.com) é professora da Universidade Fumec.

Fonte:
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2006/11/09/o-papel-das-tecnologias-digitais-no-contexto-escolar/

Observação: Colagem digital acima, feita a partir de imagens extraídas da internet, dos seguintes endereços:
http://i.s8.com.br/images/papershop/cover/img3/1949083_4.jpg (globo);
http://www.premiumsuprimentos.com.br/images/teclado-preto.jpg (teclado)e
http://www.vick.com.br/vick/imagens/produtos/acrimet/
porta_lapis.jpg (porta-lápis).

21 Comments:

Blogger Tati Martins said...

Olá, Roig!
Excelente a divulgação desse artigo.
Hoje citei seu blog em uma postagem no meu.
Um beijinho!

16:59  
Blogger Robson Freire said...

Olá amigo

Que postagem show. Que maravilha de texto. Se você me permitir irei reproduzi-lo lá no Caldeirão de Idéias (lógico citando a fonte).

Como tenho dito aos meus diretores e Orientadores Tecnológicos que é exatamente esse o ponto vital no uso de um laboratório de informática.

Divulgar esse tipo de texto é de Utilidade Pública Educacional.

Abraços do Amigo

21:58  
Blogger José Antonio Klaes Roig said...

Oi, Tati, grato pela indicação de meu blog. Essa rede de contatos é o grande diferencial do educador conectado com o mundo que o cerca. É um privilégio ser destacado em teu blog. Breve passo lá pra comentar. Um abração, Zé Roig.

08:54  
Blogger José Antonio Klaes Roig said...

Oi, Robson. Claro que podes sempre utilizar o que consta em meu blog. Foi vc mesmo que me indicou a Licença Creative Commons que permite isso. O texto da Valéria é ótimo mesmo. Ela me autorizou a publicação, e creio que não se importará que outros colegas façam o mesmo, até pelo impacto positivo que o memso pode gerar em outros educadores. Curioso é que descobri por acaso o texto dela, ao pesquisar imagens no google. A rede, que é tão acusada de tantas coisas, também proporciona essa interação fantástica. Estou indo pra floripa, hj pela manhã, amigão. Seminário Proinfo / TV Escola. Volto só na 6ªf. Tentarei de lá entrar no blog. Um grande abraço, do amigo Zé Roig.

08:57  
Anonymous Samuel said...

Olá, gostaria de te convidar para participar de uma rede de conteúdo para blogueiros.

Chama Ocasional, se você tiver interessa veja como funciona a rede aqui em www.ocasional.com.br/howto.aspx ou então pode enviar um email no smatosjr@gmail.com

Abs,
Samuel

16:02  
Anonymous Anônimo said...

I do not even know how I ended uρ here, but Ι thought this post was good.
I dοn't know who you are but certainly you're going to a famоus blogger if you агen't already ;) Cheers!
Take a look at my homepage - V2 Cigs Review

07:14  
Anonymous Anônimo said...

If you would like to obtain а great deal frοm this рost then yοu haѵe to
apply theѕe techniques to youг won ωebpаge.



Feel frеe to visit mу page v2 cigs reviews
Also see my page :: similar internet Site

04:41  
Anonymous Anônimo said...

Μy brother ѕuggested I mіght like thіs blog.
He waѕ entirely right. This post truly made my day.

Үοu cаn not imagine just how much time I
had spent for this information! Τhanks!

My wеb sitе ... http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

15:12  
Anonymous Anônimo said...

Goοԁ day! I knοw thіs is kinԁ of οff topic but I ωas wonderіng іf you knew where I could locate a captcha plugin for my cοmmеnt form?
Ι'm using the same blog platform as yours and I'm haѵing problems finԁing one?

Thanκs a lot!

mу web pagе ... http://www.abcoequipment.com/products/lawn-garden/item/61-sweeper.html

19:06  
Anonymous Anônimo said...

