domingo, novembro 15, 2009

ETC_POA: Encontro de Tuiteiros Culturais,em Porto Alegre, dia 18/11


Caros visitantes e seguidores do blog Letra Viva do Roig e do Educa Tube, informo aos interessados em participar, que estou organizando, junto com a professora Rute Vera, da UFRGS, o ETC_POA, ou seja, o Encontro de Tuiteiros Culturais.

Segue abaixo, algumas informações sobre o evento, que copiei do blog Sempre Avanti:

ETC_POA

Encontro de Twiteiros Culturais

Porto Alegre - RS


Data: 18/11/2009
Horário: 20h
Local: Cachaçaria Água Doce
Veja aqui como chegar!

Todos os que curtem e fazem parte da comunidade do Twitter estão convidados a participar deste grande encontro.

Neste encontro teremos poetas, educadores, blogueiros, músicos, informatas, etc, etc... várias pessoas de várias áreas distintas.
Essa diversidade tornará o encontro de uma riqueza ímpar. A "Torre de Babel" se repetirá na cachaçaria, entre umas degustações de comes e outras de bebes.

Pretende-se dar voz a todos que estiverem presentes, para isso adotaremos uma sistemática:

O evento será ao estilo gaúcho da Roda de Chimmarrão, em que passaria de mão em mão uma cuia, pra dar vez e voz a cada participante. (ideia do @zeroig)
Cada participante terá 140seg para falar. Tendo de ser sintético, ao estilo dos twitts. (ideia do @zeroig)
Um dos assuntos a ser abordado será o próprio Twitter e suas possibilidades nas mais diversas áreas.
Outro assunto será o Twitter e a quebra de paradigmas nas redes sociais virtuais.
E outro será o surgimento das relações interpessoais, criando-se laços de amizade que poderão perdurar fora do virtual.
E outro será... temos tantos assuntos a abordar que fica dificil limitar, mas torna-se necessário devido ao tempo e dependendo da quantidade de pessoas presentes.
Quem tiver notebook com 3G leve ao evento para podermos conversar com outras pessoas que tiverem interesse em discutir conosco sobre os assuntos que abordaremos.
Webacan e twitcan estarão a pleno vapor.
Quem estiver com o notebook ficará publicando no Twitter os acontecimentos do evento.
Como os poetas estarão em um numero considerável, podemos fazer "um pequeno e-sarau (um sarau eletrônico), já que @denisonmendes, @dullim @carolmorales @zeroig etc escrevem poemas em blogs e no twitter" (@zeroig).

Até a próxima quarta surgirão mais ideias.

É importante que confirmem presença, pois a Cachaçaria solicitou a quantidade de pessoas para este evento. Assim eles poderão definir qual dos salões poderá ser reservado exclusivamente para nós.

Pessoal, confirmem presença pelo Twitter, enviando um twitt para @rutevera ou @zeroig.

Aguardamos a presença de todos para que este evento tenha um brilho todo especial.

Até o dia 18/11, gente!

Forte abraço

Rute e Zé Roig.



- x - x - x - x - x - x - x - x - x-

A ideia surgiu de uma conversa informal minha com @denisonmendes , @dullim , @rutevera e outros no próprio Twitter, quando vi outros ETCs pelos país afora, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro.
Como dias 18 e 19/11, estarei em evento na Seduc-RS, propus aos amigos do twitter de Porto Alegre uma reunião informal, que acabou tornando-se um ETC_POA , com o apoio dos organizadores dos demais ETCs, dentre eles o @jlgoldfarb , de São Paulo, que gentilmente colocou-se à disposição nossa. Grato a todos que aderiram a essa ideia de tratar de twitter, redes sociais, convergência de recursos tecnológicos e pessoas, maquinários e usuários.
Os que não puderem se fazer presentes (pedimos confirmação via twitter meu @zeroig ou da @rutevera por causa da reserva de espaço no local), poderão acompanhar o encontro através do próprio twitter, onde forneceremos um link pra TwitCam que estará ligada.
Como já defini: Considero o twitter, mais que um nanoblog e uma rede social, mas um GPS cultural, que possibilita que sigamos pessoas e estas nos sigam, que encontremos pessoas que compartilham, socializam seus fazeres e saberes, que divulguemos ideias e ideais, projetos individuais e/ou colaborativos, que informemos sobre nossas atividades e conheçamos as doutros, enfim, uma verdadeira aldeia global, que força o poder de síntese em apenas 140 caracteres. O pouco que se torna muito, pois proporciona que façamos conexões com pessoas mundo afora, no Twitter World, como chamo.
Graças ao twitter, meu blog Educa Tube, que divulga vídeos educacionais e material diverso aos educadores, em apenas 7 meses de criação (08/08/2009), atingiu quase 40 mil visitas e mais de 60 seguidores. Hoje, o Educa Tube, um blog educacional e individual é mantido graças as indicações diretas ou indiretas do twitter e seus tuiteiros. Sugestões preciosas que repasso aos que me seguem, sempre indicando a referência e fazendo link para seus blogs e sítios, caso tenham.
Uma rede social se faz assim, socializando informações que gerem conhecimento a todos!
Para quem deseja conhecer mais do Twitter, no próprio Educa Tube existem alguns vídeos (no menu do blog, opção marcadores, existem vídeos que explicam o que é e como se cria um perfil lá), com passo a passo virtual de como usá-lo... Atualmente sou mais tuiteiro do que blogueiro, mas há como conciliar os dois, pois um complementa o outro. Podemos no twitter divulgar atalhos pra blogs, onde podemos melhor apresentar ideias e ideais, projetos e atividades.
Ainda estou explorando as inúmeras possibilidades de ambos.
Como digo por lá: Sou um urbanauta em expedição, ora ao Twitter World, ora ao Mundo Real...
Sugeri a sistemática da cuia de chimarrão, costume bem provinciano dos gaúchos, pois lembrei-me de citação do grande Leon Tolstoi: "Queres ser universal, canta a tua aldeia". Lembrei-me também de Marshall McLuhan e seu conceito de aldeia global. Uni as duas coisas no Twitter, uma verdadeira aldeia global de 140 caracteres... No ETC_POA serão 140 caracteres pra quem estiver conectado ao notebook, como eu, além de 140 segundos de fala a cada rodada do chimarrão virtual! Até lá...

3 Comments:

Blogger Pedagogas do Tecneduc said...

Ideia bem interessante. Vcs poderiam compartilhar este momento com quem não poderá estar presente (um encontro virtual?).

17:44  
Blogger José Antonio Klaes Roig said...

Claro, amigas! Quem quiser acompamhar o evento, terá que ficar observando meus tweets no meu perfil http://twitter.com;zeroig , a partir das 20h, do dia 18/11, quando fornecerei um link pra a TwitCam, a webcam via twitter.
Um abraço, Zé Roig.

19:13  
Blogger Suzana Gutierrez said...

Hum... roda de chimarrão... sei ...

Na cachaçaria??? :)))

Já sei que todos sobreviveram !

12:00  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home