quarta-feira, novembro 04, 2009

De blogueiro educacional a twitteiro experimental II


Caros leitores e visitantes do blog educacional Letra Viva do Roig, quem me acompanha, desde junho de 2006, quando criei este blog, deve ter notado meu desaparecimento deste espaço virtual, que muito tem me proporcionado reconhecimento e possibilitado a interação com diversos colegas, no país e no exterior.
Graças ao blog Letra Viva do Roig pude divulgar diversos projetos meus e de colegas. Através do blog, recebi comentários e até proporcionou entrevistas e matérias em revistas de circulação nacional e jornais da região.
Tudo isto que escrevo, não é pra justificar um possível encerramento do blog, muito pelo contrário, apesar de seu espaço físico, limitado aos 999 posts, esteja quase chegando a essa meta.

Já criei o sucessor deste blog, chamado Bloig - O Blog do Roig.

Mas o que me fez sumir quase 2 meses deste blog são a soma de 2 fatores:
Primeiramente o acumulo de atividades e cursos, tanto como educador como educando, o que, se por um lado me limita no tempo e no espaço, por outro, me proporciona estar dos dois lados do espelho da educação, ora como educador, ora como aluno-cursista.
Além de trabalhar em dois turnos no Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Rio Grande, da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), capacitando professores da rede pública estadual, desenvolvo projetos em parceria com outros educadores e suas turmas de alunos. Estou concluindo dissertação do mestrado em Letras, além de cursar a graduação em Letras e uma pós-graduação em Mídias na Educação, este dois últimos, na modalidade EaD.
Portanto, a soma desses fatores, fizeram-me ter pouco tempo para textos longos e mais elaborados, como era a tônica neste espaço virtual.
O segundo fator foi conhecer o nanoblog Twitter, e criar um perfil lá, em 28/05 do corrente ano: http://twitter.com/zeroig

Atualmente sou mais twitteiro do que blogueiro, e de meus 17 blogs, entre educacionais, literários, artísticos e culturais, alguns deles colaborativos, o que mais atualizo é o Educa Tube, que casualmente dia 08/11 completará apenas 6 meses de criação, mas que já acumula, proporcionalmente, mais acessos e seguidores que todos os demais.
E essa parceria entre Educa Tube e Twitter tem fortalecido a ambos, pois é graças as indicações diretas e indiretas que recebo ou leio no Twitter, de vídeos e recursos tecnológicos que podem ser utilizados na educação e que publico no Educa Tube, que passei a conhecer diversas pessoas e ser reconhecidos em diversos rincões.
Através do nanoblog, coloco em seus 140 caracteres, desde citações, links para vídeos, até reflexões e simples bate papo online com amigos e colegas, muitos deles que fiz através do que conceituei como um GPS cultural, pois o Twitter proporciona a convergência não apenas de pessoas mundo afora, que seguem e são seguidas umas pelas outras, bem como a possibilidade de dar a este pequeno espaço virtual as funções de msn, orkut, nanoblog, facebook, sms, etc.
Hoje, sou um assíduo frequentador do twitter e já estou chegando aos 1.000 seguidores e sigo mais de 1.200 pessoas, das mais variadas áreas: da comunicação à educação, do jornalismo à literatura, etc.
Portanto, continuo ainda blogueiro educacional, mais restrito ao Educa Tube, porém, bem mais twitteiro experimental, vasculhando as inúmeras possibilidades de interação, divulgação e troca de ideias e experiências instantâneas, online e em tempo real que essa nossa ferramenta, que se tornou mania mundial, pode oferecer.
Estou experimentando essas possibilidades, tanto com fins educacionais como literários, e conforme for, irei aos poucos vindo aqui refletir sobre estas descobertas.
Abaixo, links pro Educa Tube e pro meu twitter.

Educa Tube

Twitter do Zé Roig

3 Comments:

Blogger Suzana Gutierrez said...

Ô

Eu prefiro te ler por aqui que nos 140 reduzidos caracteres. :))

21:52  
Blogger José Antonio Klaes Roig said...

Oi, Su. Que bom receber a tua visita e teu comentário aqui. Como falei, ainda estou explorando o twitter, mas não abandonei o blog, que acho um espaço in´críve pra reflexões mais elaboradas e pra divulgação de projetos, atividades, críticas e autocríticas...
Na verdade, o twitter me possibilidade uma interação maior, online e em tempo real, mais dinâmia, mas também mais difusa.

O blog é um espaço mais amplo, que retomarei assim que conseguir resolver pendências coma pós em mídias e o mestrado...

Um abração,

22:46  
Blogger Semíramis F. Alencar Moreira said...

Parabéns querido amigo pela etapa concluída ! Esse espaço ainda vai ser muito procurado, como fonte de referência, pela sua dedicação de mestre, que você desempenha tanto na poesia, quano nos educa-blogs.
Enfim, fico feliz pelos seus projetos e de ver o ser humano incrível que você é.
Desejo-te muitas alegrias com o seu Boig!!! o qual vou seguir, naturalmente!
Um beijo,

Se
ps: Foto muito boa!!

11:44  

Postar um comentário

<< Home