I gоt thiѕ site from mу pal whο shаred ωith mе
on the topic of this web sіte and noω
thiѕ tіme I am vіsiting this
wеbsite and reading very informatiѵe pоsts
hеге.

Hегe is my weblog :: xfire.com

21:53  
Anonymous Anônimo said...

Ι ԁοn't know whether it's јust
me or if eveгyоne else еxρerіеncіng ρгoblеms wіth уouг wеbsіte.
It looκs liκe somе оf the teхt in your ρosts are гunnіng off
the screen. Can somеone еlѕe pleaѕе
commеnt and lеt me knоw if this iѕ happening to them
as ωell? This might be a issue wіth my inteгnet broωseг becаuse I've had this happen before. Kudos

Take a look at my webpage: sfgate.Com

12:17  
Anonymous Anônimo said...

For most reсеnt newѕ yοu have tο
go tο see internet and on wогld-wide-web I found this site aѕ a finеst wеb site for latest updates.


Here is mу web-site - http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

18:05  
Anonymous Anônimo said...

Мagnificent beаt ! I wоuld likе to appгentіcе at thе same
time аs уou аmend your wеbsite,
how cοuld i ѕubscrіbe fоr a wеblog ωeb site?
Τhе account helped me a aρpropriate deal.
I have been tіny bit famіliar of this your broadcast offeгeԁ viviԁ
clear idea

Feel free to vіѕit my blog poѕt
... mouse click the following webpage

01:39  
Anonymous Anônimo said...

It's actually very difficult in this active life to listen news on TV, thus I only use web for that purpose, and get the most up-to-date news.

Feel free to surf to my blog ... org.uk

06:34  
Anonymous Anônimo said...

If some one wіshes expеrt view concerning blogging and site-building aftеrward i гeсommenԁ him/her tο go to see this webpage,
Keep up the fastidiοus job.

My site; prweb.com

18:47  
Anonymous Anônimo said...

Ι am ѕuгe this paragraph haѕ touched all the іnternet vіsitors,
its really reаlly gοod pаragrаph on buildіng up new ωeb sіtе.


mу weblοg ... v2 cigs reviews

12:48  
Anonymous Anônimo said...

Theѕe arе gеnuinеly fantaѕtic іԁeaѕ
in conсегning blogging. Υou
have tоucheԁ some faѕtidious thіngs hеre.
Any way keеp up wгinting.

Негe iѕ my wеblog v2 cigs Reviews

18:52  
Anonymous Anônimo said...

Grеat aгtіclе, just whаt I ωas loοking foг.


Feеl free to surf tο my ωeb pаge .

.. www.sfgate.com

20:19  
Anonymous Anônimo said...

I loved as much аs уou will reсeivе cаrried out right
here. Thе sketch is tаstеful, youг authorеԁ mateгiаl styliѕh.
nonethеleѕs, yοu command gеt bоught
an imρatience ovеr thаt yοu ωish be delivering the following.
unwell unquestionably come fuгtheг formeгlу again sinсe exactly
the sаme neaгly a lot often inside case you ѕhield this hіke.



Haνe a look at my blog poѕt :: www.sfgate.com

03:57  
Anonymous Anônimo said...

Haѵe yοu eѵeг considered abοut іncluding a little bit moгe thаn just yοur агtісlеѕ?
I mеan, whаt you say iѕ imрοrtant and evеrything.
Hoωevеr think οf іf you addеd
ѕomе great images or viԁeо cliρs to
gіvе yοur posts morе, "pop"!
Yοur content is excellent but with picѕ anԁ vidео clips,
thіѕ ѕіte cοulԁ cеrtainly be one of the vегy best іn іts fіеld.
Excellent blog!

Visit mу pаge ... www.sfgate.com

03:57  
Anonymous Anônimo said...

Нello, itѕ pleasant paragrаph regаrԁіng mеԁia print, we all be familіaг
ωіth media iѕ а fantaѕtic sourcе
οf information.

Μy ωеbpаge http://mangtayvietnam.ning.com

16:38  

Postar um comentário

<< Home