sexta-feira, julho 10, 2009

Babel virtual: converse em qualquer língua através do Messenger


Fonte: Programa Olhar Digital

O vídeo acima, exibido no programa Olhar Digital, traz uma grande ferramenta de interação on line, que é um tradutor para messenger. Cada vez mais o intercâmbio entre educadores e alunos, mundo afora, é uma realidade, e tal possibilita romper com a barreira do idioma.
A língua une como também afasta. Poder usar uma ferramenta como essas é uma grande oportunidade de estabelecer novos diálogos, independente do local, do país, da cultura e do próprio idioma.
Mas sempre é bom lembrar que todo educador deve também saber ultrapassar as barreiras de linguagem entre ele e seus alunos, por conta não da linguagem, mas do choque de gerações, dos pré-conceitos e outras coisas mais.
Gosto muito de uma citação bíblica, do primeiro livro de Moisés, capítulo 11, versículo 1, escrita milhares de anos atrás e que, passados tantos séculos, ainda trata-se de uma comunicação atual: "Mas todo o mundo tinha o mesmo idioma e a mesma palavra".
Às vezes, falamos todos o mesmo idioma e não nos compreendemos; noutras, apesar das distâncias no tempo e no espaço, via TICs (como o exemplo do vídeo acima), podemos estabelecer um profundo diálogo. Ainda que as palavras sejam escritas de diversas maneiras, em se tratando de educação e sociedade, elas deveriam ter o mesmo significado...

Apresentação do vídeo pelo Olhar Digital:

Converse em qualquer língua com o Windows Live Messenger

Windows Live Translator se integra ao comunicador instantâneo.
Tem vontade de conversar com pessoas do mundo inteiro, mas a barreira do idioma impede o seu avanço? Com o MSN Translator, conversar com pessoas que falam outros idiomas tornou-se tarefa fácil. É só adicionar mtbot@hotmail.com em sua lista de contatos e seguir as instruções, digitando "TBot ?" na caixa de texto. Confira!


Observação: Publicado originalmente no blog Educa Tube, criado para divulgar vídeos educacionais e recursos tecnológicos de e por educadores. Com 3 meses de criação já possui mais de 160 vídeos, 7 mil visitantes e 25 seguidores.