segunda-feira, fevereiro 18, 2008

O objetivo de um blog educacional


Tenho a opinião formada de que um blog (diário virtual), com enfoque educacional, como é o meu caso e de outros educadores pelo país e mundo afora, não deva ser apenas uma espécie de diário de bordo meramente descritivo, como um inventário de ações, projetos e atividades realizadas pelo professor com seus alunos. Para mim, pode até ser de certa forma isso, mas deve ser mais do que isso. Ou seja, deve refletir as dúvidas e certezas de seu editor e colaboradores, deve divulgar idéias e compartilhar ideais com outros blogueiros educacionais. O blog, uma bela ferramenta de informação, ainda é pouco usado por educadores no país (levando em conta o universo de professores brasileiros, seja na rede pública como na privada), salvo aqueles que trabalham com tecnologia educacional, como é o meu caso e de outros tantos, que fazem de seu blog um pequeno veículo de comunicação social também.
A construção de um blog é relativamente simples, e dependendo da ferramenta utilizada, proporciona a possibilidade de dispor gratuitamente de uma pequena imprensa particular, onde o educador é editor de si mesmo, levando seu ponto de vista peculiar ao mundo digital, através da rede mundial de computadores. Estimular o uso desse recurso nas escolas que possuem laboratório de informática, tanto por professores como alunos, seja em projetos de aprendizagem ou como diário pessoal, é um meio de socializar experiências e visões de mundo. Foi através de meu blog - inicialmente usado dentro das atividades da especialização em tecnologia educacional, há cerca de mais de 1 ano e meio - que pude trocar experiências com colegas do país e alguns até do exterior. Foi possível compartilhar dúvidas e descobertas, e conhecer pessoas que comungam com a mesma vocação pela educação de qualidade. Algumas delas, que muito me auxiliaram, quando necessitei de ajuda para resolver questões técnicas ou educacionais. Sem o blog e a internet, tais situações seriam improváveis. Hoje, tenho como colegas e amigos, educadores em diversos estados brasileiros que não conheço pessoalmente, mas que muito já me auxiliaram neste imenso desafio que é a tecnologia educacional, ou seja, "humanizar a máquina sem que seja preciso robotizar alunos e professores". E para minha surpresa, neste pouco mais de 1 ano e meio, no somatório do 1º contador de visitas (desativado) com o atual, ultrapassei os 8.000 visitantes. Recentemente, instalei mais um contador de visitas chamado GEOVISITE, que além de marcar a quantidade de acessos, mostra num pequeno globo giratório o país e a cidade do visitante. Como era esperado, quase 80% das visitas são de brasileiros, em 2º lugar de portugueses, talvez pela questão do idioma, mas o mais curioso é o 3º lugar, ocupado por norte-americanos. Provavelmente brasileiros ou latinos, penso, pela questão da língua. Mas não importa o local ou a língua, o que importa é que educação e tecnologia podem fazer uma bela parceria, se usadas com critério e sensibilidade. Então, o objetivo principal de um blog para mim deve ser o de refletir e fazer com que os visitantes reflitam também não apenas sobre a educação e a tecnologia, mas sobre a arte e a cultura e outras manifestações sociais de uma comunidade.
Observação: Imagem acima, extraída da internet, do endereço http://sp5.fotologs.net