quarta-feira, agosto 05, 2009

Scratch: imagine, programe, compartilhe - software para criação de HQs, jogos e animações


Scratch: imagine, programe, compartilhe (portal)

Scratch, interface gráfica do software.

Foto: José Roig (Brasil) e Ralf Romeike (Dinamarca) na 9th WCCE 2009.

Já conhecia o Scratch, software para criação de histórias em quadrinhos, jogos e animações, criado pelo MIT - Instituto de Tecnologia de Massachusetts, através de indicação feita pela colega e amiga Tatiane Martins, em seu bloh Mulher é desdobrável. Eu sou.
Vejam link abaixo, postagem de Tati Martins sobre Scratch, em seu blog.

Experiência com SCRATCH - entrevista na "Carta na escola", mês de maio/2009

Artigo com Tati Martins na revista Carta na Escola: Sala de Aula Animada

Porém, só vim a ter contato direto com o Scratch, durante a 9th WCCE - Conferência Mundial sobre Computadores na Educação, ocorrida em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil, de 27 a 31/07/2009, quando participei, representando o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande, da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), vinculado a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul.
Lá, participei do workshop com o prof. Ralf Romeike, da Alemanha (foto acima, feita no encerramento do evento).
O prof. Ralf Romeike, muito simpático, demonstrou algumas das possibilidades do software, que possui também sua versão em português. Evidentemente que em um workshop vislumbramos algumas dessas possibilidades, mas com o seu uso e troca de experiências com colegas e alunos é que poderemos, através da realidade local de cada escola e turma, ampliar os horizontes.
Levando em conta que o mundo que o alunado vive, é muito visual e táctil, nada como agregar ao mundo de jogos, músicas, redes sociais, imagens diversas e tudo mais, um software como o Scratch que permite a interação e a criação, para que professores e alunos possam compartilhar suas descobertas.

Como destacado na reportagem com Tati Martins, na revista Carta na Escola: "O criador de animações tem uma linguagem simples que, como dito no site oficial do programa, se assemelha ao Lego. A interface do Scratch é, realmente, muito intuitiva. Existem pequenas barras que tratam dos movimentos, sons e interfaces. Essas barras, conectadas entre si, fazem com que um objeto se mova. O programa tem linguagem lúdica que não necessita de nenhum conhecimento prévio de programação."

Uma experiência com o Scratch

"A professora carioca Tatiane Martins fez, recentemente, uma experiência com o Scratch nas suas turmas de Língua Portuguesa do Colégio Santo Agostinho. O trabalho com o programa foi elaborado dentro de uma WebQuest, que tinha como tema o Rio de Janeiro da época de Machado de Assis. “A tarefa era a produção, em animação, de uma passagem de um dos quinze contos de Machado de Assis lidos pela turma”, conta Tatiane. Segundo a professora o trabalho foi interdisciplinar, passeando entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Informática. Tatiane explica que, do ponto de vista de sua matéria, o uso do Scratch foi útil, pois motivou os alunos a ler os contos selecionados".
O professor de Informática da escola, José Emílio Ventura, acredita que o Scratch é um programa de manuseio simples. “Os alunos já estão acostumados com o uso de diversas formas de tecnologia e por isso não encontram problemas para trabalhar com o Scratch, que tem uma linguagem operacional muito simples”, explica Ventura. Tatiane, que se diz leiga quando o assunto é computador, conta que conseguiu desenvolver algumas animações e imagina que o programa deve ser simples para alguém que já nasceu em contato com esse tipo de tecnologia. “Levei o programa para casa e meu filho de 9 anos, que sonha ser programador de jogos de videogame, conseguiu desenvolver, sozinho, uma animação”, conta a professora.
Tatiane e Ventura enxergam diversos pontos positivos no uso do software em sala de aula. “Cada movimento criado no programa tem o seu tempo e sua ordem, os alunos precisam desenvolvê-los de modo que tenham começo, meio e fim. Isso é muito semelhante à estrutura sintática e toda a ‘costura’ que um texto deve ter”, explica a professora, que diz usar esse exemplo quando trata de redação com seus alunos. “O Scratch possibilita uma nova forma de se reproduzir uma ideia, a partir da criação de uma animação”, conclui Ventura.
A única ressalva feita por Tatiane é que a utilização do programa demanda tempo e isso pode acarretar na “perda de conteúdo” formal. No entanto, no saldo de prós e contras, tanto a professora de Português como o de Informática acreditam que a utilização do programa seja positiva. “O Scratch ajuda a treinar outras formas de descrição de uma ideia, saindo do padrão de textos e animações tutoradas. A criação fica totalmente na mão do aluno”, finalizam.

