sexta-feira, junho 12, 2009

Cada um no seu quadrado?



Este post surgiu a partir de reflexões minhas pelo twitter (http://twitter.com/zeroig).

CADA UM NO SEU QUADRADO?

Cristiano Ronaldo vendido p Manchester United por 255 milhões reais ou 94 milhões euros! Em merrecas que é a moeda que o educador ganha, não sei quanto isso dá...
Real Madrid não caiu na real? Futebol é esporte coletivo! Já teve no mesmo time Zidane (73 milhões euros), Figo (60 milhões), Beckham e daí? (veja noticia aqui).
Com tantos egos bilionários, não venceu nem convenceu tempos atrás. Agora com Kaká (65 milhões euros) e Cristiano Ronaldo, uma nova constelação é formada.
Na educação, um buraco negro tenta engolir o salário dos professores, principalmente quando certos governantes querem flexibilizar os planos de carreira para excluir certos direitos.
Kaká, vendido pelo Milan ao Real Madrid por 65 milhões euros = 177 milhões reais, receberá 25 milhões por ano e 77 mil por dia! Isso mesmo! Ao dia! Amém...doim!Se hoje eu fosse menino, e me perguntassem o que eu desejaria ser quando crescesse, não teria dúvida: jogador de futebol. Educador? Nem pensar!
Como culpar os jovens, se 9 entre 10 querem ser jogador de bola ao invés de outra coisa?
Mas não dá nada (como dizem os jovens): nasci na época errada (será?) em 1 dia de trabalho de Kaká equivale a cerca de 5 anos de um educador... O meu caso específico...
Daqui a 5 anos Kaká (que é um craque da bola) terá 125 milhões a mais em sua conta! Sem falar que popstar não paga nada em nenhum lugar, ganha Ferraris grátis etc.
Conheço craques do giz, do quadro negro, da informática educativa que por mais que com seu trabalho transformem a vida de seus alunos, sua escola e comunidade, jamais receberão a décima parte do que ganha Kaká, Robinho, Ronaldos...
Pra explicar isso nem a soma dos quadrados dos catetos igual a hipotenusa ao quadrado. Enfim, como diz uma canção: "cada um no seu quadrado".
O quadrado do professor é uma sala de cerca de 5 metros x 10 metros; o do jogador é 10 vezes maior, um campo de futebol tem cerca de 105 m de comprimento por 75 metros de largura. Questão de espaço (na mídia)?...
Quando vejo autoridades usarem o espaço na mídia para acusar a educação e os educadores, ou para reprimir de forma aparentemente violenta e desproporcional como já aconteceu no R$ e está acontecendo em $P, tenho uma vontade de desistir de tudo...
Mas quando estou em aula com alunos ou dando formação em informática educativa a professores, alguns deles que foram meus professores (quando sequer o computador pessoal era popularizado), acabo desistindo de desistir...
Assim como o futebol, educação é vocação. Ou se nasce gostando do que se faz, ou não há jeito de ser um bom esportista ou bom educador...
Ado, ado, ado... cada um no seu quadrado (refrão de uma canção).
Não desejaria ganhar tudo o que Kaká irá receber, mas me contentaria em receber proporcionalmente ao meu quadrado em relação ao quadrado do que os grandes jogadores de futebol recebem.
Para fazer esse curioso cálculo, sugiro a leitura do livro O Homem Que Calculava, de Malba Tahan, principalmente naquela parte em que o sábio do reino propõe ao rei receber por seus profundos conselhos um grão de arroz por cada quadrado do tabuleiro de xadrez, sendo a cada quadro duplicado...
Eu estaria feliz em minha aposentadoria (quando ela chegar), se não precisar estar pulando de quadrado em quadrado, acumulando diversos empregos, como muitos colegas fazem para poder sobreviver com dignidade, após 25, 30 anos de serviço público, cada vez menos reconhecido pelo gestor público e, literalmente bombardeado (vide conflito na USP) por ações desproporcionais...
E cada vez mais tendo que morar em quadrados cada vez menores...
Quem sabe, quando eu crescer, noutra "encadernação", eu venho com um talento natural para jogar bola e, quem sabe ai, o mundo que é uma bola, possa ter girado em sentido contrário, valorizando cada um no seu quadrado, de forma proporcional ao seu merecimento...

Observação 1: Texto acima, de minha autoria, publicado originalmente no meu outro blog chamado ControlVerso.
Observação 2: Imagem acima, colagem de minha autoria, feita a partir de recortes de revistas antigas, usando tesoura e cola bastão e digitalizando seu resultado para o computador.
Observação 3: Imagem acima, já utilizada anteriormente no blog ControlVerso, para ilustrar o artigo de opinião de minha autoria, intitulado Futebol: a metáfora de vida V.
http://controlverso.blogspot.com/2008/03/futebol-metfora-da-vida-v.html
Observação 4: Abaixo, link para quem não é do Brasil entender o que é a Dança do Quadrado, que inspirou o título desta postagem.

Dança do Quadrado