terça-feira, novembro 18, 2008

Participando do Seminário Proinfo e TV Escola - Edição Sul


Estou, em Florianópolis, desde ontem a noite, para participar de 18 a 20/11, do SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA - EDIÇÃO SUL, promovido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED), por intermédio das Diretorias de Infra-estrutura em Tecnologia Educacional (DITEC) e de Produção de Conteúdos e Formação em EAD (DPCEAD), órgãos vinculados ao Ministério da Educação - MEC.
O seminário, acima citado, dará oportunidade para que se conheça os trabalhos mais exitosos desenvolvidos pelos NTE/NTM (Núcleos de Tecnologia Educacional, estaduais e municipais) da região Sul e do Grupo 2 de São Paulo da região Sudeste, bem como discutir os problemas, soluções e novas formas de ação, propiciando reflexões acerca do uso adequado das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação. Também debater sobre a implementação Programa Nacional de Tecnologia Educacional-ProInfo e da TV Escola, em seus quatro eixos de abordagem (infra-estrutura, conexão, conteúdo, capacitação).
Como hoje, e durante a semana, a carga de trabalho será longa (palestras, oficinas, apresentações de experiências exitosas), com retorno para casa somente sexta-feira, nada como um passeio de manhã cedo pela beira da bonita praia dos Ingleses (foto acima). Do hotel em que estou hospedado ao que ocorrerá o evento dá uma bela caminhada de certa de 15 a 20 minutos pela beira-mar. Respirar ar puro, oxigenando as idéias, é uma boa terapia sempre para enfrentar os desafios do cotidiano, seja tecnológico, educacional ou não.
Participam do seminário, multiplicadores e técnicos em informática educativa dos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.