sexta-feira, março 14, 2008

Aniversário da Academia Rio-Grandina de Letras

Em 14 de março de 1981, foi fundada, na cidade do Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, a Academia Rio-Grandina de Letras, no Dia Nacional da Poesia, em cerimônia ocorrida no Auditório Barão de Vila Isabel, da Biblioteca Rio-Grandense. A instituição literária, artística e cultural teve como um de seus fundadores o teatrólogo Coriolano Benício. Segundo o registro da 1ª Ata da ARL: "Após a Hora de Arte procedeu-se a instalação da Academia Rio-Grandina de Letras, falando por primeiro Coriolano Benício, fixando-se na importância do acontecimento, seguido pelo Jornalista Paulo Menezes, manifestando o seu entusiasmo pelo acontecimento. Depois foi constituído um triunvirato ou Comissão Administrativa, a fim de encaminhar os primeiros passos da novel Instituição Cultural. Ficou a Comissão assim constituída: - Dr. Joaquim Luiz da Silva Filho – presidente, o poeta Carlos Martins da Silva – secretário e o Jurista João Marinônio Carneiro Lages – tesoureiro.”
Atualmente, João Lages, um dos fundadores, é o presidente da ARL. Eu tive o privilégio de ingressar na instituição, em 07/10/2005, por indicação da confreira Zeni Silveira de Silveira, poeta, professora e ex-colega de trabalho na 18ª Coordenadoria Regional de Educação, onde atuei nos anos 2001-2002 com assessor jurídico. Ocupo a cadeira de nº 6, cujo patrono é o prof. Antonio Gomes de Freitas, e que teve como primeiro ocupante o poeta Carlos Martins da Silva (1º secretário da instituição).
No processo de ingresso, foi-me informado das cadeiras disponíveis, e ao deparar-me com o nome do patrono da cadeira nº. 6, a escolha foi automática e sintomática. Primeiro, pelo fato de que morei justamente na rua de mesmo nome, e, depois, que foi ali, após um momento de perda familiar e grave crise financeira, que comecei a reestruturar minha vida. Digamos que na rua prof. Antonio Gomes de Freitas reiniciei minha vida. Digamos também, que foi a partir do ingresso na ARL que iniciei uma nova fase em minha vida. Casualidades a parte, a escolha da cadeira por conta do nome de seu patrono foi decorrência desse processo, às vezes involutário, em que precisamos reiniciar a vida, como fazemos quando trava o computador: control+ alt+delete.
Tenho como confrades e confreiras na ARL ex-professores do Direito e da especialização em História do Rio Grande do Sul. E como nada é por acaso na vida, credito aos que fazem parte de minha vida uma boa parcela do que sou. Não fossem as aulas de Direito Constitucional e Administrativo, ministradas respectivamente pelos profs. Péricles Gonçalves e Gil Barlem, e eu não teria dado conta do desafio de ser assessor jurídico na área da Educação; não tivesse cursado a especialização em História do Rio Grande do Sul: sociedade, política e cultura (2006), e faltaria-me bagagem para prestar exame para o mestrado em Letras, área História da Literatura, e, sendo aprovado, cursar o mesmo em 2007 (créditos), estando em 2008 escrevendo a dissertação que ampliará os estudos sobre a vida e obra de Érico Veríssimo, já feitos na especialização, com enfoque histórico, e agora, no mestrado, com a perspectiva literária.
Portanto, como gosto de dizer aos amigos, repetindo o aforismo de um autor não-identificado (por mim): "Nada é por acaso, nem mesmo o acaso".
Parabéns à ARL, pelos seus 27 anos, e pela oportunidade deste educador - poeta e escritor nas horas vagas -, poder participar das atividades da entidade, dentre elas, integrando a Comissão Editorial da página da Academia Rio-Grandina de Letras, que pode ser acessada on-line, todas às terças-feiras, no Jornal Agora , de Rio Grande-RS-Brasil. Por sinal, neste 14/03, aniversaria também o diretor-presidente do referido jornal Sr. Germano Leite - que gentilmente cedeu espaço em seu conceituado veículo jornalístico para a página da ARL - a quem extendo os parabéns.
Observação: Imagem acima, brasão da Academia Rio-Grandina de Letras, que reúne-se em sábados intercalados, no Sala Abellard Barreto, do Centro Municipal de Cultura de Rio Grande, na rua Mal. Floriano esquina com Coronel Sampaio, sendo aberta ao público visitante. Neste sábado, 15/3, haverá reunião ordinária, a partir das 14 horas. Cada reunião é composta de duas partes: literária, em que os integrantes lêem ou declamam prosa e verso de sua autoria ou de terceiros, além de discutir aspectos históricos, artísticos e culturais do município e região; e administrativa, em que são tratados aspectos burocráticos da instituição.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Desejo saber quando sairá o resultado do concurso de poesia.
professorpimenta@bol.com.br

14:18  

Postar um comentário

<< Home