sexta-feira, julho 24, 2009

Participação na 9ª WCCE - Conferência Mundial sobre Computadores na Educação


Estarei representando o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande, da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), juntamente com o colega Gilmar Griep, responsável pelo Setor estatístico da 18ª CRE, na 9ª World Conference on Computers in Education que acontecerá em Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul - Brasil, entre os dias 27 e 31 de julho/2009.
A 9ª Conferência Mundial sobre Computadores na Educação (WCCE 2009) é um evento da IFIP (Internacional Federation for Informacion Processing) apresentada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e organizada pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e IDESTI (Instituto de Capacitação, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional em Gestão Social de Tecnologia de Informação). Este será o primeiro WCCE sediado na América do Sul.
Educação e Tecnologia para um mundo melhor é o tema principal da WCCE 2009. A conferência vai esclarecer e explorar diferentes perspectivas para este tema, cobrindo todos os níveis de educação formal e informal, assim como aspectos sociais e desafios que são normalmente abordados em países em desenvolvimento.
O primeiro "World Conference on Computers in Education" organizado com ajuda da International Federation for Information Processing - IFIP ocorreu em Amsterdam, em 1970. Desde então, o evento é organizado a cada quatro ou seis anos em um país diferente. Essa é a primeira edição do evento a ser realizada na América Latina. O WCCE 2005 ocorreu na Cidade do Cabo, África do Sul.
Este é um evento com grande participação internacional e que junta profissionais de todos os continentes trabalhando no campo da educação, informação e tecnologias de comunicação (ICT).

Página web do evento: http://www.wcce2009.org/
Período do evento: de 27 a 31 de julho, em 2009.

Local: Bento Gonçalves – RS - Brasil

Os keynotes/palestrantes confirmados são:

Bernard Cornu (IFIP - França) - "TC3 - Education Committee".

Dr. Riichiro Mizoguchi (Japão) – “When Computer Undrestnads Learning and instructional Theories”

Dr. Elder Coelho (Portugal) – “Teaching AI Courses having Learning in Mind”

Mr. Troy Cline (NASA – Estados Unidos) – “Action Centers for Engaged Learning”

Guilherme Canela Godoi (UNESCO - Brasil) – “Action Centers for Engaged Learning”

Fredric Michael Litto (ABED – Brasil) - "Some Academic `Crimes´ Committed in the Name of Distance Learning"

Nesta edição, a Conferência está dividida em três grandes áreas:

- Científica/acadêmica: Artigos confirmados de mais de 20 países diferentes.

- Feira de Informática/Educação: Stands com patrocinadores e empresas demonstrando uso de hardware e software usados na Educação.

- Curso de professores: Serão 9 cursos de professores ocorrendo em laboratórios de informática.

Acontecendo entre os dias 27 a 30 de julho/2009, em Bento Gonçalves/RS, estes cursos visam oferecer uma oportunidade a professores se apropriarem de conhecimento no tocante ao uso da tecnologia em sala de aula. E que estes possam em seus municípios se tornarem disseminadores, ou porque não dizer, agentes pedagógicos do uso das tecnologias em sala de aula. As vagas são limitadas ao número de 40 participantes por curso. Um computador por aluno.

Programação do evento (versão provisória)

Observação: Imagem acima, extraída da internet, no endereço abaixo
http://www.educacaonanet.com.br/
home2/images/stories/portal/news/
images/wcce_banner.jpg

Informática na Educação

Profissionais do Rio Grande participam de 9ª Conferência Mundial sobre Computadores na Educação