sábado, setembro 27, 2008

Minority Report: da ficção para a realidade?


Ao conferir meus emails, pelo hotmail, vi uma chamada (link abaixo) que me deixou curioso. Lendo a notícia, fiquei preocupadíssimo. Quando a realidade imita a ficção, pode ser uma boa atitude ou ter algum outro sentido por trás de medidas invasoras de privacidade. No caso, o sistema de monitoramento de pensamentos, batizado de FAST ou "Future Attribute Screening Technologies" pretende devassar a mente das pessoas, em aeroportos e outros locais públicos (somente nesses mesmo?), a cata de terroristas em potencial... Algo que lembra o filme Minority Report, de Steven Spielberg.
Juridicamente ninguém é culpado de nada, sem antes cometer um crime ou se não houver tentativa de crime. Punir, prender, culpar alguém por possíveis pensamentos que o ser humano tenha, se for usado para coibir a pedofilia de pais a religiosos, a falcatrua generalizada dos políticos, a violência e a crueldade de certos militares e policiais, etc. poderia até ser interessante. Mas aí eu pergunto: quem vai fiscalizar quem? O lobo será o protetor dos cordeiros? Convenhamos, faz muito tempo que não acredito mais em histórias da Carochinha, nem nas boas intenções de governos que não respeitam a liberdade e autodeterminação dos povos, quanto mais as liberdades individuais...
É impressionante e preocupante, pois sabemos que o ser humano é induzido por propagandas subliminares a ter certas atitudes e pensamentos. Imagine só o que um governo mal intencionado ou pessoas inescrupulosas poderiam fazer com tal equipamento. Induzir pessoas a pensamentos para sua autocondenação.
Daria um belo argumento para conto de ficção científica, se não fosse algo que poderá em breve se tornar realidade. A invasão de privacidade é tamanha, com programas de pegadinhas, câmeras escondidas, microfones secretos... E agora nem mesmo o pensamento, último reduto livre do ser humano estará sujeito a invasões.
Não creio em bruxas, mas que o Grande Irmão existe, isso estou começando a acreditar. Vou aproveitar para ter meus pensamentos anárquicos ainda enquanto é tempo... Pode ser que algum dia pensar e viajar na imaginação seja tão perigoso e proibitivo, que melhor seria viver como muitos fazem, antes mesmo do sistema FAST: viver sem pensar... Infelizmente, para um escritor e poeta "Penso, logo existo; escrevo, logo resisto".
Leiam a notícia na íntegra, pelo link abaixo, e tenham aproveitem seus "últimos pensamentos livres", enquanto há tempo. Risos.

Americanos desenvolvem sistema no melhor estilo Minority Report

Indico também a leitura do texto Filhos do Grande Irmão , de onde foi extraída a imagem que ilustra esse post, do blog do Rogelio Casado, do seguinte endereço
http://rogeliocasado.blogspot.com/2008/05/filhos-do-grande-irmo.html

2 Comments:

Blogger Robson Freire said...

Olá amigo Zé

Que noticia preocupante, heim?
Mas como bom contestador que eu sou e defensor radical de toda e qualquer liberdade me preocupa o fato de hoje ainda termos pessoas presas em Guantánamo sem julgamento, sem condenação e o pior sem cometer nenhum crime.

Agora imagina a cena; você prestes a embarcar num voo (já na nova ortografia) que está atrasado a horas, você sendo enganado pela atendente e ai você tem aquele pensamento só para extravasar sua raiva: "se eu pudesse jogava um bomba em tudo".
De repente sirenes, policiais, algemas e prisão. Resumo da opera você sem saber porque esta sendo preso.

Há algumas coisas que governos tentam e querem controlar a seculos mas que a sociedade organizada vem combatendo ferozmente através dos tempos: o livre pensamento humano.

Amigo se somos anarquistas, comunistas, socialistas , capitalistas e outros tantos istas for necessário pra manter livre o pensamento humano eu estarei sempre no front.

Obrigado pela visita, pelo comentário e ainda tem 2 postagens que te recomendo a matéria do Moran sobre TV digital e um texto meu sobre "olhar a frente" falando sobre um celular implantado sobre a pele (olha o infográfico).
Quanto a ir ao BlogCamp Rio 2008, não vai ser possível pois estou modelando 3 cursos do NTE ( plataforma Moodle) que eu terei no ultimo bimestre.
Mas vamos fazer o seguinte fica combinado o próximo para que possamos passar de fase no relacionamento ( virtual para físico).

Abraços e Parabens

18:34  
Blogger José Antonio Klaes Roig said...

Oi, Robson. Preocupante mesmo. Sem falar que, claro, esse equipamento é ainda experimental, de capturar emoções, variações de temperamento, e não AINDA literalmente as palavras pensadas, mas do jeito que a ciência e a tecnologia vão dando asas a imaginação dos escritores, logo logo teremos o conteúdo exato do filme M Report. E o que mais me preocupa é que a tecnologia de ponta está sempre 10 anos antes d que eles anunciam. Muitos dos avistamentos de supostos OVNIS, nos anos 1950, 60, 70 eram na verdade as supermáquinas como o avião invisível, c a tecnologia Stealth , o U-2, o Blackbird e tantos outros... Imagine um candidato ultra-hiper-superconservador daqueles que pega essa tecnologia para sondar a mente de seus oponentes... Sinistro, como dizia o velho Januário, narrador esportivo. Esperemos que algum Luke Skywalker tecno crie um antídoto ou uma limitação pra isso. Nã me agrada essa idéia e outras tantas, pretensamente para "seguranbça", sendo usada para outros objetivos não tão claros assim. Vamos ver...
Quanto ao BlogCamp, pois é, quem sabe na próxima edição possamos participar e até apresentar lá algum projeto coletivo. Um abração, Zé.

10:31  

Postar um comentário

<< Home