domingo, dezembro 13, 2009

Educação e cinema: Muito Além do Jardim...


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=AIlUgoYDfEM
Muito Além do Jardim - Filme. Uma das cenas iniciais do filme (acima).


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=1UQyX6_wZac
Muito Além do Jardim - Negociação. O jardineiro fala em sentido literal e o político entende suas palavras como uma metáfora social. Cena clássica nessa bela comédia de erros (acima).


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=sp1CV60w70M
Muito Além do Jardim - Cena Final de um filme que tornou-se um clássico (acima).

Acima, três momentos incríveis do filme "Muito além do jardim" (1979), dirigido por Hal Ashby. No filme, Chance, vivido por Peter Sellers, é um jardineiro que vive quase toda a sua vida recluso numa mansão, até o dia do falecimento do proprietária da mesma, quando ele precisa conhecer um mundo novo e imenso, muito além do seu pequeno jardim.

A partir do comentário no Twitter, em 13/12/09, da professora de matemática Hélia Barbosa(abaixo), de Belo Horizonte - MG - Brasil e editora do blog Prosa em Verso sobre um tweet meu, estabeleceu-se um breve e profícuo diálogo em tempo real sobre educação e matemática, que no fim passei a refletir sobre cinema, educação e sociedade, muito além do jardim, conforme abaixo:

@heliabh: "Nossa, penso exatamente assim!! Pra mim, educar é isso!! Não excluir o mundo dos alunos, mas ajudá-los a ver muito além!!"

@zeroig: "Isso mesmo, a ver com Muito Além do Jardim (filme com Peter sellers) que me serve de inspiração.
@zeroig: Alguns profs. são como o jardineiro do filme, que conhecem muito, mas apenas de seu jardim, e precisam conhecer o resto do mundo ao redor, que mudou!
@zeroig: Assim também são os alunos: conhecem muito o mundo de seu jardim virtual, desconhecem o mundo real, e nele estão tão expostos e vulneráveis.
@zeroig: Dessa coisa de jardineiros e flores, pais e filhos, profs. e alunos, que às vezes, tão próximos, cada qual vive Muito Além do Jardim do Outro!
@zeroig: Exato. Ninguém é dono da Verdade, alías, será que existe mesmo uma verdade verdadeira? Acho que cada um possui a sua verdade! hehe
@zeroig: O ensino e a aprendizagem, tanto de alunos como de profs., devem ser continuados, pois a vida segue o continuum do tempo..."

Posteriormente fui pesquisar no You Tube sobre vídeos envolvendo o filme Muito Além do Jardim, e selecionei os 3 fragmentos acima.
No primeiro, quando Chance, personagem vivido pelo genial ator Peter Sellers, vivendo durante anos numa mansão, com o falecimento do proprietário da casa, precisa encontrar outro local pra viver, ele que viveu praticamente toda a sua vida naquele local, cuidando de um jardim.
No segundo vídeo, intitulado a Negociação, há um diálogo impagável, desses clássicos das comédias de erros, em que o humilde, pacato e ingênuo jardineiro fala sobre plantas e flores em sentido literal e o político que um dia o conheceu numa praça (se não me falha a memória, quando o jardineiro vagava sem destino) entende as palavras de Chance como uma metáfora social. Utilizando, de forma plagiada as palavras do jardineiro o político atinge a popularidade instantânea. O resto filme não conto para aqueles que ainda não o viram possam aproveitá-lo completamente.
Como comentei com a prof. Hélia:

Alguns professores são como o jardineiro do filme, que conhecem muito, mas apenas de seu jardim, e precisam conhecer o resto do mundo ao redor, que mudou!
Assim também são os alunos: conhecem muito o mundo de seu jardim virtual, desconhecem o mundo real, e nele estão tão expostos e vulneráveis.
Dessa coisa toda, do viver em comunidade, jardineiros e flores, pais e filhos, profs. e alunos, às vezes, tão próximos no sentido literal, cada qual vive Muito Além do Jardim do Outro!

