quinta-feira, maio 28, 2009

Educa Tube: um canal voltado à educação, no Jornal Agora


O blog Educa Tube foi divulgado no Jornal Agora, de Rio Grande - RS - Brasil, na coluna Acontece (26/06/09), com o título "Um canal voltado à educação", conforme endereço abaixo.

Realmente a palavra "Tube" significa, entre outras coisas, canal. You Tube pode ser traduzido livremente por "Seu Canal" ou literalmente por "Canal Você", e é o maior portal de armazenamento de vídeos do mundo.
O Educa Tube nasceu da ideia de reunir num blog todos os vídeos que eu utilizo com professores e alunos, também indico em meus blogs, como sugestão de uso na prática educacional.
A ideia surgiu após conversa (on-line, via msn e e-mails) com a colega e amiga Elis Zampieri, de Curitibanos - SC - Brasil, educadora e editora do blog Sobre Educação.
Elis tinha me pedido a indicação de um vídeo educacional ou que pudesse ser usada na educação para a abertura de um evento. Daí tive essa ideia de criar um canal específico para reunir todos esses vídeos dispersos que utilizava e utilizo.
A receptividade foi melhor do que o esperado pois em menos de 2 meses (fará 2 dia 08/06/09) já ultrapassou os mail de 2.000 acessos, tem cerca de 100 vídeos disponibilizados, 13 educadores que seguem o que é postado; enfim, o objetivo de servir de canal educacional já foi alcançado em curto prazo.
Continuo a receber indicações de vídeos diversos, de colegas e amigos e fazendo minhas pesquisas no mundo virtual, sempre que possível.

Abaixo a íntegra da notícia, publicada na coluna Acontece, do Jornal Agora, de Rio Grande - RS - Brasil:

Um canal voltado à educação

Com a intenção de servir de canal para indicar vídeos e recursos tecnológicos à educação e aos educadores acaba de ser criado pelo educador Antonio Klaes Roig, o blog Educa Tube (http://educa-tube.blogspot.com).
Ele partiu da ideia de reunir todos os vídeos que já usava em sua prática educacional com professores e alunos da rede pública estadual e/ou indicados por colegas num só local.
No Educa Tube são encontrados desde vídeos do You Tube (www.youtube.com.br), que tenham enfoque educacional, a vídeos diversos que possam auxiliar na prática escolar.
O Educa Tube também é parceiro exibidor do projeto Porta Curta Petrobras, tendo autorização deste para publicar no blog vídeos, documentários, curta-metragens do acervo do referido portal. Entre eles, o premiado “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado, etc.
O blog também recebe indicações de diversos educadores do país e divulga a produção destes.
Com pouco menos de 2 meses de criação, já possui em seu acervo mais de 100 vídeos que tratam de educação, tecnologia, arte, cultura, linguagem, motivação; bem como documentários, animações, curta-metragens e vídeos diversos.
José Antonio Klaes Roig atua como formador de professores da rede pública estadual no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), da 18ª Coordenadoria de Educação (CRE), em Rio Grande.


Fonte:
http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=47

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home