sábado, março 01, 2008

Inclusão inteligente: Jornal Agora



Publicada na edição on-line deste 1º de março, no Jornal Agora, de Rio Grande - RS - Brasil, e à p. 4 da versão impressa do mesmo, matéria com o titulo de INCLUSÃO INTELIGENTE, que trata do Projeto de Informática na Educação Especial, referente inclusão sob os aspectos tecnológico, educacional e social, da qual sou coordenador, contando com apoio das professoras da Educação Especial da E.E.E.F. Barão de Cêrro Largo, do mesmo município.
Vejam o link para a reportagem, logo abaixo:

INCLUSÃO INTELIGENTE

Observação 1: A 1ª foto acima, 2ª série turma DM, da profª Jane Degani, idealizadora do projeto, em que os alunos numa das primeiras fases da atividade interagem com a máquina através de jogos educacionais, para manusear mouse, teclado, coordenação motora, lateralidade, etc. O projeto de aprendizagem (PA) com essa turma, usando a educação ambiental (grupos água e energia), serviu para que eu e minha colega Janaina discutissemos no TCC (trabalho de conclusão de curso), a questão da inclusão e aprendizagem de portadores de necessidades educativas especiais (PNEEs) em laboratório de informática, dentro da especialização em tecnologia educacional (UFRGS-2006/2007). As atividades com essa turma não foram restritas ao laboratório de informática do NTE Rio Grande/18ª CRE, onde somos multiplicadores de informática educativa, capacitando também professores do ensino público estadual para o uso dos multimeios e da informática no ambiente escolar. Tiveram atividades na própria sala de aula, na biblioteca da EEEF. Barão de Cêrro Largo e saídas de campo, para que os alunos vivenciassem em parte, questões discutidas nos demais ambientes de aprendizagem. O referido PA pode ser visitado, acessando o endereço
http://janainaejose.pbwiki.com/
Observação 2: A segunda foto acima, trata-se do Projeto Hagaquê, em parceria com a profª Simone Zogbi, regente da 4ª série regular e inclusiva, da Escola Barão, onde alunos regulares e incluídos atuam em conjunto. No detalhe da foto, os alunos criam cada qual a sua história em quadrinhos (HQ), em que são os próprios personagens, utilizando fotografias de um passeio feito a uma charqueada próxima da cidade de Pelotas - RS - Brasil, município vizinho a Rio Grande.