quarta-feira, novembro 19, 2008

Muitas novidades tecnológicas para a educação

Nesse segundo dia de Seminário Proinfo e TV Escola - Edição Sul, promovido pelo MEC e realizado em Florianópolis, na praia dos Ingleses, muitas novidades tenho para contar, principalmente na questão da tecnologia educacional.
Foi um dia cheio, como técnico em informática (além de acumular as funções de multiplicador/formador de informática educativa no NTE Rio Grande/18ª CRE). Participei, neste 19/11, de 04 oficinas interessantíssimas:
Manhã:

- Certificado digital: segurança nas transações eletrônicas realizadas com os aplicativos do MEC via internet, com Cristiano Bento (foto acima), que mostrou-nos como a certificação digital mantém a privacidade nas transações via internet, que não serão lidas por ninguém; integridade do documento (sem alterações); autenticidade do mesmo (garantia da origem do referido) e não repúdio, ou seja, garantia que só o titular faz a operação.
Fonte: http://certificacaodigital.mec.gov.br

- Tecnologia multiterminais e wireless nos laboratórios do Proinfo, com Renato Silva (foto acima), onde pudemos fazer a instalação da rede wireless (sem fio) nas máquinas do laboratório e conhecer diversos tipos de multiterminais (equipamentos que permitem o acesso e a convergência de diversas mídias em um mesmo maquinário, dentre eles o Artur (um projetor multimídia e multifuncional, que é datashow, com gabinete, gravador e leitor de DVD, pen drive, possuindo ainda teclado, mouse e mouse sem fio (tipo controle remoto), caixa de som embutida, etc (conforme fotos ao final dessa postagem) e a carteira digital (ou mesa digital), imagens ao final desta publicação.
Artur (o projetor multifuncional) é um projeto desenvolvido pelo MEC, já em sua 3ª versão de teste para futuramente ser disponibilizado para as escolas da rede pública e NTEs/NTMs do Brasil. Já a carteira digital é um projeto desenvolvido pela Prefeitura de Serrana, SP, e também divulgado perante o MEC, estando em análise. Além desses, fotografei um poster da TV Pen Drive, desenvolvida pelo estado do Paraná, que eu já tinha conhecimento noutro encontro do Proinfo, aqui em Florianópolis. A TV Pen Drive (imagem abaixo deste post), como o próprio nome diz, permite que o professor possa conectar tal equipamento na entrada da TV, e passar de vídeos a músicas, de fotografia a outrso tipos de arquivo, em tela de 29 polegadas. cada sala de aula possui o equipamento citado. São inovações que promovem novas formas de uso da tecnologia no cotidiano escolar, e que requerem que o educador se integre a essas novas possibilidades.
Tarde:

- Instalação Linux Educacional 2.0 em Dual-boot, com Regiane Carvalho (foto acima), onde pudemos particionar (dividir) o HD do microcomputador em dois, mantendo o sistema operacional Windows em uma e instalando o software livre, distribuição Linux Educacional 2.0, desenvolvido pelo MEC, na outra parte;

- Georeferenciamento: Tecnologias e principais aplicabilidades, com Milton (foto acima), onde pudemos trabalhar, entre outras coisas, com o portal do MEC abaixo, que permite a utilização de ferramentas e a visualização de dados geográficos e estatísticos, disponiblizados ao educador:
http://atlas.mec.gov.br

Novidades tecnológicas para a Educação:
TV Pen Drive

Carteira Digital

Artur - projetor multimídia multifuncional