segunda-feira, dezembro 01, 2008

Blog ProEA-PRG


Nunca a questão ambiental esteve tão em foco na mídia, seja por questões mundiais, seja por questões regionais. Nunca foi tão importante discutir os impactos socioambientais no cotidiano das comunidades.
Ainda impactado pelas imagens da tragédia em Santa Catarina, onde recentemente estive em Seminário do Proinfo e TV Escola/MEC, custei a postar neste blog, além do fato de estar envolvido com outras atividades.
Desde 2007, tenho participado, junto com professores da rede pública municipal e estadual do município de Rio Grande - RS - Brasil do ProEA-PRG (Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande). Durante esse período, os integrantes do programa, com apoio do Porto e do Ministério do Meio Ambiente, tem assistido a palestras, visitado por terra e mar o entorno da cidade, para a partir desse ano produzir, com base nas saídas de campo, elaborar um Caderno socioambiental e histórico-cultural do município do Rio Grande, que pode ser visitado através do Blog do ProEA-PRG ( http://proea-prg.blogspot.com).
Ou seja, um material destinado a professores e alunos, produzido pelos educadores da cidade, a partir da realidade local.
Esse caderno, ainda em elaboração (e com a participação de cerca de 40 educadores, sendo que destes 22 participam efetivamente do blog), possui os seguintes tópicos:

- Panorama histórico-cultural do município do Rio Grande
- Aspectos fisiográficos do ecossistema: Relevo; Clima; Fauna; Flora e Mapas.
- Problemas socioambientais contemporâneos: Lixão; Esgotamento sanitário; Poluição dos corpos d’água; Impactos da atividade industrial; Expansão demográfica; Favelização; Cemitério e Infra-estrutura urbana;
- Índices locais de desenvolvimento: PIB; IDH e Objetivos do milênio;
- Anexos.

Estratégia de elaboração do caderno, proposta é a adoção de linguagem acessível e consistente, para uso do mesmo com professores da rede pública com seus alunos; a estruturação dos conteúdos; link para conteúdos e atividades; uso de imagens; CD Anexo – Fotos e músicas; proposição atividades paralelas; criação do Blog e lista de discussão entre os integrantes do ProEA-PRG.
Dentro do tema "Problemas socioambientais contemporâneos", escolhi o tema do Lixão da cidade, e sobre ele tenho postado no blog e pesquisado, podendo ser visitado pelos links abaixo:

Problemas socioambientais contemporâneos: o lixão de Rio Grande-RS

O lixão e os métodos de disposição final dos resíduos

1 Comments:

Blogger Robson Freire said...

Olá Amigo Zé

Que bom ve-lo de volta a ativa nas postagens. E de grande propriedade a sua postagem, pois o que acontece em Santa Catarina já é efeito do aquecimento global.

Nos devemos nos conscientizar de que ações hoje refletem amanha em proporções inimagináveis, com prejuízos financeiros e principalmente a vida dos outros.

Dar destino correto ao lixo, reduzir a emissão de carbono, evitar o desmatamento, poupar recursos naturais como água, solo e toda a biodiversidade é um compromisso que deve ser assumido por todos sem exceção.

Passar do discurso a ação requer apenas o primeiro passo em direção a um mundo melhor.

Parabens pela postagem e pelo tema maravilhoso.

Abraços

12:29  

Postar um comentário

<< Home