quarta-feira, março 28, 2007
Ontem, dia 27/3, das 8 às 12 horas, teve o segundo encontro do Projeto de Aprendizagem Proa Turma 3 RS, em que desenvolvo as atividades com a 2ª. série DM, da EEEF Barão de Cêrro Largo, onde funciona o NTE. Como previsto no 1º encontro, a partir da divisão de 2 grupos, um querendo pesquisar sobre a água, e dentro desse tema principal o subtema: peixes no Taim (reserva ecológica), e outro, sobre a energia elétrica e como se faz (produz) a luz...
Com o ingresso da colega Janaína, que apesar de estar em licença gestante até maio, veio trabalhar em conjunto conosco (eu e a profª. apoiadora Jane Degani), o trabalho com alunos PNEES (portadores de necessidades educativas especiais) começou a fluir mais equilibradamente, pois eu domino melhor o blogue (diário virtual) e a Jana, o wiki (ambiente virtual, onde se cria pequenas páginas para a também divulgação deste projeto de aprendizagem, bem como acessar aos dos colegas da turma 3 RS).
Eu e Janaína, cada qual, conversando com os alunos de seu grupo, fomos elaborando, primeiro no quadro magnético, um pequeno roteiro de pesquisa relativo ao tema principal de cada grupo (àgua e Energia Elétrica): O que é? Pra que serve? Onde se encontra? Deixamos para o segundo encotro, a elaboração em conjunto com os grupos, o roteiro de pesquisa dos subtemas: os peixes do Taim e como se produz a luz, respectivamente.
Depois, nos microcomputadors, trabalhamos com os alunos que se interessaram sobre a água, inicialmente acessando o site da Universidade da Àgua, através de pesquisa e busca no Google http://www.uniagua.org.br/website/default.asp. Navegamos pela página e pelo variado menu (que traz, além de dados estatísticos, imagens variadas, vídeos, atividades, etc), para logo em seguida conversar sobre as imagens e dados sobre a água no planeta: quantidade, potabilidade, regiões onde existem mais e menos, o processo de formação das nuvens e a da chuva, até mesmo sobre o processo de tratamento das águas e a sua reutilização... Quando os alunos viram dados sobre a água no Brasil e na Amazônia (O Brasil detém 11,6% da água doce superficial do mundo. Os 70 % da água disponíveis para uso estão localizados na Região Amazônica. Os 30% restantes distribuem-se desigualmente pelo País, para atender a 93% da população.), perguntei a eles já tinham ouvido falar sobre a Amazônia, e todos foram taxativos: "sim, é aquela série da Globo". A primeira imagem é uma imagem televisiva, o que corrobora com meu PA particular que desenvolvi na primeira fase (2006) dessa especialização em tecnologia educacional (UFRGS) - "A televisão pode ser uma aliada da educação?". Penso na televisão, hoje em dia, como a primeira fonte de informação da criança e também do adulto. E essa informação antecede ao próprio ingresso da criança na escola. Ao educador cabe o grande desafio de saber utilizar esse poderoso veículo de informação (às vezes distorcida ou manipulada por interesses mercadológicos, sem enfase no pedagógico...), mas que pode ser utilizado em favor da própria educação. Creio que a TV, sabendo-se filtrar as "impurezas", como se faz no próprio processo de tratamento da água, pode ser uma grande ferramenta, como o próprio microcomputador, na renovação e reavaliação das práticas pedagógicas no meio ambiente escolar... Depois de um pequeno intervalo (15 min de recreio e merenda), retornamos para a pesquisa orientada com os alunos, sugerindo que a partir do que eles viram, leram e comentaram entre si e conosco, produzissem um desenho no paint, para ser posteriormente publicado no wiki do grupo. E assim fizeram. Combinamos com a profª. apoiadora para a próxima aula, que será na segunda-feira a partir das 8 horas, começar a elaborar o wiki nosso e dos alunos, claro, com a ajuda da Janaína, que desenvolveu a mesma atividade, só que com o grupo interessado na energia elétrica. Dadas as especificidades na educação especial, estamos adaptando nosso projeto de aprendizagem ao ritmo e ao interesse do aluno PNEE.
Observação: a imagem acima, um giff (imagem com movimento) foi extraída do site Universidade da Água, http://www.uniagua.org.br/website/default.asp.
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