sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Cuidado com os e-mails falsos

Noutro dia recebi uma intimação, via on-line, pela minha caixa de correio eletrônico, intimando-me para audiência no MPF, ou seja, Ministério Público Federal, com documento digital trazendo o brasão da República do Brasil, e cópia da audiência em arquivo anexo. Tive tentado, num primeiro momento, a abri-lo, mas como quem não deve não teme, evitei abrir esse "presente de grego", achando tratar-se de algum vírus, já que, como bacharel em Direito, sei que este não é o procedimento legal de intimação de alguém.
Hoje, ao abrir minha conta de correio eletrônico, vejo notícia do Yahoo! Brasil avisando para que os internautas tenham cuidado com e-mails falsos, atribuídos indevidamente à Justiça Federal de São Paulo. Leiam a íntegra da matéria no link abaixo.
Tenho recebido constantemente e-mails em inglês, dizendo que fui sorteado, ou vencedor de algum sorteio, premiando em milhares de dólares, liras, libras, etc., em sorteio aleatório. São mensagens tentadoras, mas que descarto todas no ato. Se um raio normalmente não cai duas vezes no mesmo lugar, a sorte grande então, semanalmente, muito menos.
Em 2007, quando eu estava mostrando a alguns professores do curso de informática educativa, sobre como sintonizar uma rádio on-line, o sistema informou que eu era o visitante de número 1 milhão, e que deveria clicar num link pra receber o prêmio. Pedi que todos os colegas entrassem na mesma rádio, e eis que coincidentemente, todos foram contemplados por serem justamente o visitante número 1 milhão. Ou era fraude e um convite ao computador ser invadido por algum vírus, ou era a prova cabal que existem universos paralelos (risos, desculpem a brincadeira). Portanto, quando receberem e-mails estranhos ou desconhecidos, na dúvida, não abram, pois a curiosidade faz o azar dos supostas sortudos digitais.
Justiça Federal de SP alerta para falsos e-mails
Observação: Imagem acima, extraída da internet, intitulada "Searching for Yes", de Mark Kostabi (2004), encontrada no endereço http://www.adambaumgoldgallery.com