sábado, outubro 04, 2008

A História das Coisas: um vídeo para entender o mundo em que vivemos



Cap. 1-4



Cap. 5-7

O vídeo acima (em duas partes), intitulado A História das Coisas (The Story of Stuff), de Annie Leonard, que baixei do YouTube, assisti pela primeira vez no ProEA-PRG (Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande - RS - Brasil), e é muito elucidativo para se conhecer melhor como funciona a engrenagem do mundo em que vivemos, pós-Segunda Guerra Mundial.
Alguns dados eu já conhecia, mas outros são surpreendentes e preocupantes (como a obsolência programada pela descartabilidade do produto em si ou pela aparente obsolência, que força as pessoas a quererem o modelo da moda, para não se sentirem rejeitados em público), pois dizem respeito a forma de nos relacionarmos enquanto seres humanos entre si e com o próprio mundo e a natureza. A descartabilidade das coisas é pública e notória, mas esse vídeo demonstra como se chegou a esse processo de descartalização de tudo, em prol de um consumismo exacerbado e prejudicial ao próprio mundo e a sociedade moderna.
Quem já não se sentiu constrangido ao usar um aparelho celular de mais de 2 anos (como é o meu caso), por conta dos olhares de riso de vendedores, colegas, amigos, parentes, que atire a primeira pedra ou primeiro celular longe... Vivemos um mundo de aparências e não de essência. O que importa para muitos é ter o carro do ano, o celular de última geração, o que a publicidade massiva e maciça (já nem mais subliminar) nos diz que é para ter... Cada vez mais o ter é elevado a quinta-essência, e o ser, um item descartável da cesta básica do bom-senso. Irônicamente, esse processo de especulação, de consumismo, de descartabilidade está exaurindo os recursos naturais, e o modelo econômico em curso não é sequer auto-sustentável, pois quase cem anos atrás houve o Crash (quebra) da Bolsa de Nova Iorque, em 1929. Há pouco mais de dois meses de 2009 (quase 90 anos depois), e o sistema financeiro norte-americano enfrenta uma crise muito semelhante, precisando desesperadamente de um socorro de 700 bilhões de dólares, que acabou sendo aprovado ontem, em 850 bilhões no total, para socorrer as entidades financeiras especuladoras, que relembrando aquela citação de autor não-identificado por mim, dizia que "privatiza-se os lucros e socializa-se os prejuízos". No caso, a sociedade americana e mundial é que pagará a conta da má administração e do desgoverno de quem determina A História das Coisas... Se o comunismo implodiu aos 70 anos, o capitalismo se mantém de pé às custas de um modelo quase feudal, de exploração dos ricos pelos pobres, que nem na Idade Média, e isso nem é preciso ser professor de História para perceber.
Portanto, A História das Coisas é um vídeo imperdível, necessário, contundente, didático, entre outras coisas, que merece ser repassado a professores e alunos, para uma reflexão sobre nossos padrões de consumo e o consumismo que nos fazem ser consumidores antes que cidadãos, pelo mundo afora.
Essa crise é a prova do efeito borboleta, da teoria do caos, que diz que o bater de asas de uma borboleta no Brasil pode causar um furacão no Japão. Em tempos de economia e consumismo globalizados, uma crise nos EUA tumultua toda a economia mundial, refém dos mesmos especuladores de sempre, ligados ao poderio bélico, petrolífero e banqueiro mundial, que ditam ao mundo o que deve ser feito, por bem ou por mal. Para quem gosta de história, conhecer um pouco da ascensão e queda do império romano, é muito interessante para entender o mundo atual...
O vídeo The Story of Stuff (A História das Coisas), em suas duas partes, pode ser também acessado pelos links abaixo:

http://br.youtube.com/watch?v=o2HQ8fcWZB4

http://br.youtube.com/watch?v=GA3BLrt5xkk&feature=related

1 Comments:

Blogger Tati Martins said...

Olá! Quero parabenizá-lo pela divulgação desses vídeos. Realmente não podemos deixar de mostrá-los aos alunos.
Um abraço,
Tatiane

14:55  

Postar um comentário

<< Home