domingo, dezembro 06, 2009

Berna Motter: uma educadora inovadora


Seminário Anual de NTEs, na Seduc-RS (acima)

Apresentação etapa mundial do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2009 (abaixo)



Tive o prazer de finalmente conhecer, ao vivo e a cores, minha grande e querida amiga e colega Teresinha Bernardete Motter - a Berna, pros mais chegados -, durante o Seminário Anual de NTEs, na Secretaria Estadual da Educação, em Porto Alegre - RS, Brasil, no dia 19/11/2009 (foto acima).
Berna foi recentemente premiada com o Prêmio Microsoft Educadores Inovadores Brasil 2009 (1º lugar no Brasil e 3º na América Latina), com o projeto didático Construção do Cinhecimento em Ambiente Digital.
A educadora é editora do blog Caminhos e reside e trabalha em Caxias do Sul - RS - Brasil.
Fui colega da Berna na especialização em tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem (2006/2007), pelo Instituto de Matemática da UFRGS.
Mas apenas trocamos mensagens e comentários, através de nossos blogs. lembro-me de ter pedido ajuda a ela, na questão do contador de visitas; outra vez, um visitante de meu blog perguntou se era possível colocar textos longos, tipo um livro, no blog. Não sabia, e pedi ajuda "às placas, às cartas", mas principalmente aos universitários, personaficados na figura da Bernardete que prontamente, como sempre, mostrou o Scribd, que é recurso que proporciona a publicação de textos longos num blog, site, etc.
Durante esses quase 3 anos, conversamos talvez umas 2 ou 3 vezes pelo msn, meia dúzia de vezes por e-mails, diversas vezes deixamos comentários um no blog do outro, mas temos uma sólida amizade e produtivo coleguismo.
Berna é daquelas pessoas que encantam justamente por duas coisas tão necessárias e às vezes raras nas pessoas, extrema competência profissional com mais extremada simplicidade.
Durante sua apresentação na Seduc-RS, no Seminário Anual de Núcleos de Tecnologia Educacional da rede estadual, Bernardete Motter encanotu aos presentes, justamente por essas duas qualidades. trouxe uma breve apresentãção de slides e foi conversando com todos, mostrando que os recursos que ela usa, a maioria conhece e usa, mas que o seu mérito é justamente o de divulgar e inscrever seus projetos nas premiações existentes.
Mas convém dizer que ainda que berna utilize recursos que muitos educadores usam mundo afora, suas propostas são bem diferentes da simples "receita de bolo", pois os ingredientes e temperos são especiais. O que faz dela uma educadora inovadora, antes mesmo das merecidas premiações do MEC (2008) e Microsoft Educação (2009) é esse espírito de equipe, de colaboração, de ensino e aprendizagem com seus alunos e colegas, estejam eles no mundo real ou no digital.
Berna é uma educadora inovadora, pois me ensinou a acreditar na força da amizade e do coleguismo, que superam os grandes desafios da própria educação.
Parabéns, mais uma vez, querida colega e amiga Bernardete Motter pelo destaque obtido e por continuar sendo a mesma Berna de sempre, tão solidária com todos aqueles que pedem seu auxílio.
Lembro-me que ainda na especialização, comentei com Berna que veria seu nome reconhecido, além das fronteiras de sua cidade e de nosso estado. Não foi previsão, profecia ou premonição. Nada disso, apenas a consciência de que esta educadora era de fato inovadora, muito além das devidas e merecidas premiações...
Como ela, existem outros tantos educadores inovadores que nem sempre divulgam seus projetos, mas que têm nela e noutros educadores como a Marli Fiorentin (premiada na edição 2008), de Nova Bassano - RS, e outros mais, uma fonte de referência, incentivo e inspiração.
Tive também o privilégio de conhecer Marli Fiorentin este ano, em julho, durante a 9ª WCCE - Conferência Mundial sobre Computadores na Educação -, em Bento Gonçalves - RS - Brasil. Assim como Berna, Marli é outra incrível educadora inovadora que se destaca pela competência, amabilidade e simplicidade.

Observação: Na imagem acima, Bernardete Motter (Educadora Inovadora Microsoft 2009), e José Roig e Janaina Martins, do NTE Rio Grande/18ª CRE, da cidade do Rio Grande -RS - Brasil, durante Seminário Anual de NTEs, na Seduc-RS (19/11/2009).

3 Comments:

Blogger Teresinha Bernardete Motter said...

Zé meu querido amigo, fazia tempo que não podia vir aqui ,hoje estou "limpando" as máquinas aqui no laboratório , deu um tempinho e vim te visitar. Obrigada Zé,fiquei emocionada.Aquele dia estava muito cansada e outra coisa não consigo falar segurando um microfone mas valeu a pena. Voltei de lá muito feliz por ter conhecido tantos colega do curso que fizemos e, especialmente, tu, meu amigo de sempre!!! bjs

16:10  
Blogger José Antonio Klaes Roig said...

Caríssima Berna, contar com teu colegismo, amizade e carinho não tem preço. Aprendo muito contigo e com outros amigos que apesar de estarem distantes fisicamente, estaõa sempre presentes de forma intensa em nosso cotidiano, dentro e fora do ambiente escolar. Fiquei muito feliz em poder conhecê-la pessoalmente, apesar de ter sido breve. Não faltarão outras oportunidades,querida amiga! Muito sucesso pra ti e continue sendo essa educadora inovadora e amiga de todas as horas. Um abração!

10:50  
Blogger yanmaneee said...

moncler coat
curry 7
bape clothing
curry shoes
lebron james shoes
golden gooses outlet
yeezy shoes
kyrie 5
off white hoodie
birkin bag

08:36  

Postar um comentário

<< Home