sexta-feira, abril 03, 2009

Blog Educação Sem Fronteiras


Curioso como as conexões educacionais e socias ocorrem através do ciberespaço com uma instantaneidade, dificílima de também ocorrer pelos meios convencionais.
Como tenho debatido com colegas e refletido neste blog, as TICs, os multimeios, a informática e principalmente a rede mundial de computadores têm proporcionado uma vitrine eletrônica aos educadores para troca de experiências, para cooperação e, acima de tudo, a publicação de textos, projetos e atividades do próprio autor, o professor.
Atualmente, alguns de meus maiores amigos são pessoas que só conheço no meio digital, no mundo virtual e que graças a ele criamos coleguismo, companheirismo e amizade que proporcionam trocas de saberes e com alguns deles até de fazeres, literários ou pedagógicos. Quem acompanha meu blog já conhece alguns desses colegas que se tornaram amigos, pois sempre, na medida do possível, indico suas atividades, sugestões e premiações. Dentre eles: Robson Freire, Bernardete Motter, Elis Zampieri, Vilmabel Soares, Marli Fiorentin e outros. Quase todos se conheceram por acaso. Nem sei precisar quem entrou primeiro entrou em contato com quem. Mas todos se conheceram através da internet, por conta de blogs.
Como digo aos meus cursistas, o blog, de diário virtual passou a ser encarado por muitos educadores como um ambiente de educação a distância (EaD), por conta da riqueza de conteúdos gerados por diversos projetos de professores.
Um desses novos blogs que descobri por acaso, chama-se Educação Sem Fronteiras, cujo editora é a educadora Flávia Sampaio, que além de diversas atividades e iniciando-se como blogueira educacional possui uma coluna semanal no jornal Folha do Interior (RJ), intitulada Educação, onde discute justamente aspectos diversos sobre o ato de educar.
Como estava contando, descobri o blog de Flávia por acaso, a partir de comentário seu no blog literário e colaborativo que desenvolvo com a colega e amiga Elis Zampieri (Curitibanos - SC), chamado R.E.M. - Rápido Movimento do Olhar. A partir de seu comentário tive curiosidade de conhecer seu blog e lá estava um texto sobre afetividade que interessou-me demais por compartilho com sua autora da mesma opinião, que a afetividade é um grande componente da aprendizagem que deve ser estimulado não apenas na família, mas também na escola. Sabe-se de antemão que aluno com problemas afetivos no lar desenvolverá problemas de relacionamento na escola, e vice-versa. A abordagem de Flávia é ótima e merece ser conhecida.
Por sinal, Flávia Sampaio é pedagoga com ênfase nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Especializanda em Gestão Escolar Administrativa e Pedagógica, Especializanda em Intervenção Cognitiva e Aprendizagem Mediada, Mediadora do PEI nível I, Orientadora Pedagógica e Professora.
Abaixo, link para o blog e para o artigo de opinião que trata do Conceito de Mediação, publicado na Folha do Interior (RJ).

Flávia Sampaio - Educação Sem Fronteiras

Abertura docente para a afetividade

Do Conceito de Mediação

4 Comments:

Blogger Flávia Sampaio - Educadora said...

Zé...
Bom dia!
Como é bom saber que há pessoas que comungam com nossos pensamentos e ideais, que estamos no caminho certo!!
Gostei muito de suas observações e, muito mais pelo carinho e desprendimento.
Um abraço carinhoso.
Flávia

08:44  
Blogger José Antonio Klaes Roig said...

Oi, Flávia. Bom dia!
Nem há o que agradecer. Eu é que tenho, por conta de poder divulgar trabalhos de outros educadores que auxiliem no imenso e desafiador trabalho de educar.
É o que chamo de "A corrente do bem". Enquanto alguns incentivam a premiação solitária de projetos, eu sou favorável a divulgação solidária de experiências de vida e de trabalho exitosas que sirvam de exemplo aos demais. Aprendo com os outros e o que tenho que fazer é divulgar essas apreensões de colegas.
Teus textos são ótimos, esclarecedores. A afetividade e a mediação são dois fatores esseciais para o pleno desenvolvimento de qualquer projeto, seja educacional ou não. Vou continuar visitando teu blog e coluna pra poder repassar aos meus colegas e profs. cursistas das formmações aqui do NTE Rio Grande.
Um grande abraço e bom fim de semana, Zé.

10:30  
Blogger Flávia Sampaio - Educadora said...

Zé...
Obrigada! Também gostei muito de seus textos e comentários.
Tenho alguns artigos publicados e trabalho também com palestras em minha região. Caso queira, passe-me seu e-mail que te enviarei meu material.
No mais, visite-me qdo quiser, a casa é sua!!!
Um abraço
Flávia Sampaio

21:35  
Blogger José Antonio Klaes Roig said...

Oi, Flávia, que bom, gostaria sim de receber teus textos. São críticos e motivadores. Meu email é joseroig7@hotmail.com (msn). Visitarei mais vezes sim. Um abraço, Zé

16:03  

Postar um comentário

<< Home