É preciso estabelecer uma comunicação, um diálogo em tempo real entre os educadores e entre esses e seus alunos, assim como entre os pais e filhos...
Afinal, todos nós sabemos dos perigos e dos desafios cada vez maiores, existentes para todos, Muito Além do Jardim... Conhecer o mundo muito além da residência, muito além dos muros da escola, muito além da imagem que deixamos estampada em nosso rosto para os demais é um dos maiores desafios do viver em sociedade...
Mas não há barreira que não se ultrapasse quando se estabelece um franco e aberto diálogo entre gerações e épocas, entre pessoas e seus ideais, que embora possam muitas vezes estar muito além do jardim, encontram segurança e estababilidade no maior dos jardins que é justamente a família, depois a escola, por fim, a própria comunidade...

Agradeço a prof. Hélia Barbosa pela oportunidade de naquele papo despretensioso ter me motivado a escrever este post.
Vejam que maravilha de texto que a prof. Hélia nos brindou em seu blog Prosa em Verso, utilizando-se de conteúdos de sua disciplina (matemática), conforme link abaixo:

Mas... Matemática??!?

Leiam todo o texto, link acima e depois de ler o Desafio: os seixos e tentem, antes de ver a resposta, solucionar o problema proposto no belo conto...
Depois repassem aos seus alunos, seja na disciplina de matemática, português ou outra mais o mesmo desafio que força ao aluno utilizar-se da lógica.

Observação:

Fiz contato com a prof. Hélia, no Twitter, quando li um tweet dela e soube que era de matemática, e repassei a mesma um link que também via twitter, recentemente, minha ex-professora da pós em TICs Promoção da Aprendizagem (UFRGS-2007) Suzana Gutierrez, editora do blog Gutierrez / Su, indicou sobre a Matemática no Cinema (em diversos filmes, vide link abaixo), listagem feita pela Universidade de Harvard.

Mathematics in Movies

http://www.math.harvard.edu/~knill/mathmovies/

8 Comments:

Blogger Suzana Gutierrez said...

[off] :)
Vim colar aqui a resposta do teu comentário lá no meu blog:

"Oi José!

Obrigada! Quer dizer que tu estás duplamente encurralado :) TCC e dissertação! Aqui neste blog tem, em alguns lugares, referências sobre o tema do teu TCC. Acontece que este blog é anterior às categorias e tags e mudou de suporte, então o conteúdo está um pouco caótico. Só vou poder arrumar depois do doutorado :)

Mas, … tenho uma provocação: pensar nos blogues como alternativas (ou seja, “ao invés” e não “como”) aos ambientes de aprendizagem. Dá uma espiada aqui: http://www.gutierrez.pro.br/?p=1200
e aqui: http://www.gutierrez.pro.br/?p=787; mais aqui: http://www.gutierrez.pro.br/?p=738

deve ter mais coisa :)"

abraços!

Suzana

15:53  
Blogger José Antonio Klaes Roig said...

Puxa, Su. òtima sugestão, pois o blog não é de fato um ambiente de EaD, pode ser usado do jeito que comentasses, "ao invés" de um ambiente em EaD. Vou pegar o TCC só depois da dissertação. estou encorralado mesmo teacher, pois sou multifocal, e não consigo me focar única e exclusivamente numa coisa, embora precise... Mas vou tentar concluir de uma vez a dissertação, e ai sim, o TCC sobre blogs, terei mais foco tb. Como dizia Jack The Ripper, "vamos por partes"... rsss Desculpe a brincadeira. Muito agradecido pelo contato e sugestões. Visitarei em breve... Um abraço, Zé.

17:22  
Blogger pedagogica mente blogando said...

oi,zé.é com grande satisfação que volto ao teu blog e me deparo com esse post fantástico sobre o não menos fantástico"muito além do jardim"...eu desenvolvi um trabalho com meus alunos do EM, anos atrás com esse filme,mostrando a eles justamento o aspecto que você frisou: não basta conhecermos muito bem o "nosso" jardim. porque a vida ultrapassa seus limites e se ignorarmos as possibilidades dos outros ambientes, estaremos abrindo mão de oportunidades de melhoria que nem saberemos existirem.
parabéns, mais uma vez pelos posts sempre tão pertinentes
vera

17:37  
Blogger José Antonio Klaes Roig said...