Fonte: revista Carta na Escola.

Download gratuito do Scratch - versão 1.4

Observação 1: Para baixar o download gratuitamente (nas versões para Windows e Mac), antes faz-se necessário preencher um pequeno cadastro com dados pessoais e e-mail.

Observação 2: A postagem acima foi publicada originalmente no blog Educa Tube, criado para divulgar vídeos educacionais, recursos tecnológicos e materiais diversos aos educadores.

6 Comments:

Blogger Tati Martins said...

Olá, Zeroig!
Sua postagem ficou muito bacana. Puxa, obrigada pelos louros (risos). Na verdade, isso é só um grãozinho de areia que ainda tem muito que se desenvolver. E a gente tem muito a aprender com essa troca.
Você é dez!
Um beijinho, da amiga virtual,
Tati

12:05  
Blogger José Antonio Klaes Roig said...

Caríssima amiga e colega Tati, tenho aprendido muito com os colegas, dentre eles você, pela experiência profissional e de vida, e sempre vou incorporando ao meu fazer pedágógico esses saberes compartilhados no ciberespaço.
Admiro demais o teu trabalho e é um incentivo para nós saber de teu merecido reconhecimento. É um orgulho para mim contar com teu coleguismo e amizade. Muito obrigado pelo comentário. Um abração, Zé.

17:36  
Blogger @nanafrozi said...

Oi zé!Muito Legala a tua postagem. Eu tb estava lá no WCCE. Ah, o Ralf é alemão. Ele é prof. na Potsdam Universitat. Tem muitos artigos dele sobre criatividade com scratch, dá uma olhada. Bjs!

00:24  
Blogger José Antonio Klaes Roig said...

Oi, Ana. Nossa, que legal que você também participou da WCCE. Adorei o evento e a possibilidade de trocas de experiências que ele proporcionou aos presentes.
Ah, Ralf é alemão? Hum, vou corrigir a informação no post. Brigadu, amiga!! Vou pesquisar os artigos dele. Valeu pela informação. Grato pela visita e comentário aqui no blog. Um abração, Zé!

22:37  
Anonymous Anônimo said...

2015-10-14 xiaozhengm
Prescription Oakley Sunglasses Wholesale
hollister uk sale
Coach Outlet USA Stores
ugg boots
hermes bags
air max 95
michael kors handbags
Authentic Montblanc Pens Sale Online
Louis Vuitton Bags On Sale Cheap
Louis Vuitton Neverfull GM Monogram
canada goose outlet
Michael Kors Online Store Outlet
fitflops
coach factory outlet
michael kors outlet
louis vuitton
Air Jordan Shoes For Women And Men
ugg boots
Red Bottom Shoes Christian Louboutin
nike free run 2,nike free runs,nikes,nike air max 95,nike high tops,air force 1,nike pegasus
cheap jerseys
Nike Lebron James Shoes For Sale
ugg boots sale
louis vuitton handbags
Hollister Shirts For Women
Designer Handbags Louis Vuitton
canada goose jackets
hollister
canada goose outlet
true religion jeans
michael kors handbags
michael kors handbags
Air Jordan 4 Green Glow

08:06  
Blogger yanmaneee said...

supreme
kyrie 3
moncler jackets
lebron shoes
supreme
balenciaga speed
goyard
lebron shoes
golden goose
yeezy

08:21  

Postar um comentário

<< Home