quarta-feira, março 26, 2008

Aplicativo gratuito que converte apresentações de slides em vídeo


Resolvi postar em meu blog a indicação da colega Márcia Paganello, do blog Me Acharam, referente ao E. M. Free PowerPoint Video Converter 1.0, que é um aplicativo gratuito que transforma apresentações de slides em vídeo, em diversos formatos. Inclusive mp4, para tocar no iPod e enviar para o YouTube, claro. 100% livre de vírus.
Márcia que tem um trabalho admirável na educação e um blog de refência para mim, diz ter baixado e testado o referido programa, que segundo a mesma é de fácil instalação e rápido para converter seus slides em vídeos.
Quando se discute tecnologia e educação, deve-se discutir formas não apenas de reproduzir conteúdos já previamente feitos por terceiros, mas também incentivar o uso da informática e dos multimeios e mídias em geral na produção de conhecimento, informação e conteúdos pedagógicos.
Esse aplicativo indicado por Márcia é um dos meios de agregar diversas tecnologias em prol da educação, já que envolve o uso de imagens que podem ser de câmera digital, capturadas da internet, ou produzidas no paint ou outro meio digital, ou até mesmo artesanal, desenhado pelos alunos e escaneado/digitalizado para um microcomputador. Uma apresentação de slides convencional - feita para rodar num micro e, se a escola tiver um datashow, numa sala de vídeo -, pode também ser convertida em vídeo (editada num programa como o Movie Maker, ou similar) e publicada no You Tube. De lá, pode-se inserir essa imagem num blog, numa página de internet, ou num aparelho de DVD conectado a televisão.
Diante dos avanços que a TV Digital se propõe a oferecer em breve ao público brasileiro, saturado de uma programação repetitiva e pouco instrutiva, produzir o próprio conteúdo escolar, que pode ser também artístico e cultural, é um grande achado para o educador do século XXI. Parabéns a colega e amiga Márcia pela indicação. Convido aos visitantes do Letra Viva que visitem também o blog Me Acharam , sempre com interessantes sugestões, que merecem ser conhecidas e universalizadas.
Observação: Imagem acima (aquário425), extraída da internet do endereço
http://www.xpock.com.br.jpg. Aproveitando o gancho da imagem, ouvi há tempos atrás, um radialista comentar que certa cidade interiorana brasileira (não me recordo local), tinha um canal de TV, não lembro se estatal ou comunitário (estou com a memória falha), e que ficou durante um mês mostrando sistematicamente um vídeo de um aquário com peixinhos coloridos (como da imagem no alto). E pasmem, de acordo com o radialista, quando a TV voltou a programação normal, a audiência que tinha subido com o tal vídeo, despencou. Eu não duvido nada disso, pois atualmente com programas que dizem ser um show de realidade, e outras simulações, melhor ver um aquário digital, do que "peixes" em forma de gente numa casa com piscina e coisa e tal, por quase 3 meses, nada fazendo, nada dizendo, nada contribuindo para tamanha exposição e premiação. Se fosse pra mostrar um programa educacional que premiasse ao seu final com 1 milhão de reais, veiculado em horário nobre, como esses tais Reality Shows, não dariam espaço. Diriam que a audiência prefere isso e aquilo. Mas, que eu saiba, a audiência, em TV aberta, assiste ao que tem, sem muitas opções, já que se mudar de canal estarão lá os mesmos programas com outras pessoas, etc e tal. Claro, existem as exceções. Não reparem, é apenas uma reflexão provocativa ou uma provocação reflexiva.