quinta-feira, março 06, 2008

Em algum lugar do futuro, em busca do passado...


Já comentei neste blog que fim de semana passado assisti com meu filho o belo e criativo desenho da Disney A Família do Futuro , que traz a seguinte história: "Lewis é um jovem inventor que cria máquina capaz de recuperar lembranças perdidas. Ele só quer encontrar em suas memórias a figura de sua mãe, que o abandonou quando bebê, mas acaba viajando no tempo. Em algum lugar do futuro, ele encontra uma família cuja sobrevivência está em suas mãos" - essa resenha pode ser lida no Yahoo Cinema. O menino cria o que chama de Memory Scanner, ou escâner de memória, que atua através de laser que escaneia as memórias que estão no córtex cerebral e remetem para a tela, a partir de um teclado onde é inserido dia, hora e local desejados. Fantasia pura, não é mesmo?
E não é que, ao acessar minha conta de correio eletrônico, descobri que esse equipamento, um tal de scanner que recupera as memórias, existe?!? Sim! Segundo notícia extraída do portal Yahoo! Brasil essa tecnologia já existe, e é "um sistema que lê imagens do cérebro e pode permitir no futuro a leitura dos sonhos".
Segundo a reportagem: "Na edição desta semana da revista Nature, uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley relata a criação de um sistema capaz, ainda que de modo rudimentar, de ler a mente humana, traduzindo o que se passa no córtex visual primário do cérebro". Qualquer semelhança com a sinopse do filme não é mera coincidência. Não pude precisar quem imitou quem antes. Se foram os realizadores do desenho que sabendo destes estudos primários usaram como argumento, ou vice-versa. O desenho foi lançado em 2007, mas deve ter iniciado a produção um a dois anos antes. Já o equipamento real não consta a data do início da pesquisa, que pela complexidade também deve ter começado alguns anos atrás.
Maiores detalhes e íntegra da reportagem podem ser obtidos clicando no link abaixo. Acreditem se puder, não é brincadeira. Mais um incrível avanço da Ciência e da Tecnologia, remetendo a ficção científica (FC) para o nível de mero antecipador da realidade.

Pesquisadores criam sistema que lê imagens do cérebro

Imaginem só as implicações e complicações de tudo isso, se usado em larga escala... Seria o fim das Comissão Parlamentares de Inquérito (CPIs), que investigam pra chegar a poucos resultados concretos; dos processos judiciais quilométricos e intermináveis (que autores de idade avançada para acompanhá-los em vida, só usando uma máquina do tempo); da desnecessidade em diante dos testes de paternidade, dos testemunhos falsos, da hipocrisia, da mentira e de tanta coisa nociva que domina a sociedade e o homem, desde o início dos tempos. Parece algo fantástico demais para que, embora possível, possa entrar em funcionamento sem restrições, justamente dos impecilhos colocados por figuras que detém o poder, que para ficarem eternamente no poder usam de todos os meios possíveis para fraudar, inclusive as máquinas, que criam dossiês falsos para invadir países, que utilizam de subterfúgios para burlar as leis internacionais. Seria o fim ou início da espionagem, noutro nível, no mundo digital. Enfim, se fosse ficção já seria por si só fantástico, sendo possível e real, é algo inimaginável suas implicações a médio e longo prazos. Sem falar que não necessitaríamos mais de câmeras digitais e filmadoras, bastava ter o tal Memory Scanner para acessar as imagens de nossa vida real.
Mas calma. A equipamento ainda é rudimentar. Não estamos nesse nível de busca e apreensão das memórias. Vejam só, segundo o texto: "A nova técnica pode permitir, no futuro, o desenvolvimento de um sistema que faça a leitura da memória ou dos sonhos, já que reconstrói imagens visuais. No entando, os cientistas dizem que por enquanto a técnica pode ser aplicada apenas com imagens estáticas já que os aparelhos de ressonância magnética conseguem fazer apenas uma leitura a cada três ou quatro segundos, o que torna impossível decodificar a atividade cerebral no caso das imagens em movimento". Então, pra quem gosta de olhar, pensar, dizer e fazer bobagens que se cuidem, os dias estão contados! O futuro não é mais como antigamente!

Observação 1: Imagem acima, do filme A Família do Futuro, mostrando o Memory Scanner que recupera memórias de quem o utiliza, extraída do endereço
http://br.cinema.yahoo.com/
filme/13722/foto/foto4/afamiliadofuturo.
Observação 2: Imagem da máquina que recupera lembranças perdidas, extraída do endereço
http://br.noticias.yahoo.com/s/06032008/25/
manchetes-pesquisadores-criam-sistema-le-imagens-cerebro.html

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home