terça-feira, dezembro 08, 2009

Apaixone-se pela vida, pelo trabalho e por você mesmo


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=mmRCCGFeb1c

Vídeo motivacional acima, de autoria de Junior Kinsell, descobri por acaso no You Tube, mas nada é por acaso mesmo, nem mesmo o acaso...
Sua mensagem é uma declaração de amor à vida, à natureza, ao mundo e acima de tudo a si mesmo. Sem paixão pelas coisas que nos rodeiam, e amor-próprio, não se consegue amar nada nem ninguém.
Apaixonar-se a cada dia pelas mesmas coisas também é essencial, para que tudo que façamos tenha continuidade e sentido em nossa vida.
Portanto, apaixonem-se sempre, por algo ou alguém, todos os dias; dia sim, dia também e no outro idem...
Um vídeo para comemorar os 8 meses de criação do Educa Tube (criado em 08/04/2009), um blog educacional que iniciou-se individual mas que é mantido muitas vezes pelas indicações de colegas e amigos, que valorizam e muito com suas sugestões e divulgação este pequeno canal dirigido aos educadores e à educação.
Grato a todos os seguidores, colaboradores e visitantes do blog Educa Tube.
Um vídeo também para comemorar meus 17 anos na Educação (07/12), apaixonado por tudo que diz respeito a este tema, sempre envolvido em projetos de trabalho que são a extensão de meu projeto maior de vida, de vida em família, de vida em comunidade.
Como digo a amigos, colegas, alunos e cursistas: "para motivar alguém precisamos antes nos automotivar; precisamos exercitar diariamente a Pedagogia do Exemplo, que é o de não fazer aos outros o que não desejamos para nós, não criticar nos outros o que fazemos a terceiros, enfim, um compromisso ético e moral, calcado no papel social que todos têm, afinal, sejamos ou não de direito professores, todos somos de fato educadores; e podemos, com nossa 'pedagogia do exemplo', sermos o bom ou mau exemplo para nossos filhos, alunos, vizinhos e a sociedade em geral."
Somos seres intertextuais, dialogamos com o mundo em que vivemos. Precisamos abraçar as causas que amamos, com o mesmo amor que abraçamos o ser amado.
Como dizia o grande menestrel e filósofo contemporâneo Agenor Miranda Neto, mais conhecido pela alcunha de Cazuza: "O amor é mais importante que o trabalho, pois só o trabalho nos dá a dignidade necessária para a amar". Endosso, adoço e repasso...
Apaixonem-se, então, pelo mundo que os rodeia, sem nunca esquecer que precisamos antes de tudo estarmos apaixonados pela vida, pela família, pelos amigos e colegas, pelos vizinhos, pelo trabalho que abraçamos, mas nada disso adiantará se não estivermos também apaixonados por nós mesmos...
Quem não se ama, não consegue amar nada nem ninguém.

Visitem o blog Educa Tube e se tiverem algum vídeo interessante que possa ser utilizado na educação, deixem nos comentários o link para o mesmo. Grato a todos!

Abaixo, selo do Educa Tube para ser colado noutros blogs educacionais e disponível pra copiar no próprio blog educacional.