quinta-feira, dezembro 24, 2009

Alegria de um Natal / Reflexo de um ano que finda


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=9wudtAiMnjU

Vídeo acima, feito por mim no Movie Maker, trata-se da canção Alegria de um Natal / Reflexo de um ano que finda, de autoria e interpretação da professora Raquel Rodrigues de Farias, e publicada originalmente no blog EduCanto - Educar cantando, espaço virtual criado para divulgar o projeto educacional de mesmo nome, organizado pela referida professora juntamente com alunos e jovens da comunidade da E.E.E.F. Saldanha da Gama, da povoação da 5ª Secção da Barra, do município do Rio Grande - RS - Brasil.
A professora Raquel tem 37 anos dedicados à educação e, devido ao projeto EduCanto - Educar cantando, não pretende ainda se aposentar.
Em 2005, foi escolhida professora emérita do Rio Grande do Sul.
É também autora e intérprete do hino da Escola Aberta (2004).
Participa com a família (formada por músicos e cantores) do grupo Integração Arte e Raça.

A profª. Raquel é minha colega no Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande ( ProEA-PRG ), juntamente com outros educadores da rede pública estadual e municipal do Rio Grande - RS.

Minha parceria com a profª. Raquel no projeto EduCanto - Educar cantando é de apoiador, criando o blog, gravando alguns vídeos, editando-os para publicação no You Tube e blogs, criando vídeos com suas canções no Power Point e Movie Maker para o mesmo fim.

Raquel é, além de educadora e cantora, também intérprete de suas canções, como a bela Lamento das Águas (vide vídeos mais abaixo), já publicada nos blogs Educa Tube, ProEA-PRG e Educanto - Educar cantando.

Unir arte, cultura, música, educação e tecnologia, em que educadores e educandos se auxiliam mutuamente é uma bela lição de atividade colaborativa e convergente do ponto de vista educacional, tecnológico e social.

Obs.: A imagem do vídeo (motivo natalino), foi extraída da internet.

Abaixo, as duas versões da bela canção Lamento das águas (à capela e musicada):


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=2edQ7-LXgx8


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=onjejiSp5a4

Um Feliz Natal a todos os visitantes do Letra Viva do Roig.

Esta postagem foi originalmente publicada no meu outro blog educacional, chamado Educa Tube - uma iniciativa individual que tornou-se um espaço coletivo de indicações diversas de vídeos de e para educadores, além de recursos tecnológicos com fins educacionais, graças a colaboração de diversos colegas e amigos virtuais.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Zé, feliz 2010 :)

Que seja um ano cheio de sonhos realidados para nós todos :)

bjssss

11:25  
Blogger José Antonio Klaes Roig said...

Oi, Su.
Agradeço e retribuo votos de feliz 2010!
Que no no Novo que se avizinha, possamos continuar fazendo de nossos projetos de trabalho uma extensão do projeto maior de vida...
Que seria da vida sem os sonhos? Que seria dos sonhos sem uma vida pra colocá-los em prática, não é mesmo?
Um grande abraço e um Feliz 2010 para ti e todos aqueles que sabem compartilhar o que aprendem, sabem socializar o que descobrem, seja no mundo virtual como no real...
Afinal, como escrevi um dia no twitter, considero o Universo como um grande software livre (alguns físicos quânticos dizem que o universo possui uma matemática incrível, como se fosse um imenso sistema operacional!!), pois Criador deste sistema operacional
nos deu o livre arbítrio pra viver, aprender e errar; e, acima de tudo, aprender com os erros...
Feliz 2010!!!

19:55  
Blogger Semíramis F. Alencar Moreira said...

José Antônio

Felicidades mil e muitas alegrias para esse 2010, com a certeza de que no trabalho consciente e sincero, é que chegaremmos à uma educação verdadeira - a que promove a cultura da paz

Nesse sentimento de paz que te deixo meu abraço fraterno

Um beijo


Semíramis Alencar

21:57  

Postar um comentário

<< Home