Oi, Vera. Que maravilha saber disso, eu adoro esse filme que considero um dos mais belos, liriscos, críticos e humorados, tudo numa memsa película.
Maravilha saber de teu projeto, se vc tiver algum material que eu possa divilgar aqui no Letra Viva e no Educa Tube (http://educa-tube.blogspot.com) seria fantástico pra mostrar a produção de educadores a outros educadores, como incentivo e possibilidades de uso do cinema na educação.
Um abração, e opbrigado pela visita e comentário, amiga!

18:20  
Blogger Hélia Barbosa said...

Ah...

Encantada, aqui, em ver como uma conversa despretensiosa (como você bem disse) no Twitter pôde inspirar um texto tão bacana como esse!

Encantada também pela sua generosidade em citar-me e em citar meu trabalho, que está apenas se iniciando, como colunista no "Prosa em Verso".

O filme "Muito além do jardim" é de uma leveza e de uma profundidade impressionates! Comédia de erros, sim, daquelas que nos levam a pensar a cada sorriso ou risada... Mais uma analogia com a educação, eu acho: aprender não precisa doer tanto! Pode ser com prazer!

Certa vez, decidi fazer um trabalho com músicas, com meus alunos... Fui alertada: "Mas você vai trabalhar com MPB?? Não vai dar certo! Os alunos gostam é de 'Dança da Motinha' e 'Funk do Tigrã'!"... Eu disse: "Eles gostam do que têm oportunidade de ouvir..."

Foi um trabalho maravilhoso! A primeira música com que trabalhei foi uma que é misto de MPB com rock nacional, "Mais uma vez", de Renato Russo e Flavio Venturini. Escolhi essa música porque fazia parte da trilha sonora de uma novela e, dessa forma, fazia já parte da vida dos alunos. Além disso, a letra tinha muito a ver com a vida deles, com superação, com acreditar em si mesmo... No fim, o trabalho estendeu-se a Milton Nascimento, Chico Buarque e tantos outros! Riquíssimo e os alunos gostaram muito!

Obrigada pela conversa, pela possibilidade de me ajudar a refletir mais, pelas menções aqui e por poder partilhar isso com você e com outros!

Beijão!!

08:15  
Blogger José Antonio Klaes Roig said...

Cara Hélia, realmente, compartilho contigo dessas percepções a respeito da educação...
P`rincipalmente essa questão de que os alunos e o povo geral gosta do que lhe é "imposto" pela mídia. Se só veem e ouvem aquilo, evidentemente que só podem gostar daquilo. Quemé que gostará de algo que desconhece e que não lhe é permitido conhecer? Já refleti sobre isso em artigos de opinião e que bom que vc tem essa opinião tb. É uma grata satisfação ter conhecido teu trabalho, blos e tua pessoa, "sem querer querendo". E que essa nova amizade que se inicia possa nos proporcionar outras descobertas no mundo da educação pra ambos. Muito obrigado pela visita e comentário, coleg'amiga! Um abraço, Zé.

11:31  
Anonymous Bruna said...

Baixar o Filme - Muito Além do Jardim - [Being There] - É um retrato cruel e fiel do mundo do espetáculo, da propaganda, da influência da mídia na sociedade - http://mcaf.ee/lfji0

21:21  
Anonymous Anônimo said...

2015-10-14 xiaozhengm
burberry outlet
Louis Vuitton Backpack Purse
Authentic Louis Vuitton Handbags Cheap Sale
ugg boots
Coach Outlet Store Online Official Website
michael kors uk
ugg sale
coach outlet online
uggs australia
michael kors outlet stores
ugg boots outlet
canada goose jackets
Abercrombie Short T-Shirts
louis vuitton handbags
cheap jordans,jordan shoes,cheap jordan shoes
Coach Factory Outlet Online Authentic
toms outlet
michael kors outlet
uggs clearance
ray ban sunglasses
michael kors outlet online
canada goose outlet usa
Abercrombie and Co Stoves and Awnings
Christian Louboutin Outlet Authentic Sneakers Online
Louis Vuitton Outlet Factory Online
coach outlet store online
coach factory outlet
Kobe Basketball Shoes For Sale
Jordan Retro 8 Playoffs
coach outlet store online
Michael Kors Factory Outlet Online Official
michael kors outlet
ralph lauren
timberland boots for men

08:08  

Postar um comentário

<< Home