quinta-feira, junho 18, 2009

De blogueiro educacional e twitteiro experimental


Não faz nem um mês que passei a usar o Twitter (criei meu perfil em 28/05/09, vide link abaixo).

Meu twitter

Porém, este blogueiro educacional, que em função de diversas atividades tem mais se dedicado ao blog Educa Tube, do que ao Letra Viva do Roig, encontrou no twitter uma nova fonte de inspiração.
Primeiro, por que é um mecanismo de convergência, unindo funções de mini blog (as mensagens não podem ultrapassar 140 caracteres); de e-mail aberto, pois podemos mandar mensagens curtas aos amigos que lemos e que nos leem; de orkut, já que podemos acompanhar online e em tempo real as atividades, as indicações e outras ideias a medida que são colocadas em seu twitter; msn, pois podemos conversar, embora sem a privacidade que o outro mecanismo dispõe. Enfim, serve como um "bip" mais sofisticado que recebe e envia mensagens curtas.
Em função da fase final da dissertação de mestrado em letras, da graduação em letras, do trabalho com informática educativa e, de uma semana atrás para cá o início de uma especialização em mídias na educação, estou cada vez mais twitteiro do que blogueiro.
Explico: Sou prolixo; gosto de falar muito, de escrever bastante, de ler mais ainda... Porém, pela falta de tempo para tanta coisa ao mesmo tempo, o próprio tempo passou a ser racionado entre tudo isso... Meus mais recentes posts no Letra Viva, além de curtos, influência do estilo twitter, também foram gerados primeiro lá e depois ampliados nos blogs.
O blog mais ativo que tenho atualmente, o Educa Tube, não é um local para emitir opinião e sim fazer indicações e receber sugestões de vídeos educacionais (ou que possam ser utilizados na educação), além de informar sobre novidades e recursos tecnológicos.
Os mais recentes vídeos têm sido indicações indiretas do twitter através de sugestões abertas de outros twitteiros que acompanho e alguns que me acompanham.
Por essas e outras coisas, estou atualmente mais twitteiro experimental do que blogueiro, embora ache que uma coisa complemente a outra.
O twitter é uma ferramenta de localização, tipo um GPS cultural, onde podemos fazer amigos, acompanhá-los e ser acompanhado por eles e outros mais, mundo afora.
Mais do que um novo modismo da internet, acredito que o twitter veio para ficar e poderá com o tempo sofrer alguma modificação, incorporando novos recursos, mas sua essência, como já está, permite muitas possibilidades de interação, comunicação, criação...
Imaginem só, com um telefone celular sofisticado, poder enviar mensagens seja de onde estiver, e poder acompanhar o que se passa no mundo através de sua rede social.
Ontem mesmo, graças ao twitter e à internet, foi possível romper o forte bloqueio aos meios de comunicação, para não dizer diretamente censura, feita no Irã, pós-eleições e manifestações dentro e fora do país em relação ao seu resultado.
pelo twitter, via internet, celular etc, foi possível passar ao mundo o que estava acontecendo por lá. Isso, por si só, é uma coisa fantástica! Como digo, é uma espécie de GPS cultural.
Então, mochileiros da galáxia virtual, chamada Internet, se quiserem, podem criar seu perfil no Twitter (link abaixo), e também acompanhar meu Twitter, indicado a seguir:

Twitter

Twitter / Zé Roig