quarta-feira, março 26, 2008

Nossa Língua Nossa Pátria


Por indicação de minha prima Rejane (bibliotecária), fui incluído na lista do prof. Eduardo Fernandes Paes (Porto Alegre-RS-Brasil), que mantém um sítio a serviço da Língua Portuguesa, chamado NOSSA LÍNGUA NOSSA PÁTRIA, que trata também de Educação e de Literatura Brasileira. Periodicamente, através de mensagens de correio eletrônico, recebo artigos e notícias. Visitando mais detalhadamente o sítio, descobri algumas curiosidades e preciosidades, como as que indico abaixo, e que tratam de Educação:
EDUCAÇÃO MITOLÓGICA
O PROFESSOR DO FUTURO
O ESTUDANTE DO FUTURO
O PROFESSOR PROVOCAÇÃO
A ESCOLA INCLUSIVA - CARACTERÍSTICAS IDEAIS
QUANDO O PROBLEMA NÃO É O ALUNO
COMO SERÁ A EDUCAÇÃO DA PRÓXIMA GERAÇÃO? (OPINIÃO DE 12 PENSADORES)

Conforme apresentação no sítio:
O Prof. Eduardo Fernandes Paes é formado em Letras (Português-Literatura) pela Universidade Gama Filho - RJ -, com especialização em Tiflopedagogia. Promove cursos de Atualização em Língua Portuguesa, Redação Escolar e Oficial, Informática para cegos e Sistema Braille.
Preocupado com o rápido e fácil acesso à informação e ao conhecimento pelos seus companheiros de deficiência, o Prof. Eduardo Paes decidiu criar esta página a fim de torná-la uma fonte permanente de consulta de assuntos referentes à Língua Portuguesa, à Educação e à Literatura Brasileira.
Sendo também cego, produziu esta página com a ajuda do programa Intervox (software para geração de home pages), o qual integra o Sistema DOSVOX, específico para deficientes visuais, desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob a coordenação do Prof. José Antonio Borges.


O download gratuito do Programa DOSVOX pode ser feito através do endereço
http://intervox.nec.ufrj.br/dosvox

E-mails de contato do Prof. Eduardo Paes:
nlnp.ep@terra.com.br
nlnp_edu@yahoo.com.br

Observação: Imagem acima, colagem de minha autoria, a partir de outras duas imagens capturadas da internet:
www.quintandinha.com (Mapa do Brasi) e
http://mundoafora.wordpress.com (lápis na mão).