terça-feira, agosto 04, 2009

Escola Digital - Conteúdos Educacionais


Indicação, via Twitter (http://twitter.com/conteduc), da minissérie “Escola Digital”, de 13 episódios, "produzida pelo Canal Futura em parceria com o Instituto Ayrton Senna e Microsoft, em que personagens de ficção convivem com alunos e professores reais de escolas públicas".
O blog Conteúdos Educacionais pertence ao portal Microsoft Educação, dentro da proposta de Escolas Inovadoras, disponibilizando o conteúdo gratuitamente aos educadores. Os capítulos da minissérie rodam no Windows Media Player. Cada capítulo tem em média 45 MB.

Ficha Técnica:

Título: Programa Escola Digital.

Objetivo: Estimular professores e alunos no uso da tecnologia digital na escola, como instrumento de melhoria do ensino.

Público-alvo: Professores e alunos interessados em novos caminhos para desenvolver a inclusão digital na escola.

Descrição da minissérie que pode ser baixada (download) no próprio local:

"A minissérie estimula a inclusão digital e mostra exemplos de como a tecnologia traz benefícios para a escola e de como os alunos podem descobrir e explorar seu potencial.
Mas, terminada a minissérie a missão da parceria não se esgotou. Quem não assistiu aos episódios têm mais uma oportunidade, ligando-se no site Escola Digital. Com uma navegação interativa, além de disponibilizar os episódios, o site traz seções que estimulam a discussão do uso da informática nas escolas, propostas de uso dos computadores em projetos de fácil reprodução na sala de aula e dicas para utilizar melhor os recursos digitais".

Construindo conhecimentos com a informática

O site e a minissérie Escola Digital mostram exemplos de como usar a tecnologia digital para aprender e crescer mais. E mais: alerta os professores e gestores que não basta a escola ter uma infraestrutura adequada, com um laboratório equipado: é preciso que os alunos e professores dominem o funcionamento do computador e passem a construir conhecimento por meio dele. Especificamente para os professores há a seção Dicas para o mestre, que mostra como utilizar em sala de aula os recursos dos programas.

Inclusão digital na prática

Assim como os professores precisam perder o “medo da máquina”, o site orienta o uso responsável e organizado dos computadores na escola, de modo a favorecer as competências e habilidades necessárias para se desempenhar bem no século XXI. Os exemplos e depoimentos reais estimulam os alunos a embarcar na descoberta de suas inúmeras possibilidades. Ou seja, estimula a inclusão digital na prática, mostrando a necessidade de se dar oportunidade aos alunos de colocar a mão na máquina para explorar todas as suas possibilidades.

Conheça o site

O site Escola Digital traz uma área dedicada à minissérie, com o histórico de sua realização, perfil dos personagens e episódios. Tem ainda seções dedicadas aos professores, com dicas e informações de uso dos programas e otimização dos recursos de informática.

Fonte:
http://www.conteudoseducacionais.com.br/escola_digital.asp

Observação: Este assunto foi publicado originalmente no meu outro blog Educa Tube, criado para divulgar vídeos educacionais, recursos tecnológicos e materiais diversos aos educadores.