quinta-feira, agosto 13, 2009

Berna Motter - finalista do Prêmio Educadores Inovadores Microsoft 2009


A votação já começou e vai até o dia 17 de agosto, segunda feira próxima. Não deixe de votar!!!! Prêmio Educadores Inovadores Microsoft

É com grande orgulho e satisfação que informo aos leitores e visitantes do blog Letra Viva do Roig, que minha colega e amiga Bernardete Motter, educadora de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil, está entre os 12 finalistas da edição 2009 do Prêmio Educadores Inovadores Microsoft.
Conforme banner e link acima, a votação ocorrerá até a próxima segunda-feira, dia 17/08, no site do prêmio.
Bernardete Motter é editora do blog Caminhos.
Evidentemente que o meu voto e apoio é incondicional à amiga e colega Berna Motter, não apenas pela amizade e coleguismo (graças a ela, aprendi muitos recursos que uso nos blogs e outras ferramentas...), mas acima de tudo pela sua trajetória educacional, sempre calcada na ética, no profissionalismo, na dedicação, na criatividade, originalidade, companheirismo, etc. Berna é uma dessas pessoas que fazem a diferença ao compartilhar suas reflexões e experiências no ciberespaço, literalmente, socializando o conhecimento com os demais.
Em 2008, Berna recebeu o Prêmio Professores do Brasil, na categoria ensino médio, promovido pelo Ministério da Educação - MEC.
Premiado ou não em 2009, para mim, Bernardete Motter é de fato uma educadora inovadora, com uma trajetória que serve de estímulo e inspiração aos seus colegas.
Parabéns, Berna, pela indicação!

Berna é responsável pelo projeto:

A Construção de Conhecimento em Ambiente Digital

Alguns dados:

Objetivo: O trabalho desenvolve a metodologia de Projetos de Aprendizagem e sua publicação em ambientes virtuais. A educadora interage com as alunas do curso normal e com crianças das séries iniciais para construir e aplicar todo o conhecimento construído, refletindo sobre práticas pedagógicas e incentivando o uso dos aplicativos e das tecnologias digitais.

Público-alvo: Alunas do Curso Normal, Curso de Aproveitamento e alunos das séries iniciais do ensino fundamental (Curso de Aplicação), professoras do Curso Normal que atuam com as alunas nas demais disciplinas, professoras regentes das séries iniciais do Curso Fundamental, setor pedagógico e direção da escola.
Segmento de Atuação: ensino fundamental e médio.

Disciplinas envolvidas: Metodologia aplicada às ciências exatas e humanas (com a professorandas) e Português, Matemática, História, Física, Biologia e Artes (com alunos).

A tecnologia é essencial para a realização do seu projeto?
Entendo que a tecnologia é imprescindível na pesquisa, publicação e interação dos projetos. Sem ela, a publicação e a interação seriam inviáveis. Além disso, também é essencial quando professorandas aplicam o conhecimento construído no LIE (Laboratório de Informática Educacional), utilizando as tecnologias digitais.

Por que o projeto é inovador?
O projeto é reflexo do movimento “pró-tecnologia”, desencadeado na nossa escola, situando nosso trabalho como pioneiro no uso das TICs na Promoção da Aprendizagem no Instituto Estadual Cristóvão de Mendoza.

3 Comments:

Blogger Teresinha Bernardete Motter said...

Zé, poderá passa "mil" anos eu nunca vou esquecer a ajuda que sempre tens me dado.
bjs
Berna

19:02  
Blogger José Antonio Klaes Roig said...

Querida Berna.
A recíproca é também verdadeira, amiga. Sou muito grato a todos que sabem compartilhar suas vivências, pois sosmos todos passageiros ness existência.
Existem colegas que retém o conhecimento só pra si; existem aqueles que apesar de socializarem o conhecimento, continuam criativos e originais, pois encaram a vida e o trabalho, um como extensão do outro.
Vc sempre será pra mim um exemplo, como outros colegas e amigos que tenho o privilégio de manter contato, e trocar ideias.
Parabéns mais uma vez pela indicação, amiga. Educadora inovadora sempre serás pra mim.
E não precisa agradecer, quem agradece sou eu... Fiz nada mais que divulgar algo que merece ser divulgado...
Um abração!!!

16:28  
Blogger Thiago said...

"Olá colegas,
Deixo aqui a divulgação da Primeira Olimpíada Nacional em História do Brasil, iniciativa inédita no país, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o apoio do CNPq. A Olimpíada é para escolas públicas e particulares e acontece pela internet, com equipes formadas por estudantes do oitado e nono anos do ensino fundamental e por estudantes do ensino médio, juntamente com seu professor. As inscrições já estão abertas!
www.mc.unicamp.br
Obrigado"

09:12  

Postar um comentário

<< Home