sexta-feira, maio 29, 2009

Twitter'ando...




Já tinha visto alguns colegas e amigos aderirem ao Twitter. Assim como orkut, msn, e outras coisas, no início e a distância, por puro desconhecimento, tinha uma visão, digamos, convencional desses recursos. Ou seja, achava uma bela bobagem. Risos.
Pois não é que bastou mexer nessas coisinhas eletrônicas, tipo "tamagóshis", e virei fã. Mas esclareço: nunca tive um tamagóschi.
Sou blogueiro, e não passo um dia sem entrar no meu blog e de colegas, em orkut pra ver recados, sem MSN sinto-me pela metade, sem celular me sinto quase nu, faltando alguma coisa. Sou o que abordarei noutro post de Homo Web Sapiens. Porém existe vida além da informática, da internet, do mundo virtual. estes são pra mim um complemento, e na minha prática educacional, sempre que posso, incorporo saídas de campo ao meu fazer pedagógico. Não sou apenas um ser tecnológico...
Apesar de trabalhar com tecnologia educacional, tenho algumas reservas sobre o uso indiscriminado e apenas lúdico das parafernálias eletrônicas se estas não tiverem um projeto ou uma proposta pedagógica que lhes façam ter sentido e significado para ambos: professores e alunos.
Se o blog é uma mini página, o twitter parece-me um mini blog que provoca a extrema concisão, pois seu usuário dispõe de reduzidos 140 caracteres para deixar seu recado.
Ainda estou na fase de descobertas, como um menino que ganha um brinquedinho novo e fica colado ao mesmo sem querer se desligar. Iniciei ontem a usá-lo.
Depois de acompanhar as reflexões sobre o uso do Twitter no blog da professora Suzana Gutierrez, acabei me interessando pelo recurso. Fui no link por ela deixado e me cadastrei e já comecei a testar...Eis abaixo meu twitter para quem quiser me acompanhar:

Twitter do Zé Roig
http://twitter.com/zeroig

Curioso: foi Su Gutierrez que diretamente ensinou-me junto com outros colegas da especialização em TIC's na Promoção da Aprendizagem a criar e usar um blog. E agora, indiretamente, me auxiliou sem nem saber em criar e usar o Twitter.
O meu twitter, logicamente, terá uma certa adaptação. Assim como o blog, será menos diário e mais espaço para reflexão, provocação e troca de ideias de forma rápida sem ser apressada. Parece paradoxal mas não é.
Ao invés de ser um canal para dizer o que estou fazendo no momento, utilizarei para, além disso, explorar no reduzido espaço outras possibilidades, tanto as educacionais, como as artísticas e culturais. Principalmente as literárias. Interessei-me pelo desafio de criar algo em um espaço tão reduzido que tenha qualidade e significação...
Já estou pensando em mil e uma possibilidades (tipo BomBril) para o twitter, mas deixo isso pra mais adiante comentar... "Surprise!"
Anos atrás participei, via internet, de um concurso de mini contos, promovido por um portal português. Mas lá o limite era, se não me falha a memória cada vez mais falha, de 150 palavras e não 140 caracteres.
Foi com cerca de 150 palavras que escrevi o mini conto (abaixo) Aprisionados entre o real e o imaginário, que acabou anos depois (2007), tornando-se o embrião para o blog RPG - Role Poetic Games (Jogos Poéticos Virtuais), que iniciou de fato em 2008 uma parceria com alunos da graduação e pós-graduação em Letras da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) que se conheceram pela internet, apesar de todos viverem na mesma cidade: Rio Grande - RS - Brasil.

Vejam as considerações da professora Su Gutierrez em seu blog e twitter abaixo:

http://www.gutierrez.pro.br/

http://twitter.com/suzzinha

25/5
---- motivos para não cometer twitter ... cídio

24/5
o Twitter, o ruído e a relevância

Então, vejam meu twitter e sejam seguidores, se quiserem:

Twitter do Zé Roig
http://twitter.com/zeroig

Abaixo, minhas três primeiras colocações no meu twitter, adaptando-me ao espaço reduzido de 140 caracteres, logo eu que sou prolixo em minhas análises (hehehehe):

zeroig3: Previsão? Superstição? Casualidade? O sertanejo previu mesmo o aquecimento global quando cantou que "O sertão ia virar mar e o mar, sertão"?

zeroig2: 140 caracteres? Caraca! Ou melhor: Caracas 1 x 1 Grêmio! Hehehe. Melhor foi Inter 3 x 1 Coritiba! hahaha. O menino Taison mais uma vez voou!

zeroig1: Criei meu twitter como forma de fazer pequenas reflexões a quem quiser me seguir. Acho um recurso interessante a ser melhor explorado. T+

--------

Aprisionados entre o real e o imaginário

Um pescador solitário passeava pela praia deserta.
No meio do caminho ensolarado achou uma pequena bola de cristal com um bonequinho dentro, indo e vindo sem sair do lugar.
Uma mulher alta e bela, toda vestida de branco, vindo do nada, apareceu em sua direção.
Naquele instante o mar silenciou. O vento sumiu. O tempo parou.
O pescador continuou indo e a mulher vindo, sem à distância se alterar.
Quando ele quis voltar, tropeçou nas pernas. O vilarejo em que morava manteve-se distante.
A mulher de branco continuou tranqüilamente em seu encalço.
Ele pensou ser algo sobrenatural, mas o eclipse do sol mudou sua opinião.
Ao olhar para o céu, descobriu um olho escuro e gigante de um menino que brincava com sua bola de cristal, correndo pela praia deserta, feliz por ter encontrado aquele presente caído do céu, enquanto uma mulher de branco, vinha caminhando em sua direção...

José Antonio Klaes Roig

Fonte:
http://rapido-olhar.blogspot.com (REM - Rápido Movimento do Olhar).

Observação: Imagem acima, do rapaz surfando em um controle remeto, zapeando, extraída da internet.